Primeiros testes com panoramas

Suas fotos para divulgação, troca de ideias, primeiras montagens, memoráveis
Avatar do usuário
Patrick Enoc
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 19:39
Localização: Nova Friburgo
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por Patrick Enoc » 18 Mai 2012, 11:10

Olá Carlos e Léo, fiquei feliz quando li vocês falando a respeito do meu trabalho, isso me mostra que meu esforço esta valendo a pena.
E como o Carlos havia me falado vou criar uma nova área para descutir a questão de preço na parte para profissionais.
Abraço!!
Patrick Enoc
www.enoc360.com.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por cartola » 18 Mai 2012, 17:51

Léo, realmente impressionante sua rápida evolução no assunto, parabéns! Vi seu site agora e as montagens estão muito boas, nadir perfeito, sua divulgação na imagem e tudo mais. Tá na hora de evoluir! Na foto da igreja, por exemplo, teve uma cor no chão e nos bancos que não ficou legal. Algumas áreas estouradas também. Comento esses dois pontos por que creio que em áreas internas assim é legal usar HDR. Acho que você deveria experimentar!

Mas realmente fico feliz de ver que você faz panorâmicas há uma semana e já está nesse nível, que eu levei alguns anos para atingir. Eu parava toda hora, morria na praia. Não te disse que não era necessário uma olho de peixe? Eu fiquei anos achando que isso é que era fundamental. Faltou alguém me dizer ou eu descobrir que o ponto nodal é a chave. Na verdade eu descobri, mas depois de muito tempo...

Abraços, Cartola!

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por Léo Carvalho » 18 Mai 2012, 18:09

Olá.
É muito bom ver os resultados bacanas, mas dá muito erro também.
De ontem para cá, fiz cinco panorâmicas que não deram certo de jeito nenhum. Minha cabeça panorâmica é quebra galho e tenho que prestar muita atenção nos pontos de costura. Uma vacilada e já era, destrói uma panorâmica que estava quase perfeita.
Na igreja tem uns bons erros, mas a luz era muito misturada, tinha luz natural e outras artificiais, tive que mexer na configuração da máquina em cada foto. Deu vários erros de tonalidade de cor e luz.

Mas como falo sempre, para as primeiras e sem a olho de peixe, acho que está muito bom.
Vou melhorar cada vez mais, sou perfeccionista demais.
Uso HDR em todas as panorâmicas, por acaso na da igreja acabei esquecendo. O forro me deu tanto trabalho que esqueci de outras coisas.

Valeu garoto! Grande abraço. Estou saindo do trabalho agora e vou correr para aproveitar o restinho do sol e fazer mais uma ou duas pano 360.

Abração
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por cartola » 18 Mai 2012, 18:49

Oi Léo,

é meio unânime a orientação de que as fotos devem ser feitas com exposição manual, inclusive balanço de branco manual fixo, pra que todas as fotos sejam semelhantes e você não tenha que ajustar isso. Com isso ou você vai escolher onde fotometrar e as áreas muito diferentes ficarão mal ou tem que rolar um HDR. Me dá até medo pensar que você tá ajustando a cada foto, rs rs.

Quanto tempo você está levando pra montar uma panorâmica?

Grande abraço!

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por Léo Carvalho » 05 Jun 2012, 20:09

Olá! Tudo certo?
Comprei para mim uma Canon T3 e uma lente Rokinon 8m Fisheye CS.
A lente chegou em 3 dias, a câmera, só no meio da semana que vem.
Mas e a curiosidade e a ansiedade? Não deu para esperar né!
Fui até São João Del Rei e procurei um conhecido que tem uma Canon Rebel XSi e pedi emprestado para fazer o teste da lente.
No Autopano Giga (que fiz todas as outras) não deu certo nem a pau. Fiquei assustado! Com medo de ter investido uma grana alta sem me dar resultado.
Corri para o Hugin para tentar fazer com ele. Não deu certo também, não consegui entender esse programa ainda. Mais uma tentativa frustrada.
Mas não desisti, abri o PTGui e mandei ver.
Nem precisei fazer acertos! Deu certinho de cara.
Fiz 5 fotos + uma nadir e uma zenit.
Não está 100%, mas para o primeiro teste com uma olho de peixe, para mim ficou muito bom!
Coloquei no site para que possa dar uma avaliada. Vou deixar até que veja e depois remover.
Esse é o link: http://www.pradosmg.com.br/sjdr
Aguardo retorno. Grande abraço, tudo de bom e até mais.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
Patrick Enoc
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 19:39
Localização: Nova Friburgo
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por Patrick Enoc » 05 Jun 2012, 22:14

Ficou muito boa, com a fisheye vc precisa fazer muitos poucos ajustes, parabéns pela câmera e pela lente
Abraço
Patrick Enoc
www.enoc360.com.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por cartola » 07 Jun 2012, 12:56

Oi Léo,

a montagem ficou boa, mas percebi alguns erros de emenda e ficou bem desnivelada. O PTGui deve ter tanto um botão pra nivelar a foto como talvez uma janela onde você pode nivelar. Dá uma olhada aí.
erro1.jpg
erro1.jpg (31.5 KiB) Exibido 3728 vezes
erro2.jpg
erro2.jpg (15.07 KiB) Exibido 3728 vezes
erro3.jpg
erro3.jpg (11.95 KiB) Exibido 3728 vezes
Eu não tenho uma experiência muito boa com o hugin usando o automático dele, mas tenho a impressão que ele oferece excelente controle e flexibilidade do que se faz. Penso que você, como um cara com boa intimidade com o computador, poderia tentar usá-lo. Vou ver se faço um videozinho rápido aqui montando uma 360 com imagens de uma olho de peixe, mas uma introdução pra panorâmicas comuns eu já adiantei num manual que tô escrevendo:

Fotografia Panorâmica Imersiva 360x180 com Software Livre. Dá uma olhada na "Sua Primeira Panorâmica".

Algumas dicas:
- tente fazer primeiro a montagem da horizontal, sem o nadir e o zenith
- se não detectar pontos entre todas as imagens pode ser pouca memória, pode tentar inserir as imagens aos poucos - menciono isso lá no manual em "E se não forem encontrados pontos em comum?"
- na aba de imagens pode solicitar a criação de pontos de controle entre as imagens selecionadas, permitindo fazer de par em par
- na janela de pre-visualização rápida do panorama há uma aba para mover/arrastar que te permite alinhar manualmente toda a montagem - isso eu menciono lá no manual

Abraços, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por cartola » 08 Jun 2012, 09:21

Oi Léo,

estava por acaso navegando pelos tutoriais do John Houghton, muito bons por sinal, quando vi um tutorial de como nivelar um panorama no PTGui e lembrei dessa sua panorâmica aí.

Pelo que vi o que ele sugere é o que faço em geral no Hugin também, alias os dois programas tem muita coisa parecida. Ele adiciona pontos de controle do tipo linha vertical em alguns pontos do panorama e isso nivela tudo.

Cara, vale mais uma vez te dar os parabéns pelo seu trabalho. É impressionante a sua evolução rápida e por conta própria!

Grande abraço, Cartola!

Responder