Luiz Monteso

Fale um pouco sobre você, sua experiência com fotografia panorâmica, seus interesses no fórum e/ou como pode contribuir.
Lmonteso
Mensagens: 5
Registrado em: 28 Jan 2016, 16:15
Contato:

Luiz Monteso

Mensagem por Lmonteso » 30 Jan 2016, 14:50

Boa tarde,

Encontrei o fórum enquanto estava buscando informações sobre a confecção de panorâmicas.

Meu objetivo são fotos internas em sua grande maioria. Talvez eu faça algumas externas, mas não será o grande objetivo.
Usarei uma gopro 3+ black e estou adaptando 2 tripés, um menor e outro maior. Busquei algumas cabeças giratórias no ebay e devo adquirir uma.

Nestas últimas duas semanas de leituras e testes, eu já consegui fazer algumas panorâmicas com um certo sucesso. Ainda não consegui ter sucesso para fazer teto e nem tentei fazer o "chão" (nadir, é isso?) escondendo o tripé.

Também busco informações para "passeios virtuais". Esbarrei no valor do krpano que no momento o torna inviável, mas ele seria tudo que preciso.

Obrigado
gopro 3+ black
tripé 3 metros gambitech

Barra da Tijuca
Rio de Janeiro - RJ

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Luiz Monteso

Mensagem por cartola » 01 Fev 2016, 09:27

Oi Luiz,

aqui pelo fórum já rolaram uns links de cabeças na china que entregam no Brasil também, é mais uma opção. Dá pra fazer algo caseiro também e outra opção é usar um philopod, que é basicamente o que uso sempre hoje.

Seja qual for a opção, ao usar cabeças é bom fazer testes pra ver se o giro está correto. O "teste da fita na janela" é uma das melhores formas de verificar. Veja nesse link alguns métodos.

Tem outras formas de publicar também. Além do krpano tem publicadores gratuitos como o Panovisu, Salado Player e #VR5. Além disso você pode publicá-las em sites como 360cities, round.me e vários outros (tenho vários listados ali naquele mesmo manual).

Seja bem vindo ao fórum!

Abs, Cartola.

Lmonteso
Mensagens: 5
Registrado em: 28 Jan 2016, 16:15
Contato:

Re: Luiz Monteso

Mensagem por Lmonteso » 01 Fev 2016, 16:07

Boa tarde Cartola,

A cabeça eu já encomendei. Primeiro uma simples, específica de go pro. Foi muito barato. Acho que 3 dólares.
Agora eu estou vendo umas mais elaboradas, que dão uma travadinha em determinados ângulos. Coisa de 20 dólares.

Sobre a questão da publicação, o problema é criar o tour.

Fiz o testo no KRPANO e é perfeito. Acho que você tb usa, certo? Vi a sua visita no CCBB e exatamente aquilo que busco fazer.
Mas no momento eu não tenho 99 euros.

Então estou buscando software livre. Não encontro de jeito nenhum esse SALADO.
O Panovisu e o VR eu não tinha lido, vou procurar.

Achei um JATC 2.2.0 que aparentemente faz isso mas não é trivial de usar (ao menos para mim).
Você pode colocar os hotspots e até um pequeno mapa para se localizar. Já usou?

Abs,
Monteso
gopro 3+ black
tripé 3 metros gambitech

Barra da Tijuca
Rio de Janeiro - RJ

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Luiz Monteso

Mensagem por cartola » 01 Fev 2016, 16:35

Essas cabeças são legais? Poste o link delas pra gente.

Sim, uso o krpano. A licença dele me parece muito justa. Só paga isso aí pra vida toda, depois é só ir baixando as atualizações. Muitos softwares exigem pagamento pra atualizar ou manutenção anual.

O Salado realmente é difícil de achar. Até o link pra ele nas minhas referências está quebrado. Não lembro onde o encontrei da última vez, mas lembro que foi difícil. Acho que era versão 1.3.5 ou coisa parecida. A desvantagem é que ele é só em Flash, então não atinge dispositivos móveis com HTML5 apenas. Por conta disso em combinava ele com o #VR5. O Panovisu já é apenas HTML5 e pode também não ser muito compatível, mas também não posso afirmar, nunca consegui usá-lo direito, embora tenha contribuído pra tradução dele pra PT_BR. Se precisar posso arrumar o Salado Player e tem algum "manual" dele no material que usei num curso em 2011, acho. Está lá nas minhas referências.

Não conhecia esse JACT não, e olha que ele é antigo hein. Provavelmente não é compatível com HTML5 e dispositivos móveis. A última versão dele é de 2008.

Abs, Cartola.

Lmonteso
Mensagens: 5
Registrado em: 28 Jan 2016, 16:15
Contato:

Re: Luiz Monteso

Mensagem por Lmonteso » 01 Fev 2016, 17:26

Boa tarde

A cabeça do tripé é esta: http://www.ebay.com/itm/271969140919?_t ... EBIDX%3AIT
Ainda não comprei, mas fiz umas pesquisas e esta é a melhor custo benefício. Mas obviamente que posso ter deixado escapar alguma melhor.

