Leandro - Zenith Soluções Digitais.

Fale um pouco sobre você, sua experiência com fotografia panorâmica, seus interesses no fórum e/ou como pode contribuir.
Leandro Santos
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Jul 2013, 13:17

Leandro - Zenith Soluções Digitais.

Mensagem por Leandro Santos » 30 Dez 2013, 13:18

Boa Tarde!

Frequento o fórum desde o começo do ano, e estava em débito com a minha apresentação. Grande parte do conhecimento que obtive devo ao cartola. Esse fórum me ajudou muito. Porém por todo esse tempo fiquei mais como um espectador.
A verdade que não tinha conhecimento nenhum de fotografia e muito menos de programação. Levei mais ou menos 10 meses para conseguir deixar os panoramas com uma versão comercial. Claro que ainda falta muito para chegar ao nível de muitos que participam desse fórum, mas no meu caso que sai do zero, confesso que gostei do resultado.

Porém, como me foquei em ter renda com o TOUR VIRTUAL, confesso que pelo menos na minha região o mercado ainda é um pouco complicado. já me foquei em diversos setores e para cada um deles surgem algo que faça que a venda não saia.

Imobiliária: Não investem em um produto que não dá garantia de venda ao imóvel. Já usei vários argumentos com as maiores imobiliárias da cidade, e a melhor oferta que tive foi de R$ 250,00 para casa de alto padrão com até 12 Fotos. Acabei realizando alguns trabalhos para ter no portfólio, mas foi um baita trabalho. Vejam o Resultado.:

http://www.zenithdigital.com.br/imoveis ... -imbuias-2
http://zenithdigital.com.br/imoveis/dmx/auguste-rodin/
http://www.zenithdigital.com.br/imoveis ... -imbuias-1

Não estou querendo super valorizar o trabalho, até porque ainda tem muito o que ser melhorado, pelo menos na parte fotográfica tenho que melhorar muito. Mas se notarem a programação está legal, pois cuidamos de toda a parte da identidade visual do cliente e até mesmo com alguns botões para ver planta e fotos, e até mesmo um menu de navegação lateral.

Quero a ajuda dos amigos de fórum, para me ajudarem ao não enterrar esse projeto. Pois foram alguns meses de trabalho, mas ultimamente não vejo uma forma de comercializar isso de uma forma justa. E até mesmo por isso, estou disposto a realizar parcerias para a Montagem do Tour, pois vejo que existem muitas pessoas que são especialistas em Panoramas, mas acabam travando na configuração do Tour.


Vejam alguns modelos:

www.zenithdigital.com.br/virtual/villa10
www.zenithdigital.com.br/virtual/formula
http://www.zenithdigital.com.br/imoveis ... -imbuias-2
http://zenithdigital.com.br/imoveis/dmx/auguste-rodin/
http://www.zenithdigital.com.br/imoveis ... -imbuias-1
http://www.zenithdigital.com.br/imoveis ... -imbuias-3


Tenho mais alguns, mas os mais expressivos são esses.


Então é basicamente isso, se alguém puder me ajudar com algumas dicas ou até mesmo quiser fazer algum tipo de parceria na montagem do TOUR VIRTUAL estou a disposição.




Atenciosamente,




Leandro Santos
www.zenithdigital.com.br
Skype: zenith.londrina
Leandro@zenithdigital.com.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Leandro - Zenith Soluções Digitais.

Mensagem por cartola » 02 Jan 2014, 08:29

Oi Leandro,

dada a falta de resposta da galera que trabalha com isso me prontifico a dar alguns pitacos :)

Bom, eu não trabalho com isso, mas já tirei alguns trocados, embora apenas uma vez fazendo as fotos propriamente ditas. Acho que a dificuldade que você apresenta é real, embora se veja muita gente que acaba conseguindo se colocar no mercado, como parece ser o caso do Ayrton, do Daniel Fajourn, do Zé Pedro Russo, Chang e outros, mas como não é o meu caso, não sei a receita para o sucesso. A crueldade da coisa é que fazer uma panorâmica dá mais trabalho do que uma foto comum, mas o cliente em geral não percebe isso ou não acha que vai ter o retorno esperado, como parece ser o caso do ramo imobiliário que mencionou.

