Como perguntar as coisas

Dicas e truques para melhor uso do site
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1121
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Como perguntar as coisas

Mensagem por cartola » 11 Mai 2016, 10:43

Oi pessoal,

com frequência pessoas me procuram por vários meios, seja aqui no fórum, no facebook, no meu email, etc, e me perguntam como fazer isso ou aquilo. Eu prefiro responder aqui pelo fórum pra atingir vários objetivos:
  • tornar a informação pública
  • evitar precisar responder a mesma pergunta várias vezes
  • permitir que outras opiniões se somem à resposta
  • criar uma base de conhecimento
Entretanto, as vezes as perguntas vem muito vagas e é difícil responder. Por exemplo: "Cartola, como eu faço uma foto 360?". Rapaz, isso não é uma simples pergunta. Pra quem gosta de dar respostas completas, isso vai gerar um livro como resposta!

Algumas recomendações então:

1) O ideal é que as pessoas leiam, assistam vídeos e busquem a informação antes de perguntar. Ninguém aqui está ganhando nada pra ajudar os outros. Imagine como pode ser frustrante termos que repetir algo que já foi colocado num tutorial escrito ou num vídeo tutorial ou respondido em outras perguntas. Isso mostra que o tempo que gastamos fazendo aquela resposta completa e rebuscada foi em vão. Que alguém sequer se deu ao trabalho de procurar a resposta antes de te perguntar.

2) Ninguém aqui está ganhando nada para ajudá-lo. Tente ajudar as pessoas a te ajudar. Ao invés de nos fazer dispender o tempo de procurar as referências pra te mostrar, tente procurar antes. Se já tentou, mencione o que buscou e onde, assim também vai evitar que nós percamos tempo pra te dar uma referência que já não te atendeu.

3)Depois que esgotar as possibilidades, formule bem sua pergunta:
  • Descreva os passos do que já tentou
  • Descreva detalhes técnicos como seu sistema e versão (Windows 7, Mac OS 10, Ubuntu 15.04) e a versão dos softwares usados
  • O que você esperava e o que não funcionou
  • Mencione as possíveis mensagens de erro
Isso tudo vai motivar e, mais importante ainda, viabilizar que mais pessoas a colaborarem com sua dúvida, não tenha dúvidas!

Abraços, Cartola.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante