Real Gabinete Português - nadir bom + galeria fotos

Suas fotos para divulgação, troca de ideias, primeiras montagens, memoráveis
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Real Gabinete Português - nadir bom + galeria fotos

Mensagem por cartola » 16 Mai 2012, 00:59

Oi pessoal, terminei agora mais um post lá no meu blog. Desta vez é uma imersiva no Real Gabinete Português de Leitura, que fica no Centro do Rio de Janeiro. Não sei se isso está mais pra uma foto de galeria ou pra um tutorial... vamos lá:

Vejam a panorâmica por lá: Real Gabinete Português de Leitura

Eu destacaria dois pontos tecnicamente falando nessa panorâmica. Primeiro o álbum de fotos agregado. Desenvolvi ele em xml no krpano. Ainda tenho que acertar vários pontos pra tornar seu uso mais prático. Por enquanto está bem enrolado pra botar um novo álbum numa foto. Tem que mexer em um monte coisas em vários arquivos xml e converter as fotos e miniaturas adequadamente. Agradeço ao colega Fernando, que fez as fotos e me cedeu, inclusive uma do making off, mostrando o mastro fanotec em ação sobre o tripé dolica (vejam a Ficha Técnica no post do blog).

O outro ponto foi o nadir, que na minha modesta opinião ficou ótimo - aceito críticas.

Eu lidei com o chão plano. É possível tirar uma foto de qualquer outro ponto e, como o chão tem várias linhas retas perpendiculares, podemos ajustar elas para ficarem na horizontal e vertical, gerando uma nova imagem retilinear com a perspectiva ajustada.

Pra acertar o nadir em geral eu transformo a imagem em suas projeções cúbicas. O cubo da visão nadir ficou com um buraco correspondente ao mastro+tripé:



Fui lá então, desloquei o mastro, já rebaixado, pro lado e tirei outras fotos (fiz HDR com 4 exposições com dif de 3EV). A foto ficou assim:



Coloquei a foto nadir sozinha no hugin e marquei as linhas do chão como linhas horizontais e verticais:



Configurei a lente como Olho de peixe, pois minha lente assim o é (Sigma 10-20 em 10mm) e a projeção como retilinear. Otimizei apenas posições (y,p,r) e o resultado ficou assim:



A área mais clara é a área marcada para ser cortada, gerando a imagem de saída. Os riscos azuis são os pontos de controle, que são só retas.

Feito isso, gero a saída com tamanho razoável para a junção sem perda de qualidade. Coloco então no hugin novamente a imagem com o buraco e a imagem nadir com a perspectiva ajustada. Marco os pontos de controle e gero a saída final. Abaixo as duas no hugin para serem montadas. Vale usar máscaras aí pra garantir a sobreposição desejada entre elas, de modo que a nadir não invada partes já boas da original. As vezes a distorção para ajuste da perspectiva deixa os extremos da imagem ruim.



Enfim, é por aí. Um tutorial que me inspirou a fazer isso foi o de ajuste de perspectiva, no site do Hugin.

Pra finalizar, havia no local da foto uma HORRÍVEL faixa estilo "defesa civil" isolando parte do ambiente, como mostra a foto abaixo:

Imagem

Claro que não resisti e tive que tirar na unha, o que me tomou uma 1/2 hora.

Abraços, Cartola!

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Real Gabinete Português - nadir bom + galeria fotos

Mensagem por Léo Carvalho » 16 Mai 2012, 01:18

Muito bom Cartola! Show demais.

A única coisa que eu mudaria aí, já que você tirou aquela faixa de segurança, era as tomadas espalhadas pelo chão.
Muito feio, e muito fácil de remover no photoshop.
Gostaria muito de ir até o Rio para ver você fazendo umas panorâmicas aí.
Continuo esperando que alguém me mostre panorâmicas feitas com câmera simples e várias fotos.
Valeu grande abraço e até qualquer hora.
Boa noite.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Real Gabinete Português - nadir bom + galeria fotos

Mensagem por cartola » 16 Mai 2012, 12:34

He he, não tinha pensado nas tomadas realmente. Em geral não gosto de refazer a realidade, mas a faixa tava muito feia e se parar pra pensar, consertei alguns defeitos de descascado no reboco azul do teto, podia ter tirado a interferência humana no piso original. Aposto que essas tomadas não estavam lá em 1897...