A cabeça que comprei para gopro é muito muito simples. http://www.ebay.com/itm/272099569089?_t ... EBIDX%3AIT Usarei junto com a gambitech que fiz para alinhar a lente com o eixo. Usei vários braços da gopro. Farei as marcações dos graus usando algum liquid paper.



Sobre o programa, realmente ele fica barato se for pensar que é pra sempre. Mas no momento eu tô optando por algo mais barato. Talvez quando a economia re-aquecer e meu projeto dar certo, eu compre.

Baixei o Panovisu. Vou dar uma olhada. Se você achar o Salado melhor, poderia me enviar? talvez com algum link do dropbox, sem problemas.
Eu sou um pouco perdido quando o assunto é compatibilidade de pc, mobile / java, html, flash. Vou ler alguma coisa sobre isso.

Acredito que boa parte vá usar no celular, até porque eu indicarei o link via whatsapp (é o canal que meus clientes mais têm aceito).
gopro 3+ black
tripé 3 metros gambitech

Barra da Tijuca
Rio de Janeiro - RJ

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Luiz Monteso

Mensagem por cartola » 01 Fev 2016, 18:36

Rapaz, nenhuma dessas cabeças é apropriada pra fotografia 360x180°...

Se fizer alguma adaptação pra prender a câmera mais pra trás usando algo tipo um trilho ou extensor até rola fazer uma horizontal, mas na hora de girar pra fazer a foto de cima (zenith) e de baixo (nadir) não vai girar corretamente. Aqui no fórum já rolaram uns links pra cabeças chinesas apropriadas, dá uma procurada.

Outra solução é fazer algo bem simples, com madeira leve, plástico ou até papelão. Considerando que a gopro é super leve, qualquer material mais simples vai aguentá-la. Lá nas minhas referências tem exemplos de cabeças caseiras.

Abs, Cartola.

Lmonteso
Mensagens: 5
Registrado em: 28 Jan 2016, 16:15
Contato:

Re: Luiz Monteso

Mensagem por Lmonteso » 01 Fev 2016, 19:22

Cartola, entendo que somente essa cabeça não vai servir, porque a lente vai mudar de posição.
Em cima dessa cabeça (que me interessa por girar 360 graus) vai entrar a gambitech que fiz que a deixa girando sempre no mesmo ponto.

A gambiarra serve pra chegar a gopro para a direita e para trás. Deixando a lente em cima do eixo.


Mas por causa do adaptador, realmente não vai ficar legal pros pólos.
pesquisarei aqui no fórum.



Senti falta de um tópico só para gopro.


Obrigado
gopro 3+ black
tripé 3 metros gambitech

Barra da Tijuca
Rio de Janeiro - RJ

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Luiz Monteso

Mensagem por cartola » 02 Fev 2016, 09:31

Oi Luiz,

ok, vejo então que entendeu bem o esquema de como girar, mas de qualquer forma não recomendo a cabeça de bola. Ela vai tirar facilmente sua ganbitech do eixo do tripé, fazendo talvez a câmera girar, mesmo na horizontal, fora do eixo. Imagino que se vai comprar a cabeça, já tenha o tripé que troque de cabeça. Por que não bota a gambitech direto no tripé?

Pensei um pouco aqui e pra gopro daria realmente pra fazer com materiais mais simples. Plástico, por exemplo, como o de réguas escolares ou caixas de CD, podem ser facilmente manipulados, dobrados e furados pra fazer a coisa parecida com uma cabeça panorâmica tradicional. Com um material fino assim você prende fácil direto no tripé fazendo um furo no plástico e usando uma porca. Acrílico também pode servir da mesma forma.

Outro material que dá pra fazer tranquilo é com chapa de metal. Poderia ser uma chapa fina de alumínio (mais difícil arrumar) ou de um gabinete de computador ou de uma lata de um enlatado qualquer. Bom, eu tenho tesoura que corta isso, mas entendo que a maioria não tem. Se tiver ou puder arrumar, fica bem fácil depois só dobrar e furar.

Eu arriscaria ainda dizer que dá pra fazer com papel! :) Fazendo rolos bem compactos e achatados, usando fitas e tal, diria que deve dar certo. Já fiz várias coisas com papel. E pode combinar as coisas. Uma tampa de lata de folha de flandres (enlatado industrializado qualquer) por exemplo, sai fácil com o próprio abridor de latas. Pode dobrá-la pra fazer a base mais resistente. Daí o resto faz de papel ou plástico.

Um tópico específico sobre qualquer coisa pode surgir, mas sinceramente acho que não tem demanda suficiente pra gopro, como não tem, por exemplo, um específico pra celulares ou pra Samyang, talvez a lente mais usada pra isso no mundo. Além disso a gopro certamente não é a câmera mais recomendada pra isso. Não tem controle manual, não fotografa em raw e nem dá pra fazer múltipla exposição. O range dinâmico dela é pobre. Ela é mais usada profissionalmente pra vídeos, pra fotos deixa muito a desejar se comparar com uma DSLR.

Abs, Cartola.

Responder