Primeiros testes com panoramas

Suas fotos para divulgação, troca de ideias, primeiras montagens, memoráveis
Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Primeiros testes com panoramas

Mensagem por Léo Carvalho » 14 Mai 2012, 22:39

"Olá Cartola, boa noite. Tudo certo?

Pô cara! Quantas coincidências! Seu sobrenome é Carvalho e nasceu em 72 também? Só falta ter nascido no mesmo mês que eu! (20/10/1972)

"Tô ficano bão nesse trem sô" rsrsrsrsrs

De uma olhada novamente no link (www.pradosmg.com.br/pano) acabei refazendo tudo e acho que aprendi a fazer o nadir e zenith.

Estou muito empolgado, não vejo a hora do tempo melhorar por aqui e dar um dia bonito para fazer mais fotos.

Estou terminando outra que tinha começado. Quero te mostrar o resultado depois.

Valeu! Abraço.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por Léo Carvalho » 14 Mai 2012, 22:55

Olá. Boa noite!

Postei outra 360 no meu site (http://www.pradosmg.com.br/pano2) mas ficou muito estranho e não estou conseguindo resolver.
Fiz exatamente como na outra e não ficou bom.
De uma olhada e me ajude, o que eu estou fazendo de errado?
Estou usando o Kolor Autopano Pro (para montar as imagens), depois uso o photoshop para corrigir e em seguida o Kolor Panotour Pro para publicar.
Aguardo retorno.
Grande abraço e muito obrigado mais uma vez.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por cartola » 15 Mai 2012, 10:19

Oi Léo, tomei a liberdade de mover parte do tópico pra galeria de imagens, pois já saímos do assunto da sua apresentação, ok?

Opa, não somos irmãos! Nasci em 07/01/72! Respeite os mais velhos hein!

A primeira ficou show, mas talvez seja bom testar outros tipos de projeção. Não sei como é isso no Panotour Pro, mas ele usa o krpano, que pode mostrar a foto em diversos tipos de projeção, como arquitetural, cilíndrica, estereográfica, etc. Veja se tem uma opção para deixar o usuário escolher depois. Se tiver então vai ficar como nos panoramas lá do meu blog, ao clicar com o botão direito no panorama vai poder trocar na hora o tipo de projeção. É a forma mais rápida de testar se alguma outra fica melhor.

A segunda panorâmica, alias, parece estar usando a projeção estereográfica, que é usada para fazer os "mini-mundos" ou "little planets".

Da pra melhorar o nadir e o zenith da segunda, eles estão parecendo feitos distorcendo a imagem para preencher os buracos. Depois alias tem que aprender a fazer o nadir com a imagem do local mesmo, com uma foto tirada sem o tripé. Comece fazendo a foto do tripé usando o ponto nodal. Tire uma outra foto sem o tripé para encobri-lo.

A entrada do panorama tá meio esquisita também, no segundo aparece uma imagem estática no meio do panorama que fica até ele carregar tudo e aí tem o efeito de entrada. Achei estranho, mas pode ter aí uma preferência pessoal, não sei.

Abraços, Cartola!

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por Léo Carvalho » 15 Mai 2012, 17:12

Olá Cartola.

O Panotour Pro é muito simples, fácil de usar, mas não tem muita opção (ou não as encontrei).
Vi nas suas fotos as várias opções que o Krpano faz. Achei muito bom, porém para quem está iniciando, acho que o Panotour é mais aconselhável.

Não sei onde está meu erro, mas acredito que seja na hora de tirar as fotos. Sei que estou fazendo algo errado e não sei o que é.

No site do Panotour mostra que ele tem muitas possibilidades que ainda não descobri (http://www.kolor.com/panotour-pro-profe ... ation.html)

Em relação ao nadir e zenith, sinceramente não estou muito preocupado. Sempre tiro uma foto do tripé, uma do chão e uma do céu, mas ainda não usei.

Eu coloquei as imagens dos mini mundos antes da abertura, sem necessidade. Depois vou tirá-las.

Tenho visto algumas panorâmicas pela internet como esta: (http://www.osvaldoenoc.com.br/360/anchieta2.swf) que achei muito bacana.
A imagem aparece em preto e branco e vai ganhando cor durante o processo de leitura (download). Você sabe como é feito?

Por horas é isso, infelizmente o tempo aqui está muito ruim e não tá dando para sair e tirar outras fotos.