1. Reduzir os custos de produção
Uma possibilidade é reduzir seus custos pra poder cobrar mais barato e entrar no mercado. Não sei até que ponto isso é possível, mas veja o google street view, por exemplo. Eles automatizam a tirada das fotos e a montagem e isso permitiu que eles mapeassem as ruas do mundo afora. Não acredito que essa seja a melhor solução, pois isso não necessariamente vai deixar seu trabalho com um acabamento muito bom e sua proposta é ter um diferencial no design do site e na programação.

2. Agregar valor
Outra possibilidade, que em geral me parece mais interessante comercialmente, é agregar valor ao produto e ao marketing. Pode gerar uma programação que faça uma navegação pelo Tour e gerar um vídeo da tela, entregando também um clipe em full HD. Pode gerar versões offline pros donos dos imóveis terem uma lembrança de onde moraram (no caso de imóveis usados). Pode criar uma narração de fundo, tipo fazendo um comercial do local. Enfim, o lance é bolar coisas que não te deem tanto trabalho a mais e permitam cobrar um preço justo.

3. Colocação no mercado
Acho que de fato é importante se colocar no mercado, mas ficar atento às tendências. Se o produto é caro tem que procurar quem possa pagar. Fazer uma foto da inauguração do Maracanã para a Odebrecht, por exemplo, é algo que imagino que o Ayrton tenha cobrado uma baba, rs. Pode fazer isso para órgãos de imprensa, grandes eventos, grandes construtoras ou, no caso do mercado imobiliário, propor um pagamento pós venda.

4. Mercado em formação
Acho que esse mercado ainda é algo em formação e é importante insistir e informar os clientes, embora eu ache que o mercado da fotografia em geral seja meio promíscuo, pois a maioria das pessoas comuns contratem basicamente pelo preço. Se a fotografia, que é algo muito mais próximo do conhecimento de todos, é assim, imagine o da fotografia panorâmica imersiva? Então tem que ter informações. Uma delas é dar uma noção de que uma única panorâmica pode levar algum tempo pra ser feita, montada e publicada e, naturalmente, como um serviço, custa mais caro que uma foto comum. Outra são dados concretos que pode amadurecer com os próprios clientes atuais. Pode ver se os imóveis com Tour vendem mais que os sem - pra isso não pode abandonar os clientes, tem que acompanhar, estar em contato. Pode botar espaço para comentários e contato direto na panorâmica, de modo que você monitore e registre esse retorno através delas. Depois de um tempo, se tiver fôlego e amadurecer, já pode chegar em novos clientes com dados mais interessantes.

Bom, eu vivi um pouco esse negócio de mercado novo na época do surgimento da internet. Tinha uma micro empresa de TI e dentre outros serviços vendíamos conectividade para pequenas empresas numa época que ninguém sabia o que era um email. Era duro vender e convencer os caras de que aquilo poderia ser útil. Hoje quem não tem internet é até considerado um cidadão excluído socialmente, rs. Outro fator importante é a rede de relacionamentos. Tem que ter contatos, mantê-los e ir criando sua rede. Isso sempre é mais importante em qualquer negócio do que qualidade técnica e bons produtos. Há literaturas que dizem que o primor técnico é 5% do fator de sucesso de um negócio. Bom, ainda bem que eu não estou num negócio e posso dar importância à técnica, embora sempre ache que posso melhorar :)

Bom, é isso, e como já disse em posts semelhantes, acho que isso dá pano pra manga, mas também acho que falta mais participação de quem está no negócio. Há fóruns somente para membros no site da http://ivrpa.org/, mas como não sou membro, não sei se por lá o pessoal que está na ativa participa mais. Os fóruns abertos deles são bem vazios. E é tudo em inglês. Fóruns mais movimentados são os da kolor.com (inglês) e o http://www.panophoto.org/forums/ (francês, com mais de 1200 membros), mas acho também que o assunto é meio regional, já que mercados e economias de outros países podem ser bem diferentes.

Sobre suas panorâmicas, realmente acho que já tem um nível para serem comercializadas, mas podem melhorar, como você mesmo disse e como sempre acho de quase tudo, rs. Em algumas internas eu teria feito múltiplas exposições, notadamente numa de uma sala em que veio uma luz muito forte da janela. Notei também algumas linhas que ficaram um pouco descontinuadas e um trecho meio fora de foco ou borrado. Acho que pode melhorar também o nadir de forma geral - ainda bem que o zenith tá bom, né? kkkk

Abraços e sucesso! Cartola.

Responder