Cabeça motorizada Skywatcher Allview GoTo

Tudo sobre cabeças panorâmicas, manuais, motorizadas, anéis para objetivas, feitas em casa, comerciais, suportes para fotografia plana, enfim, qualquer coisa que segure sua máquina para facilitar a panorâmica ou a montagem
Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Cabeça motorizada Skywatcher Allview GoTo

Mensagem por Stoledo » 26 Dez 2013, 11:37

Bom dia pessoal,

Estive pesquisando sobre cabeças motorizadas para fotos panorâmicas e encontrei essa aqui: http://www.armazemdotelescopio.com.br/l ... unt-detail

Ela é bem parecida com a da Kolor/Merlin/Orion, já mencionada aqui no fórum.

Alguém já teve oportunidade e usar uma dessas? Ou quem tem a Kolor/Merlin/Orion poderia dar sua opinião, já que elas se parecem.

Abs.

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cabeça motorizada Skywatcher Allview GoTo

Mensagem por cartola » 26 Dez 2013, 13:46

Oi Sandro,

não conheço essa aí, mas tenho uma Merlin/Orion. Pra dizer a verdade até hoje não usei direito e já tenho há mais de um ano. Comprei em julho/2012. Ela se presta bem, na minha modesta opinião de não usuário frequente, pra fazer fotos com lentes mais fechadas em cenas sem muito movimento. Acaba que nunca me dou tempo ou acho um projeto interessante o suficiente pra investir nisso. Já fiz uns testes com ela com uma olho de peixe mesmo e já fiz umas modificações pra diminuir o buraco grande que ela deixaria no nadir. Já conversei com o Ayrton que me disse que a Merlin é muito lente em comparação com aquela alemã que custa quase 3.000 euros, mas também o preço é 6x maior ou mais, já que a minha comprei numa loja de telescópios por uns 220 euros.

Pra imensa maioria dos casos, usando uma lente em que cobrimos a esfera visual com poucas fotos (10 - 15), acho que não vale a pena, pois dá trabalho pra usar. Não sei esse controle dessa aí, mas o que vem com a Merlin não tem programação pra fazer todo o giro e fotos. Acho que a da kolor tem, pois eles fizeram um dispositivo pra isso. A Merlin acaba tendo que ser controlada via bluetooth com um computador, então é mais um trambolho pra levar e tem que pré-programar a movimentação. Há alguns programas, como um em Python que já postei por aqui, que calculam o giro todo, daí é só carregar. Se for programar múltiplas exposições ainda tem que programar essas "esperas" no giro, pra que dê tempo da câmera fazer os disparos.

Em resumo: acho algo muito peculiar pra atender uma necessidade bem particular, como um projeto de uma gigapixel, sendo que num evento, como um show ou partida de futebol, acho que ela pode não ser adequada (acho - já que nunca testei) por que é meio lenta.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Cabeça motorizada Skywatcher Allview GoTo

Mensagem por Stoledo » 26 Dez 2013, 14:48

Olá Cartola,

Eu pensei em fazer fotos gigapixel, li o manual e parece ser bem fácil usar, tem um modo Easy Pano Mode e outro mais avançado com mais possibilidades de customizar o processo.

Ela se parece muito com a Merlin/Orion, e tem um custo mais acessível.

Mas não entendi porque o fato dela ser mais lenta poderia atrapalhar uma gigapixel em evento?

Obrigado.

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cabeça motorizada Skywatcher Allview GoTo

Mensagem por cartola » 26 Dez 2013, 16:06

Por que pode demorar muito entre as primeiras e últimas fotos. Dependendo do que acontecer e do tempo que demorar vai ter muita mudança na cena, na luz e vai ser difícil encaixar ou vão acontecer muitos erros (o que é até normal num estádio por exemplo). Olha essa Rodeon, por exemplo, fotografando 3.5 gigapixels em 1m 40s : http://www.youtube.com/watch?v=yeb40a0kT0A. A Merlin vai demorar bem mais, não sei exatamente quanto, mas é beeem mais lenta.

Abs, Cartola.

Responder