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Real Gabinete Português - nadir bom + galeria fotos

Mensagem por cartola » 18 Mai 2012, 14:54

Uma observação relevante

Se parar pra pensar não precisava nem converter a imagem pro formato cúbico para juntar o nadir. A foto extra do nadir, depois de modificada, com a perspectiva corrigida, poderia ter sido emendada diretamente no panorama original, bastando que fosse inserida como uma lente retilinear e que a otimização (falando de hugin) depois fosse feita de modo a ajustá-la. Pra isso seria necessário otimizar necessariamente parâmetros de lente, como visualização (v) e barrel (b) e não apenas parâmetros de posição (y, p, r).

Abraços, Cartola!

Avatar do usuário
mauro woiski
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Set 2013, 20:34
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Real Gabinete Português - nadir bom + galeria fotos

Mensagem por mauro woiski » 25 Set 2013, 10:10

"Pra acertar o nadir em geral eu transformo a imagem em suas projeções cúbicas. O cubo da visão nadir ficou com um buraco correspondente ao mastro+tripé"
Como faz isso, desculpa a pergunta!?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Real Gabinete Português - nadir bom + galeria fotos

Mensagem por cartola » 25 Set 2013, 11:29

Oi Mauro,

Acho que o PTGui, que parece que você tem, faz direto a projeção cúbica, dando os 6 arquivos de saída. No hugin escrevi aqui nesse trecho desse material alguns passos pra fazer.

O hugin não vai conseguir transformar de volta o cubo em equirretangular. Lá no material sugiro o uso da ferramenta cubic2erect, mas pode ser meio tosca pra um usuário comum. Posso tentar fazer um programinha que dê pra jogar as imagens nele no windows, tipo arrastando, mas não sei quando teria tempo pra isso. A melhor saída pra voltar ao equirretangular talvez seja usar o PTGui (que não conferi se faz isso) ou usar a imagem nadir do cubo costurando-a de volta no panorama original.

Atualmente tenho preferido, porém, não usar o formato cúbico, mas nesse caso, com o nadir com piso reto, acho que não funcionaria. Eu gero outra equirretangular temporária no Hugin, com o nadir no centro.
  • Abra a janela de pré visualização rápida
  • Vá na aba Mover/Arrastar
  • No campo "Inclinação" coloque 90 e clique em "Aplicar"
  • Gere o panorama equirretangular como de costume
Isso te permitirá editar o nadir mais facilmente, até um certo ângulo de visão, antes de começar a distorcer muito. Mas não recomendo isso no caso de linhas humanas no nadir, pois pode ficar difícil acertar a curvatura delas para que voltem a ficar retas na visualização.

Em seguida é só fazer o processo inverso, trocando a "Inclinação" por -90, aplicando e gerando novamente a equirretangular, já com o nadir acertado.

Suas perguntas estão boas, e estão me levando a complementar meu material. :)

Abs, Cartola.

tcavalcante
Mensagens: 46
Registrado em: 24 Abr 2013, 12:50

Re: Real Gabinete Português - nadir bom + galeria fotos

Mensagem por tcavalcante » 25 Set 2013, 13:21

E ai Cartola,


Colocar fotos fixas nas panorâmicas que você faz, é só uma maneira de deixar teus neurônios mais aguçados. Show demais. Parabéns!!!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Real Gabinete Português - nadir bom + galeria fotos

Mensagem por cartola » 25 Set 2013, 14:10

É por aí! he he he

Viu o post onde comentei como fazer? Mesmo que tenha visto é bom deixar a referência aqui.

Abs, Cartola.

Responder