Página 1 de 1

Estação em 3D

Enviado: 23 Mai 2012, 15:47
por cartola
Segue um exemplo que achei na net de uma foto 360º de uma estação de trens ou coisa parecida, em 3 dimensões.

Pra ver vai ter que ter aqueles óculos com uma lente azul e uma vermelha.



Se não me engano a estação de Guillemins fotografada fica na Bélgica. Aqui o site onde ela está postada.

Abs, Cartola.

Re: Estação em 3D

Enviado: 20 Nov 2012, 15:51
por Aranha
Faço pesquisas com fotos 3D e tambem panoramicas. Alguem saberia informar que técnica é usada para ter a panoramica em 3D? Creio que os aplicativos convencionais, como PTGUI, HUGIN não fazem isso.
Agradeço a atenção

Re: Estação em 3D

Enviado: 20 Nov 2012, 16:13
por vivafloresta
Olá. Na verdade, é possivel fazer sim. Voce pode usar a técnica do Anaglifo, que gera uma imagem que é a sobreposição de duas outras, capturadas de um ponto de vista levemente diferente para provocar a paralaxe. Depois que vc tem a panoramica anaglifo, basta usar um player 360 qualquer(krpano, pano2vr, panotour, etc) e voilá....Estou desenvolvendo uma cabeça panorâmica pra fazer a captura para 3D, até o fim do ano sai o resultado.

Re: Estação em 3D

Enviado: 21 Nov 2012, 23:36
por Aranha
Grato pela resposta. Estou interessado em conhecer essa cabeça panoramica para 3D.
Aranha

Re: Estação em 3D

Enviado: 22 Nov 2012, 11:51
por cartola
A distância entre as capturas deve ser em geral próxima da distância entre nossos olhos, de forma a dar a correta diferença de perspectiva que vemos. Não estou com uma régua aqui agora, mas acho que uns 7cm de deslocamento lateral entre cada foto seja suficiente.

Pra fazer uma única foto chapada em 3D isso basta, tranquilo. O problema é fazer isso pra 360 graus. Não sei se precisa de uma cabeça específica. As comerciais mais comuns, como as nodal ninja, tem ajuste na posição da fixação no tripé. Seria o caso de deslocar pra um lado, fazer as fotos, depois deslocar pro outro e fazer as outras fotos. O problema é que com isso você descalibra o posicionamento da máquina na cabeça, então vai ser difícil montar. Provavelmente cada foto vai exigir pós edição para correção de erros bem mais acentuados do que com a cabeça calibrada.

Outra possibilidade, ao invés de deslocar a posição da câmera na cabeça, seria fazer uma adaptação como essa: http://www.instructables.com/id/Make-a- ... /?ALLSTEPS

Nas cabeças artesanais que tenho feito, creio que a adaptação mais simples seria fazer outros dois furos na base do 'L' para fixar no tripé.

Imagem

Em geral faço esse furo com a medida adequada para que a máquina gire em torno do ponto sem erro de perspectiva (NPP - no parallax point). Seria o caso de fazer um 3,5cm pra esquerda e outro 3,5cm pra direita do furo original.

Independente da solução, mesmo não tendo feito isso ainda, prevejo dificuldades na junção das fotos.

Depois um pouco, quando já tinha escrito até aqui e não ia reescrever tudo, achei essa outra ideia (alias, esse site é sensacional para os professores pardais):
Use Your Camera To Capture "3D" Anaglyphs.
Acho que eu tentaria esse se fosse fazer uma 360 3D.

Alias, muito legal a movimentação aqui no fórum recentemente hein. Tá me dando vontade de fazer várias coisas.

Abs, Cartola!