Santuário

Suas fotos para divulgação, troca de ideias, primeiras montagens, memoráveis
Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Santuário

Mensagem por eFe » 29 Jun 2012, 16:53

Olá, pessoal!

Estou desenvolvendo meu TCC do curso superior em fotografia na área de imersivas em 360, e já tenho a minha primeira imagem:

http://www.umolhardiario.com.br

Ainda não está acabada, mas gostaria muito de uma avaliação dos amigos. Ainda existem alguns problemas para serem resolvidos no campo da costura, duplicidades, enfim.

Agradeço se retornarem com seus comentários! Grande abraço!

Fernando Henrique (eFe) :P
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Santuário

Mensagem por cartola » 30 Jun 2012, 16:20

Oi eFe,

rapaz, na minha humilde opinião, se essa é a sua primeira panorâmica está excelente. Fora pequenos erros de emenda/costura, como você mesmo mencionou, eu sugeriria principalmente a combinação de exposições pra melhorar a imagem. Não que esteja ruim, está ótima, mas com exposições diferentes as janelas mais claras poderiam mostrar melhor seus detalhes, bem como aquela outra sala lá pro fundo e a entrada do salão fotografado que ficaram meio escuros.

Outras sugestões que pensei foram em relação à publicação, onde recebemos uma mensagem estranha pra "baixar o anexo". Até desisti de primeira, achando que era algum erro ou tinha clicado no lugar errado. Não dava pra botar o link direto pro arquivo?

Mas eu também em geral prefiro postar aqui o link pro meu blog, até pra dar audiência por lá.

Você podia ainda nos passar detalhes de como fez. Pelo resultado imagino que tenha usado uma cabeça panorâmica e uma olho de peixe. Além do Pano2VR pra publicar o que usou pra juntar as fotos?

Abraços, Cartola.

Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Santuário

Mensagem por eFe » 05 Jul 2012, 22:55

Eae, Cartola! Tudo bem?
cartola escreveu:rapaz, na minha humilde opinião, se essa é a sua primeira panorâmica está excelente
É, eu expliquei mal, essa é a primeira imersiva que estou finalizando com qualidade para o meu TCC, eu já tinha conseguido alguns resultados, mas essa ficou bem melhor!!! :D Isso faz parte de um estudo sistemático que venho fazendo há bastante tempo, mas agora tenho tido mais tempo para os testes, e o prazo vem se esgotando.
cartola escreveu:eu sugeriria principalmente a combinação de exposições pra melhorar a imagem
Cartola vc teria alguns links sobre o assunto para me ajudar? Eu ainda não cheguei nessa particularidade, mas sei que em ambientes como esse isso ajudaria bastante. Confesso que compreendo pouco do sistema de braketing da D7000, andei fazendo alguns testes com HDR no Photomatix, mas para panorâmicas ainda é um mistério para mim. Uso o PTGUI, e percebi que ele tem suporte para HDR, mas ainda não conheço o funcionamento da ferramenta.
cartola escreveu:Outras sugestões que pensei foram em relação à publicação, onde recebemos uma mensagem estranha pra "baixar o anexo". Até desisti de primeira, achando que era algum erro ou tinha clicado no lugar errado. Não dava pra botar o link direto pro arquivo?
Eu usei a hospedagem do Google Sites para visualizar a imagem, e na minha máquina nenhuma mensagem apareceu, mas assim como vc alertou outras pessoas tbém tiveram que clicar para baixar o anexo. Onde vc hospeda seus arquivos em .swf? O pessoal do site podia compartilhar as alternativas. :geek:
cartola escreveu:Você podia ainda nos passar detalhes de como fez. Pelo resultado imagino que tenha usado uma cabeça panorâmica e uma olho de peixe. Além do Pano2VR pra publicar o que usou pra juntar as fotos?
EQUIPAMENTO

Corpo: D7000 http://ads.tt/A4NgrA
Objetiva: SIGMA 10-20mm (em 10mm) http://ads.tt/s4XVng
Tripé: Tripé Bestway Student FTS-1304 (sem cabeça) http://ads.tt/Vl1o1w
Cabeça: Nodal Ninja 3 MKII http://ads.tt/gGhOGw

CAPTURA

Foram 62 imagens captadas a cada 15° no sentido horizontal. Trabalhei com 2 linhas: -30° e +30°, além de 4 zenith e 4 nadir.

EXIF

ISO: 800
Comprimento Focal: 10mm
Exposição: 1/25
Abertura: 7,1
Dimensões: 2448 x 3696
EB: Preset: Nublado

WORKFLOW

Fusão: PTGUI
Camadas: Photoshop CS6
Retoque: Photoshop Lightroom 4
Exportação: Pano2VR

É isso ae, Cartola. Infelizmente não consegui publicar a visualização direto na página, pode me dar uma luz?

Abraços!
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Santuário

Mensagem por cartola » 05 Jul 2012, 23:55

eFe escreveu:Cartola vc teria alguns links sobre o assunto para me ajudar? Eu ainda não cheguei nessa particularidade, mas sei que em ambientes como esse isso ajudaria bastante. Confesso que compreendo pouco do sistema de braketing da D7000, andei fazendo alguns testes com HDR no Photomatix, mas para panorâmicas ainda é um mistério para mim. Uso o PTGUI, e percebi que ele tem suporte para HDR, mas ainda não conheço o funcionamento da ferramenta.
O Hugin, que uso na etapa em que usas o PTGUI, tambem suporta HDR, mas nunca usei nele. Eu costumo fazer o HDR antes e depois levo as imagens ja processadas pra costura/stitching. O Photomatix inclusive tem processamento em lote, se nao me engano. O que eu uso esta em alguns tutoriais aqui. Teve outro topico recente aqui tambem falando de HDR.
eFe escreveu:Eu usei a hospedagem do Google Sites para visualizar a imagem, e na minha máquina nenhuma mensagem apareceu, mas assim como vc alertou outras pessoas tbém tiveram que clicar para baixar o anexo. Onde vc hospeda seus arquivos em .swf? O pessoal do site podia compartilhar as alternativas.
Se voce gerar a equirretangular pode hospedar no www.360cities.net fazendo o upload da equirretangular em jpg. Ja comentamos isso por aqui em outra mensagem.
eFe escreveu:É isso ae, Cartola. Infelizmente não consegui publicar a visualização direto na página, pode me dar uma luz?
Eu ate tentei colocar o seu swf direto aqui e ia te mostrar como, mas nao consegui tambem. Acho que foi por conta do acento no nome do arquivo. O processo pra botar esta descrito nesse topico de orientacoes aqui do forum. Estando no seu swf ou no 360 cities acho que daria pra referenciar direto aqui.

Abs, Cartola!

Responder