Apresentação: Cartola

Fale um pouco sobre você, sua experiência com fotografia panorâmica, seus interesses no fórum e/ou como pode contribuir.
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Apresentação: Cartola

Mensagem por cartola » 13 Mai 2012, 09:17

Oi pessoal, sou o Cartola, apelido que ganhei aos 10 anos de idade e que não tem relação com o compositor e sim com o chapéu.

Comecei a me envolver com fotografia em 1985, quando tive 4 meses de curso na escola em que estudei, o CAP-UERJ aqui no Rio de janeiro. Na outra metade do ano tive aulas de "Técnicas Industriais", aprendendo a mexer com serra circular, furadeira, lixadeira, tico-tico, torno, etc. Depois disso juntei as duas coisas e comecei a construir brinquedinhos fotográficos. Fiz dois ampliadores P/B, algumas máquinas fotográficas que usava com um filme chamado kodalite (ou coisa parecida) ou mesmo direto com papel fotográfico, um tripé e talvez mais outras coisas.

Em algum momento na década de 90, creio que em 1992 quando trabalhei na Eco92, lembro de ter tentado emendar 6 fotos que tirei da casa da minha mãe. Era uma situação típica onde eu não tinha uma lente com maior ângulo de visão e não tinha como chegar mais pra trás. Tirei as fotos, revelei e tentei emendar. Foi meu primeiro ensaio de uma panorâmica.

Comecei a me envolver com as panorâmicas mesmo no ano 2000. Sou Analista de Sistemas, formado em Engenharia Eletrônica na UFRJ, e na época fazíamos um site de turismo que contratou um estúdio fotográfico para fazer panorâmicas imersivas nos hotéis. Achei aquilo fantástico. Compraram uma lente que custou uns 20 mil dólares. Faziam apenas duas fotos e na visão nadir ficava um logo. Cada imagem criada tinha que pagar royalties para ser publicada, 50 dólares se me lembro bem. Usaram a empresa Ipix, que inclusive teve uma história mal resolvida com um grande pioneiro das panorâmicas digitais, o físico e matemático alemão, professor Helmut Dersch.

Depois disso, trabalhando muito com software livre, descobri o Hugin, ferramenta que uso até hoje para fazer minhas panorâmicas. Por volta de 2002/2003 fiz várias panorâmicas parciais e cilíndricas e tentei minha primeira esférica completa lá por 2003 eu acho. O resultado não ficou lá essas coisas. Usei um tripé com cabeça comum e uma compacta de 2 megapixels. Tirei e juntei 42 fotos que alias acho que perdi.

Fiquei na ilusão de que precisava de uma olho de peixe pra ter sucesso, quando na verdade faltava-me uma cabeça de tripé apropriada e talvez mais noções de retoque de imagens. Só em 2010, quando adquiri uma T2i e uma olho de peixe é que vi que só isso não era suficiente. Até consegui fazer umas duas sem a cabeça, que acabaram tendo sucesso, mas isso não atendia todas as situações. Já montei duas cabeças e creio que hoje estou bem atendido em termos de equipamento. Já fiz um rodador, que preciso aperfeiçoar para poder dar mais passos e usar minha Sigma 20mm f1.8.

Ano passado criei um blog, que está fazendo aniversário agora e maio. Estou bem envolvido com o assunto e penso que o blog não é mais suficiente para a troca de ideias. Criei então este fórum, que espero que enriqueça ainda mais minha experiência, divulgue o assunto na língua portuguesa e traga mais adeptos para o tema.

Sejam todos muito bem-vindos e um forte abraço!

Cartola.

marcio gomes
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Mai 2012, 13:44

Re: Apresentação: Cartola

Mensagem por marcio gomes » 13 Mai 2012, 13:54

Boa tarde Cartola,

Não o conhecia, mas admiro muito iniciativas como a sua, agradeço a oportunidade em participar deste fórum e coloco-me á disposição.
Trabalho profissionalmente com fotografia "estúdio", e estudo o assunto fotografia 360º, acredito poder aprender muito por aqui!

Agradeço imensamente a iniciativa e no que for necessário e possível estarei aqui para cooperar!

Abç

Marcio Gomes

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Apresentação: Cartola

Mensagem por cartola » 13 Mai 2012, 22:08

Valeu Márcio,

acredito que a melhor maneira de cooperar, aprender e fazer isso funcionar é aparecer de vez em quando, dar uma lida e participar um pouco.

Obrigado pelo apoio e um abraço!

Cartola.

Responder