4 motivos para usar Google Business View

Quer divulgar seu trabalho, discutir sobre o mercado, formação de preços, fornecedores? Esse é o lugar pra isso.
paulosebin
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Mai 2015, 18:54

4 motivos para usar Google Business View

Mensagem por paulosebin » 29 Mai 2015, 12:14

Olá pessoal. Sou jornalista e resolvi escrever um artigo mais detalhado sobre o Google Business View. Espero que gostem.

4 principais motivos para sua empresa contratar fotos para o Google Business View

O Google lançou em 2010 nos Estados Unidos da América um programa que possibilita empresas divulgarem ambientes internos com a tecnologia de fotografia 360º, ou seja, o usuário consegue "navegar online" pelo ambiente da empresa, conhecendo em detalhes cada canto do local. Agora esse recurso chegou ao Brasil. Empresas brasileiras podem encontrar agências de fotografia certificadas pelo Google para tirar as fotos do ambiente. Essas imagens são vinculadas na conta do Google Meu Negócio da empresa.

Mas ainda há empresários se perguntando quais são os benefícios de oferecer esse recurso no Google. Para responder esse questionamento, eis 4 motivos cruciais:

1. A primeira imagem é a que fica
Clientes gostam de ver como é a empresa por dentro, conhecer a estrutura, repara na organização, entre outros aspectos. Dando a possibilidade de navegar pelo ambiente, a empresa dá um primeiro e importante passo para fechar bons negócios. Preste atenção se os concorrentes já não oferecem esse recurso. Caso positivo, estão na frente.

2. Estímulo ao clique
Quando um cliente faz pesquisa sobre a sua empresa no Google, o mesmo indica a seção de fotos. As chances do usuário clicar e conhecer ainda mais sobre a sua empresa aumenta em 30%.

3. Pode ser fator de classificação no Google
Artigo produzido pelo fotógrafo Jeff Finkelstein na MOZ COM, uma das maiores agências de marketing digital do mundo, aponta que ter fotos panorâmicas da empresa pode aumentar a relevância nas classificações de resultados de pesquisas no Google.

4. Incorporar 360º no seu site
Sem a necessidade de ter amplo conhecimento em desenvolvimento de site, você pode aproveitar esse recurso e colocar a navegação panorâmica dentro de uma página do seu site. Isso é maravilho por que os usuários do seu site podem ter a oportunidade de ver as imagens 360º da sua empresa sem ter a obrigatoriedade de estarem no Google.

No Brasil, são poucas as cidades habilitadas para oferecer esse recurso. A lista de cidades podem ser consultadas em http://www.google.com/intl/pt-BR/maps/a ... t-started/.

Para empresas, é importante contratar agências certificadas Google e marcar presença mais forte nas pesquisas. Para fotógrafos, é fundamental conseguir a certificação e seguir as qualidades que o Google exige.

Sou Paulo Sebin
Jornalista, assessor de imprensa e também auxilio na produção de conteúdos para o desenvolvimento de sites em Londrina pela K2 Comunicação.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 4 motivos para usar Google Business View

Mensagem por cartola » 29 Mai 2015, 15:13

Só lamento que dentro da praticidade optaram por não exigir o "nadir" bem feito. Pelo menos pelo que me disseram a exigência não contempla cobrir a visão para baixo, o que acho que tira um pouco o fator "wow!" de uma panorâmica imersiva. Nessa foto aqui, por exemplo, o nadir é coberto "esticando" os pixels mais próximos e o zenith também ficou ruim. Claro que pros negócios é interessante, mas já que o google está treinando fotógrafos poderia treinar essa parte também e fazer a arte mais completa :)

Isso, é claro, é minha opinião pessoal e técnica. Pros negócios em si provavelmente não faz diferença, sendo válidos todos esses motivos que apontou. Provavelmente a decisão do google de suprimir essa exigência tenha sido em prol do negócio dos fotógrafos, pois cobrir o nadir não é algo prático para muitos, o que significa mais tempo, mais custos e tudo mais que prejudica a "linha de produção".

