Primeiro Tour Virtual aqui.

Suas fotos para divulgação, troca de ideias, primeiras montagens, memoráveis
Avatar do usuário
Ari Versiani
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Mar 2014, 01:06

Primeiro Tour Virtual aqui.

Mensagem por Ari Versiani » 06 Jul 2014, 12:31

Bom dia, me cadastrei aqui faz algum tempo e fiquei observando algumas panorâmicas, hoje aproveito para divulgar um trabalho feito em 360º, um tour virtual com muitos pontos... gostaria de "levar todas as porradas possíveis" para melhorar mais o resultado dos próximos.

http://www.agenciaponto.com.br/links_im ... i_out.html
Créditos: Ângelo Bernardelli e Ari Versiani

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Primeiro Tour Virtual aqui.

Mensagem por Stoledo » 07 Jul 2014, 09:30

Olá Ari.

O lugar é lindo onde é? Infelizmente não consegui navegar nem nos outros pontos nem na primeira que carrega.

No meu PC ficou muito lento. A transição ao girar a panorâmica está lenta, há alguns espaços entre as fotos e demorou para carregar. Claro que pode ser um problema pontual meu, como configuração do meu computador ou link de dados, porém, isso não acontece com as outras.

Não sei qual programa você usou para gerar a 360°, parece com as geradas pelo Pano2VR. Eu testei ele e gerou panorâmicas que ficaram lentas e com as mesmas características da sua, e por isso, eu optei pelo Panotour.

Abri no trabalho depois vou abrir em casa onde tenho um computador com melhor configuração e te dou um retorno.

Outros usuários observaram lentidão também?

Abs Ari.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiro Tour Virtual aqui.

Mensagem por cartola » 07 Jul 2014, 20:39

Oi Ari,

eu tenho uma configuração peculiar, mas de modo algum fraca. Testei aqui num i7, 3a geração com 8GB de RAM e ficou travando também. Não consegui ver nada contínuo, só quadros parados. O que é peculiar é que é um Linux no qual uso Firefox. Olhei inicialmente suas panorâmicas no celular no dia que postou aqui e ficou melhor. Dei pra ver e navegar, mas apenas na primeira. Foi num samsung s3. Nem cheguei a ver que era um tour mesmo e fiquei navegando um tempinho. Não apareceu nada de link pra outras panorâmicas nem o mapinha que apareceu aqui no PC.

Me pareceu que aqui no PC e também no celular o programa optou por usar HTML5 e penso que esse é o problema. Na minha opinião esses dispositivos não estão com o HTML5 maduro suficiente pra panorâmicas. Por esse motivo mesmo eu optei por configurar a opção de HTML5 do krpano, que é o que uso, para "fallback", que faz com que ele use flash se estiver disponível e HTML5 caso contrário. Aqui no PC ao clicar com o botão direito deu pra perceber que não estava rodando com flash e no celular penso que era html5 também por que funcionou o zoom clicando com dois dedos e abrindo, o que não funciona no flash lá.

Outra coisa que pode estar pesando no HTML5 é o não uso de multi-resolução. Nem sei se está usando isso ou não e nem se a ferramenta que está usando tem essa opção. O krpano mesmo demorou pra viabilizar multi-resolução no HTML5. Sem ela as imagens carregadas tem que ser maiores e consequentemente o custo computacional de navegar é maior, pois o navegador tem que distorcer as imagens e fazer isso com imagens maiores pede mais processamento e memória.

Fora isso achei a qualidade das imagens ótimas e gostaria até de navegar melhor ali, pois me parece o ceará, por onde já passei por esse mar de "cataventos".

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
Ângelo Bernardelli
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Jul 2014, 17:27

Re: Primeiro Tour Virtual aqui.

Mensagem por Ângelo Bernardelli » 12 Jul 2014, 15:12

Boa tarde,

Estranho não terem conseguido carregar direito o link enviado pelo Ari, testei em algumas maquinas diferentes e carregou bem, inclusive nas mais lentas.
De qualquer forma, realmente estava pesado por não ter sido usada a multi-resolução.

Nesta versão que envio, este recurso já está sendo usado e nos testes que fiz rodou bem. Poderiam testar e dar o parecer de vocês?
http://www.agenciaponto.com.br/links_im ... i_out.html

Obrigado!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiro Tour Virtual aqui.

Mensagem por cartola » 12 Jul 2014, 16:23

Bom,

como eu comentei, acessei em máquinas com sistemas peculiares. Aqui no Linux ficou bom agora, sem problemas. Consegui navegar bem. Parabéns pelas costuras perfeitas, mesmo no nadir da estação onde o chão poderia ser problemático. O lance, como tentei dizer antes, é que HTML5 não é bem resolvido ainda. Fora os iCoisas, que forçaram seu surgimento, as interpretações dele ainda podem diferir entre sistemas. No Linux e mesmo em alguns aplicativos no Windows, ela é oferecida pela biblioteca OpenGL / WebGL, que pode ser antiga se o sistema não estiver atualizado. Tem melhorado cada vez mais, mas não confio totalmente ainda. Tem sempre a galera que não atualiza, por isso uso a opção fallback, pois no flash a coisa está bem resolvida. A própria multi-resolução no HTML5 é implementação recente, não sei se já consideram muito estável. Além disso no HTML5 não tem Little Planet, que eu adoro :)

Tenho duas sugestões:
- a telinha branca com a descrição do local que aparece no início poderia ter um "X" no canto pra fechar. Não é tão óbvio que clicando nela ela sumiria. Outra opção é fazer ela sumir num evento global "onmousedown" e clicando em em qualquer lugar ela sumiria. Faço essa segunda opção na minha dica pra clicar e arrastar.
- outra seria pra talvez propiciar o mapa retrátil nele mesmo, com talvez o mesmo "X" no canto superior e uma animaçãozinha pra escondê-lo pra esquerda, deixando uma setinha pra voltar. Acho que fica mais intuitivo.

