Cabeça caseira

Tudo sobre cabeças panorâmicas, manuais, motorizadas, anéis para objetivas, feitas em casa, comerciais, suportes para fotografia plana, enfim, qualquer coisa que segure sua máquina para facilitar a panorâmica ou a montagem
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Cabeça caseira

Mensagem por cartola » 19 Set 2015, 12:28

Oi pessoal, segue a resposta a um colega que me pediu uma cabeça por email e a resposta talvez ajude outros:
Ola Carlos Cartola,
gostaria de saber se é possivel conseguir um "No Parallax Cartola Head", moro em Portugal e conheci seu trabalho pela Net. Não sou profissional de fotografia e sim um entusiasta que gostaria de aprender panorâmicas.
Se possível informar preços e tempo para entrega.

melhores cumprimentos

Carlos Ramos
Oi Carlos,

eu também sou um entusiasta. Recentemente não tenho mais construído cabeças panorâmicas e não estou com tempo disponível. Não sei exatamente qual modelo você viu, mas tem alguns que bolei que são bem simples e poderiam talvez te ajudar, como este aqui:

http://cartola.org/360/referencias/supo ... 360%C2%B0/

Nessa minha página eu centralizo várias referências, dentre as quais algumas para cabeças panorâmicas na seção "Engenhocas e Afins".

Atualmente eu tenho usado o philopod, mas não sei qual sua câmera e lente e se seria viável usá-lo. Nem lembro qual foi a última vez que usei um tripé com uma cabeça panorâmica. Nesse tutorial falo um pouco do philopod e lá nas minhas referências tem o link pra um vídeo que ensina a usar ele com uma DSLR. Se tiver uma grande angular acho que ele é a melhor opção.

Outra coisa que acho que ainda não botei direito nas minhas referências é o meu canal no youtube, onde tenho coisas que podem te ajudar.

Qualquer coisa se cadastre aqui que a gente troca mais informações e compartilha esse conhecimento com outros que podem te ajudar também.

Abraços, Cartola.

CRR
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Set 2015, 09:23

Re: Cabeça caseira

Mensagem por CRR » 20 Set 2015, 10:33

Obrigado pela pronta resposta.
Estou realmente pensando em confeccionar um, estou um pouco confuso com as medidas, principalmente na soma de L1 e L2.
Minha atual câmera é uma Nikon D750 com a objetiva 24-120mm.


Tripod mount length (L1) = 34
Entrance Pupil Length (L2) = 71
Total 105mm é a distância que vai da traseira da camera ou do ponto da montagem do tripé?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cabeça caseira

Mensagem por cartola » 20 Set 2015, 22:14

Oi Carlos,

As medidas são a partir do ponto de montagem (parafuso / rosca) do tripé. E elas devem ir até o eixo lá na frente. L1 + L2 equivalem à medida B dessa figura lá do meu site:

Imagem

Abs.

CRR
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Set 2015, 09:23

Re: Cabeça caseira

Mensagem por CRR » 21 Set 2015, 09:26

Obrigado pela resposta.
vou tentar construir uma bem simples e mais tarde adquiro uma fabricada.
Abçs

AlexandreONIXPHOTO
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Dez 2017, 15:37

Re: Cabeça caseira

Mensagem por AlexandreONIXPHOTO » 12 Jan 2018, 20:20

Boa noite, fiz a minha comprando um acessório para flash no mercado livre (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... inador-_JM) e uma outra peça que tinha em casa e estava parada. Como ela tem umas paradas para ajuste deu para encontrar o ponto nodal tranquilo, só sinto falta de algo para marcar as paradas que tenho feito no olho.
Anexos
cabeça.jpg

Responder