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 4 motivos para usar Google Business View

Mensagem por cartola » 04 Jun 2015, 22:30

Mais uma opinião parecida:

https://www.facebook.com/groups/fotogra ... 552988108/

Abs, Cartola.

paraopaulo
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Mai 2015, 01:38

Re: 4 motivos para usar Google Business View

Mensagem por paraopaulo » 05 Jun 2015, 13:52

Cartola e amigos. Boa tarde.

Tenho 32 anos de atuação profissional em TI e comecei aplicar a fotografia em meus projetos há 18 anos, mas ainda não tinha estudado este nicho de fotos panorâmicas. Me apaixonei.
Recentemente comprei uma cabeça da Fotomate para fazer alguns testes e entender as dificuldades, facilidades e oportunidades que este tipo de fotografia pode oferecer.
Constatei nos erros e acertos de testes que fiz, através das opiniões e testemunhos dos colegas deste fórum que nem tudo é mar de rosas, mas também nem tudo é o caos.
A chegada do Google Business View me forçou a questionar a forma de formatar, apresentar, argumentar e cobrar por este tipo de serviço.
A quem interessa este tipo de serviço? Qual segmento? Porte? Quanto estariam dispostos a pagar?
Tantas perguntas que normalmente são aplicadas em qualquer projeto comercial.
Mas agora a pergunta que precisa ser respondida para quem deseja explorar este segmento é "Como concorrer com o Google?", "Dá para competir com o Google neste serviço?"
As outras perguntas eu já tenho as respostas, pois, acreditem, tenho vendido por volta de 4 a 5 passeios virtuais por dia. E sem equipe. Levo 24 horas para entregar estes passeios virtuais. Como? Isto é outra conversa.
Quanto as duas últimas perguntas eu também teria a resposta se soubesse como eles irão abordar e cobrar.
Mas posso afirmar baseado no meu modelo comercial que hoje eu aplico, se eu tivesse relação ou conseguisse parceria com pelos menos 5.000 fotógrafos no Brasil eu seria uma grande pedra no sapato do Google porque acho pouco provável que conseguiriam aplicar o preço que tenho praticado e entregar na qualidade e velocidade que tenho entregado.
Provavelmente eles me comprariam para não ter esta concorrência.

Alguém quer comentar?

Abs.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 4 motivos para usar Google Business View

Mensagem por cartola » 05 Jun 2015, 15:01

Pois é, é mais um que me dá mais um argumento pra lamentar um pouco esse padrão que eles adotaram que não entrega um nadir e um zenith bem formatados.

Só acho que você não precisa concorrer com eles. Na verdade eles não fazem venda direta. Você pode continuar com seu negócio (alias, eles querem quem já tenha negócios e se proponha a vender). Eles vão te certificar, verificar que você realmente pode entregar com pelo menos a qualidade que eles querem. Dentre as exigências estão também o seu equipamento. Só certos equipamentos são certificados - não sei quais. O fato é que você pode usar o google business para agregar ao seu negócio. Você vai continuar vendendo seu peixe e de quebra pode oferecer que o tour do seu cliente esteja no google maps. Os usuários do mundo, ao usar o google street view, por exemplo, podem caminhar pela rua e entrar nos seus clientes. Não acho também que haja impedimento para que você faça panorâmicas completas, pode fazer. O meu comentário crítico foi mais no sentido da exigência mínima deles, e pior, do curso, onde pelo que ouvi falar eles passam um modelo de baixa qualidade.

O Business View já está em sua região? SP?

Agora, fiquei curioso para ver um pouco do seu trabalho. Acho que eu já conseguiria, talvez, atingir essa sua produtividade, mas fiquei querendo ver seu resultado. Pode passar alguma coisa que já fez?

Abraços, Cartola.

Responder