Marcos Alexandre de Porto Alegre

Fale um pouco sobre você, sua experiência com fotografia panorâmica, seus interesses no fórum e/ou como pode contribuir.
MarcosAlexandre
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Ago 2015, 12:17

Marcos Alexandre de Porto Alegre

Mensagem por MarcosAlexandre » 04 Ago 2015, 12:32

Olá a todos!!

Sou Marcos Alexandre e moro em Porto Alegre. Trabalho basicamente com fotografia aérea a bastante tempo e tenho pesquisado e treinado a fotografia panorâmica já faz uns 2 anos, mas ainda não me sentia seguro em ofertar aos meus clientes este tipo de trabalho. Já lí muito o forum para aprender e agora também fico a disposição para poder ajudar na medida do possível. Fiz o meu primeiro tour completo e gostaria muito de ler opiniões. Tudo que acharem que pode ser melhorado podem falar, ficarei muito grato, principalmente gostaria da opinião do Mestre Cartola! Segue abaixo o link:

http://www.skyfoto.com.br/porta_farol.html


Abraço a todos,

Marcos Alexandre
www.skyfoto.com.br
contato@skyfoto.com.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Marcos Alexandre de Porto Alegre

Mensagem por cartola » 04 Ago 2015, 12:41

Bem vindo Marcos,

achei o tour ótimo, não encontrei nenhum problema. Funcionou tanto em HTML5 quanto em flash. Aparentemente o meu navegador bloqueou o flash inicialmente e funcionou mesmo assim. Sinto falta de dar zoom com a rodinha do mouse, não sei se tem como ativar isso. Consegui dar zoom apenas com Ctrl e Shift. Outra coisa de que sinto falta é alguma forma de me localizar durante a navegação, seja por um mapa, seja pelas miniaturas das panorâmicas do tour, de preferência marcando as já visitadas. Achei bom o nome do local nas bolinhas de navegação (eu mesmo ainda não parei pra botar isso nos meus, rs, não é padrão no modelo que tenho usado). Além de nos localizarmos melhor, essas coisas mostram se a gente já viu tudo o que tem pra ver e quanta coisa tem pra ver, o que acho que enriquece a experiência do usuário.

Abs, Cartola.

MarcosAlexandre
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Ago 2015, 12:17

Re: Marcos Alexandre de Porto Alegre

Mensagem por MarcosAlexandre » 05 Ago 2015, 10:46

Cartola, fico muito grato por sua visita ao meu tour e por escrever dando sua opinião e claro, contente pelo elogio! Referente a não conseguir dar o zoom com a rodinha do mouse é estranho, porque no meu aqui funciona, uso o navegador Firefox, não sei se isso influencia. Já quanto ao mapa para se localizar no tour, realmente acho isso importante e gostaria que tivesse no meu, mas uso o Pano2VR standard e somente a versão Pro possibilita isso, penso em breve comprar a versão Pro. Você disse que funcionou em flash, quanto a isso fiquei com um dúvida, pois sei muito pouco sobre isso. Eu fiz o tour em HTML5 somente, pois uma pessoa me deu uma dica que esta seria a melhor maneira de criar o tour. Isso significa que o HTML5 funciona em Flash?
Mais uma vez obrigado e grande abraço!


Marcos Alexandre
www.skyfoto.com.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Marcos Alexandre de Porto Alegre

Mensagem por cartola » 05 Ago 2015, 12:05

Oi Marcos,

O Flash e o HTML5 são tecnologias diferentes e em geral as panorâmicas são apresentadas usando uma ou outra. Normalmente, e acho que isso é o ideal, a gente pode publicar a panorâmica usando as duas tecnologias e o programa escolhe automaticamente qual vai ser usada na hora que o usuário acessa. Por exemplo, dispositivos da Apple não possuem flash, então o programa vai detectar que o flash não está disponível e prover ao usuário a panorâmica via HTML5. Em navegadores mais antigos um pouco (versões mais antigas) o HTML5 pode não ter condições de apresentar a panorâmica, então o programa vai detectar isso e apresentá-la em Flash.

No meu caso meu sistema aqui pode ver tanto em HTML5 quanto em Flash, então o programa que você usou para publicar vai escolher a que estiver definida como padrão para me apresentar.

Eu uso o Firefox também, mas num Linux, para o qual o Flash está meio antigo, não havendo como atualizar. Isso faz com que, por medida de segurança, em cada página que eu entro e que tenha flash eu tenha que aprovar a execução do mesmo. Quando entrei na sua página pela primeira vez ele me perguntou se eu queria ativar o Flash, mas não esperou eu dizer que sim para me mostrar a panorâmica. Na verdade, no final das contas, não sei se estou vendo com flash não. Como tive que aprovar o flash ontem, deduzi que ele passou a usar flash depois que aprovei, mas hoje, fazendo uma análise mais detalhada, vi que ele não rodou nada de flash.

De qualquer forma acho que sua panorâmica está compatível com as duas coisas, pois no código dela o flash é chamado em alguma condição. Ela chama um tal de pano2vr_player.swf e arquivos *.swf são arquivos flash. Tem também essa mensagem "This content requires HTML5/CSS3, WebGL, or Adobe Flash Player Version 9 or higher." que mostra que ele vai rodar com um ou com outro. Pela ordem das condições testadas eu diria que ele roda com HTML5 se tiver e, caso não tenha, tenta o Flash. Realmente não entendi por que ontem me pediu o Flash...

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Marcos Alexandre de Porto Alegre

Mensagem por cartola » 05 Ago 2015, 12:21

Oi Marcos,

consegui testar melhor agora. Se você editar o arquivo porta_farol.html e remover as linhas de 120 a 133 seu tour vai passar a funcionar apenas com Flash e você pode testar isso. Eu acho inclusive que a "fluidez" da imagem quando arrastamos é melhor no Flash que no HTML5, mas de longe não sou fã da tecnologia Flash. Se quiser testar isso só tenha cuidado para não editar o arquivo em um editor como Word ou outro que tenha formatação de texto. Tem que ser um editor de texto simples, normalmente usado para programação. O notepad serve, mas ele é um lixo como editor e você vai ter até dificuldade pra saber qual é a linha 120. Um bom editor pra isso é o Notepad++. No Linux eu uso o vi (vim), mas esse é meio punk, tem que aprender a usar antes, pois não é simples.

Abs, Cartola.

MarcosAlexandre
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Ago 2015, 12:17

Re: Marcos Alexandre de Porto Alegre

Mensagem por MarcosAlexandre » 05 Ago 2015, 12:24

Mais uma vez obrigado Cartola! Bom, quando criei o tour o Pano2VR me perguntou se queria em html5 ou flash, escolhi html5, mas pelo jeito ele disponibiliza os dois. Fico mais tranquilo que ele irá abrir em todos ou pelo menos na grande maioria dos dispositivos.

Abraço,

Marcos Alexandre

MarcosAlexandre
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Ago 2015, 12:17

Re: Marcos Alexandre de Porto Alegre

Mensagem por MarcosAlexandre » 05 Ago 2015, 12:30

Ah então realmente ele tem os dois. Bah, não irei fazer este teste, pois não sei nada de programação. Se esta funcionando, melhor não mexer em nada, rsrs

Abs.

Responder