Recentemente tenho implementado uma captura de cada clique do usuário e estou registrando isso em bancos de dados. Ainda não tratei, mas minha ideia é tirar relatórios justamente pra avaliar essas questões, além da própria estatística. Dá pra avaliar, por exemplo, num tour de um apartamento, que cômodos foram mais visitados, que caminhos os usuários fizeram, que funcionalidades eles usaram e quais não usaram. Imagino que Isso vai melhorar os tours futuros a partir de um melhor conhecimento do que "colou" e do que "não colou" rs.

Abs! Cartola.

Avatar do usuário
Ângelo Bernardelli
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Jul 2014, 17:27

Re: Primeiro Tour Virtual aqui.

Mensagem por Ângelo Bernardelli » 12 Jul 2014, 18:26

Cartola,

Ainda não entendo muito do funcionamento da coisa em si quanto ao HTML5, mas com essa tua explicação consegui entender melhor... testamos uma versão em flash mas no fim das contas acabou ficando mais lento além de ter dado um bug no "radar" do mapa, por isso optamos usar HTML5 mesmo.

Quanto ao Little Planet (que eu também adoro), ainda não encontrei no Pano 2VR nem em flash, existe?

A interface ainda está passando por alterações, com certeza levaremos tuas sugestões em consideração.

Bacana essa estatística que estás fazendo, se poder passar mais detalhes do funcionamento.... ;)



Obrigado!!

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Primeiro Tour Virtual aqui.

Mensagem por Stoledo » 13 Jul 2014, 11:38

Oi Ari.

Testei em um note com i7, 8GB de RAM, 1GB video dedicado, com o Chrome e Firefox. Ficou normal, rodou tranquilo.

Abs.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiro Tour Virtual aqui.

Mensagem por cartola » 13 Jul 2014, 13:10

Testei agora o primeiro link enviado pelo Ari e funcionou bem melhor que antes. O segundo link mandado pelo Ângelo ainda ficou melhor, mas pelo menos o primeiro funcionou. Se não mudaram nada no primeiro link então deve ter sido uma atualização de sistema que fiz aqui. Como já disse, minha impressão é que o HTML5 ainda muda muito rápido e toda hora vai evoluindo. Esse exemplo pra mim só corrobora com essa impressão.

Ângelo, eu em geral publico nas duas versões, HTML5 e Flash. Se deu bug no radar, então realmente é um problema, mas em versões em que funciona nas duas coisas você pode deixar publicado nos dois moldes e apenas indicar qual o seu preferido. No caso de uma instalação Linux sem WebGL ou num navegador sem isso, por exemplo, ele passaria pro flash. Claro que isso depende dele estar instalado também. No seu caso, tendo o problema com o flash, acho que eu colocaria a configuração como html5=prefer, ou seja, ele vai preferir o HTML5 se estiver disponível e, caso contrário, vai usar o flash. Não sei o grau de relevância disso, não tenho números pra discernir se um percentual razoável de usuários cairia nessa situação, mas justamente por isso preferiria fazer dessa maneira. Um dado que posso obter com a base de dados que estou captando é quantas pessoas das que acessam meu site não tem flash e caem no HTML5, pois eu uso o html5=fallback, que é como se fosse um flash=prefer, mas não existe essa variável "flash" na configuração, só a HTML5. Fiz umas consultas aqui aos dados que já coletei e tive 1220 acessos usando flash e 236 usando HTML5 com minha configuração que dá preferência ao primeiro. Certamente seria outro cenário se colocasse preferência por HTML5, pois nos próprios computadores que uso seria usado o HTML5 ao invés de flash.

Essa configuração é muito fácil no krpano, seja usado sozinho ou pelo Panotour. Fui ver agora o código da página do panorama de vocês e vi que estão usando o Pano2VR, que não conheço e realmente não sei se tem essa opção. Como já tinha escrito isso tudo aí em cima, pode ficar como registro pra galera entender melhor, mas realmente não sei até que ponto é uma opção viável/existente no Pano2VR.

Analisando mais um pouco o código, achei um comentário na página inicial "This content requires HTML5/CSS3, WebGL, or Adobe Flash Player Version 9 or higher.", que indica que deve funcionar com flash também. Talvez seu tour já esteja configurado assim. Talvez fosse mais fácil eu ir ler a documentação do Pano2VR :)

No arquivo javascript chamado pelo html inicial a mensagem de texto abaixo já não menciona nada de flash

Código: Selecionar todos

//////////////////////////////////////////////////////////////////////
// Pano2VR pro 4.5.1/10655 HTML5/CSS3 & WebGL Panorama Player       //
// License: Aristoteles Versiani Moscoso                            //
// (c) 2014, Garden Gnome Software, http://ggnome.com               //
//////////////////////////////////////////////////////////////////////
porém no meio do código doido lá é possível ver que tem funções que colocam a extensão de arquivo swf em alguma coisa, o que pode indicar que o programa está discernindo se vai mostrar com html5 ou flash o seu tour. Infelizmente não tenho aqui um navegador só com flash pra testar.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Primeiro Tour Virtual aqui.

Mensagem por epassarin » 14 Jul 2014, 11:33

No meu rodou legal, ate achei bem leve.
Voce fez cada panoramica separada ou fez toda em um grupo só.
No Panotour Pro isso ficar muito pesado.
Estou com um projeto em andamento que sinceramente estou com medo que fique pesado no final.
Vamos ver.
Só acrescentaria o que o cartola falou as colocação de um "X" para fechar.
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Responder