Página 1 de 1

PTgui

Enviado: 26 Ago 2013, 23:22
por tcavalcante
Boa noite Cartola!



Comprei a lente 8mm, uma BOWER , agora completei o equipamento básico, fiz 6 fotos e montei minha primeira panorâmica, o nadir ficou aparecendo o tripé,(fiz conforme falou, deixando aparecer somente a borda da cabeça) mas não consegui fazer o Zenith. Não deu pra fazer com HUGIN, baixei a versão teste do PTGUI e ele costurou direitinho as imagens, vou salvar em um arquivo e te enviar no e-mail privado para sua avaliação. pois não sei a versão teste do PTgui, permite a colocação no fórum.
Tadeu Cavalcante

Re: PTgui

Enviado: 27 Ago 2013, 00:17
por Stoledo
Olá Tadeu,

Porque vc não conseguiu fazer o Zenith? Qual cabeça vc esta usando? Ou foi um problema com PTGui?

Eu uso o PTGui Pro, percebi que em algumas fotos ele não encontrou pontos em comum para poder fazer a costura e uma foi bem a do nadir, uma solução que encontrei foi mudar a ordem das fotos e colocar os pontos manualmente mesmo. No fim deu certo. Talvez seja isso que aconteceu com vc, só que com o zenith.

Você consegue exportar a equirretangular com a versão trial do PTGui mas vai sair umas carinhas amarelas tipo smile no meio das fotos, mas até onde sei ele não faz o arquivo final em flash ou html5, vc terá que usar o PanoTur, Pano2VR ou KRPano para finalizar como tour.

Cartola me corrija se estiver errado!

Abs,

Sandro Toledo

Re: PTgui

Enviado: 27 Ago 2013, 10:33
por cartola
Oi,

Não tenho certeza sobre o funcionamento das versões trial. Uma coisa que costumamos fazer na lista de discussão do hugin é pedir as imagens originais e o arquivo PTO do hugin pra dar uma olhada. Pode, por exemplo, diminuir as imagens e compartilhar as mesmas em baixa resolução pra facilitar. Pode por num dropbox da vida ou no google drive - acho que esse último é mais fácil.

Em qualquer software, PTGui, Hugin, Autopano, etc, é possível que o software não consiga juntar todas as imagens. Por isso é importante saber o processo manual de marcação de pontos neles e cada um vai ter alguns macetes pra tentar melhorar as chances de encontrar automagicamente os pontos em comum. A chance de encontrar ou não vai depender muitas vezes da cena e da abertura da lente. As vezes lentes mais fechadas podem te dar imagens que tem poucos objetos nela. Por exemplo, numa sala pode ter uma parede branca, ou numa externa pode ter um céu azul e uma lente muito fechada pode ficar com imagens todas brancas (parede) ou todas azuis (céu) e o software (e você) vai ter dificuldades em achar pontos em comum. Nesses casos é até mais fácil posicionar a imagem manualmente, pois assim como é difícil achar pontos de controle, também vai ser difícil perceber um encaixe não perfeito.

Não sei se me fiz entender... ontem mesmo eu encaixei uma imagem no zenith assim, arrastando com a mão mesmo pra tapar um buraco no céu.

Enfim Tadeu, pode tentar mandar o que já conseguiu e as originais pra gente ver se consegue avançar e te ajudar.

Abs, Cartola.

Re: PTgui

Enviado: 27 Ago 2013, 14:52
por tcavalcante
Ola, Sandro e Cartola,


Obrigado pela atenção, Sandro talvez tenha razão, o Zenith no caso era o teto branco da minha sala (PVC). A cabeça é uma NNK3.
Quanto ao HUGIN as mesmas fotos montadas no PTgui, deu erro de costura no Hugin, possivelmente erro paralaxe, pois a sala é pequena, mesmo tentando colocar manualmente os pontos de controle, não consegui montar, até porque estou tendo dificuldade em entender como funciona. Confesso que sou um analfabeto funcional em termos de informática, se puderam me mandar um passo a passo simples de entender eu agradeço desde já, pela paciência e compreensão.
Enfim, Cartola vou enviar as fotos, para uma avaliação de todos vocês,
Obrigado mais uma vez,

Tadeu Cavalcante

Re: PTgui

Enviado: 27 Ago 2013, 15:25
por cartola
Oi Tadeu,

dá uma olhada nesse outro tópico, onde postei um tutorial em vídeo que também serve pro seu caso. Só não deixe de ler um comentário que faço numa mensagem mais adiante sobre uma falha do tutorial em vídeo.

Se conseguir reduzir bem as imagens pode anexa-las aqui no fórum mesmo, num arquivo zip ou separadas, como fez o Emerson neste outro tópico.

Abs, Cartola.