Aí fico sem ter como tentar melhorar.

Valeu! Abraço.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por cartola » 15 Mai 2012, 19:31

Legal Léo,

o Daniel Blum me perguntou num email sobre o Easypano, você utilizou ele também? Sugeri que ele perguntasse por aqui, mas não vi ainda nenhuma manifestação.

Esse player da imagem que você citou acho que não é o krpano. Não sei dizer qual é, mas possivelmente ele faz isso sozinho ou é uma opção a escolher na hora de gerar a imagem para publicar. É só perguntarmos ao Patrick Enoc, pois a imagem é dele, basta olhar pro chão :) na 360. Ele está aqui no fórum, tomara que leia isso em algum momento.

No krpano tem uma imagem de preview, que ele carrega primeiro. No arquivo xml é fácil encontrá-la e se você gera as imagens no disco, e não dentro do swf, é fácil encontrá-la também. Bastaria convertê-la para PB que isso aconteceria, imagino aqui sem testar, o que é sempre um risco :)
Dei uma olhada aqui e é no parâmetro <preview> do xml que a imagem é apontada. No manual do krpano em http://krpano.com/docu/xml/#preview falam que é uma imagem com as faces do cubo combinadas. Dá pra ver isso abrindo ela. Pelo que está escrito ela pode ter qualquer dimensão, então poderíamos criar uma com qualidade um pouquinho melhor em termos de resolução e deixá-la menor usando escala de cinzas, portanto com menos cores. Tem as ferramentas kmakepreview e kmakemultires (que é a que uso) que criam o preview. Pode ser que haja uma opção nelas pra fazer o preview assim, diferente. O kmakemultires trabalha com um outro arquivo de configuração.
Dei uma olhada no arquivo de configuração e tem lá a opção:
graypreview=false
pra criação do preview em PB. Por padrão está desativada (false). Se botar "true" vai gerar em PB. Não achei opção pra tamanho, achei uma de "smooth" que não sei se implica em tamanho. Vou testar isso numa próxima oportunidade :)

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por Léo Carvalho » 15 Mai 2012, 22:39

Olá.

O tempo não me deixa sair para fazer as panorâmicas da cidade :( . Então resolvi fazer uma dentro da casa do meu pai.
A sala de lá é maior que a da minha casa, é bem mais alta também. Por isso, achei que seria mais fácil.
Porém, deu um trabalho danado! Fiz na raça mesmo, arrastando as imagens e posicionando nos devidos lugares.
Gastei umas boas horas para terminar. Ainda teve uns erros, mas acho que ficou bem legal. :D

Veja em http://www.pradosmg.com.br/pano3

Gostaria muito de ver panorâmicas feitas com câmeras digitais simples como a minha. Essa panorâmica foi feita com 30 fotos. Uma para baixo, uma no centro e uma para cima.

Tenho visto muitas panorâmicas em vários sites e tenho quase certeza absoluta que todas são feitas com olho de peixe.

Se alguém souber de algum site que tenha panorâmicas feitas com máquinas comuns, comente aqui que eu quero muito ver como ficam.

Valeu! Abraço a todos.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por cartola » 16 Mai 2012, 02:05

Cara, tá ótimo! Tá evoluindo bem rápido!

Não fique triste por emendar muitas fotos, veja no http://www.360cities.net uma que o camarada fez emendando 2997 fotos na biblioteca de Strahov, rs.

Suas fotos podem ter mais zoom do que as fotos que todos fazem com olho de peixe. Já está entrando no ramo com as gigapixel! he he.

Se quer um consolo, olhe minha primeira panorâmica da esfera completa, em 2003, onde usei 42 fotos com um tripé comum, sem cabeça panorâmica (nem sabia o que era isso) e sem regulagem manual na pobre Olympus C-120 de 2MP.

Os erros aí da sua são ajustáveis em pós edição ou pode dar uma conferida se sua cabeça está bem posicionada no ponto nodal. Já usou o método da fita na janela? Veja o site mencionado ali, tem vários métodos.

Abração! Cartola.

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por Léo Carvalho » 16 Mai 2012, 11:18

Olá Cartola! Bom dia.

Apesar do trabalho, estou bem feliz com o resultado.
Já fiz o teste do ponto nodal, ele não está 100% mas está próximo disso.
Na verdade o problema é a cabeça panorâmica em geral, foi feita no olho mesmo, não medi nada.
Comecei com uma idéia, com um projeto e acabou de outro jeito. No final tinha sobrado um bocado de peças. rsrsrsrs

Mas para começar tá bom, vou usando essa mesmo até fazer uma melhor ou apelar e comprar logo uma Nodal Ninja.
Aliás, ela serve em qualquer câmera?

Em relação ao cara que fez a panorâmica com 2997 fotos ele deve ser mais doido que o Batman! kkkkkkk
Ficou perfeito, incrível, mas não é coisa de gente normal. Não tem condições.

Valeu! Mais uma vez muito obrigado por responder sempre. Grande abraço e até qualquer hora.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por Léo Carvalho » 16 Mai 2012, 23:45

Olá Cartola! Tudo certo?

Dê uma olhada na outra panorâmica que fiz e depois me fale o que achou: http://www.pradosmg.com.br/panoramicas-360.html

Tô gostando muito desse negócio! Quanto vale uma panorâmica bem feita? Como vocês cobram?

Valeu garoto! Tudo de bom.

Grande abraço e boa noite.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiros testes com panoramas

Mensagem por cartola » 17 Mai 2012, 11:11

Falaê Léo!

A nodal ninja tem vários modelos de cabeça, tem que ver a compatibilidade de cada modelo com as câmeras. Em geral acho que podemos dividir entre as mais simples, que pegam compactas e DSLRs menores e as mais robustas, que pegarão DSLRs com grip de bateria ou aquelas maiores, onde o "grip já vem embutido".

Cara, a do Atalaia Campestre Clube tá perfeita em relação a montagem, embora não tenha dado zoom pra catar pequenos erros. Costumo fazer isso nas minhas. O nadir tá perfeito hein!

A fotografia pode ser melhorada. Tá nítida a diferença de exposição entre algumas partes do céu. Isso dá pra acertar em pós edição também, mas certifique-se de que a exposição está fixa no modo manual e que o balanço de branco também não está no automático, isso vai te poupar trabalho depois.

Outra coisa que pode melhorar é fazer HDR/fusão de exposições. Na noturna então isso vai dar um bom upgrade na sua foto. Tenho uns tutoriais mostrando como eu costumo fazer. Veja os dois primeiros. Na verdade eu praticamente só uso o Enfuse via de comandos. Faço um script que já faz pra todas as fotos de uma vez.

Gostei do botão do "play" com a fitinha de 360 hein, me arruma aí :)

Sobre formação de preços, eu não cobro, mas já pensei em cobrar. Tem várias maneiras de fazer preço, não só pra foto, na minha opinião. Você pode cobrar pelo seu esforço em termos de horas dispendidas, daí faz o preço da sua hora e a conta. Minha hora, por exemplo, costumo cobrar entre 100 e 150 reais, dependendo do que faço e de quantas horas serão contratadas.

Outra forma de pensar é em quanto o serviço vale pra quem está comprando. Acho isso meio leonino, mas tem gente que faz assim. Se parar pra pensar, se você estiver fazendo um serviço que implique em muita responsabilidade, faz mais sentido aumentar o preço pra poder garantir a entrega. Imagine fazer a foto na final de um evento esportivo internacional. Não vai cobrar o mesmo preço que pra fazer uma foto de um restaurante, né? Se você for no restaurante e a foto não ficar boa você volta lá de novo e refaz. Se a máquina pifar você manda consertar e volta depois. Não tem movimento na cena pra tratar, pode fazer uma foto em cada posição e por aí vai. No evento esportivo imaginário você tem que se garantir. Eu não levaria uma só câmera, teria outra reserva, o preço caro te permitiria sub-contratar alguém numa emergência em que tudo pife, vai te deixar a vontade pra gastar horas na pós-edição pra caprichar nas emendas da galera que se mexeu e por aí vai.

Depois desse bla bla bla todo eu já ouvi falar em preços entre 600 e 1200 pra uma foto, mas também já vi na prática que isso é difícil emplacar. Eu faria uma foto por 400, mas confesso que teria que ser uma simples pra valer meu esforço. Uma coisa é fazer por prazer a foto do jeito que você quer, do local que você quer e entregar quando você quiser. É o que faço em geral com muito prazer por hobby. Outra coisa é ter que fazer a foto de um lugar que não tem nenhum interesse histórico, visual ou que seja um desafio técnico. Nesse caso só cobrando.

Abraços, Cartola.

Responder