Dúvidas sobre kit completo para fotos 360°

Tudo sobre cabeças panorâmicas, manuais, motorizadas, anéis para objetivas, feitas em casa, comerciais, suportes para fotografia plana, enfim, qualquer coisa que segure sua máquina para facilitar a panorâmica ou a montagem
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Dúvidas sobre kit completo para fotos 360°

Mensagem por cartola » 21 Set 2016, 09:23

Oi pessoal,

recebi umas perguntas por email e, como de costume, prefiro postar aqui pra criar uma base de conhecimento e enriquecer as respostas com a opinião de vocês também.
Sou o Vinícius e te adicionei no facebook hoje. Descobri seu trabalho hoje buscando informações sobre imagens 360 na internet.
(...)

Segue abaixo a lista de itens que irei comprar e os que ainda estou em dúvida:

Câmera:
Irei comprar a Canon 6D, tanto pelas suas qualidades, tanto para a facilidade de uma futura venda da mesma. (você concorda com essa escolha?)
Sim, ótimo equipamento, tá bem servido, como estaria com outros também.
Lente: Estou em dúvida em relação a esse item: Sigma 8mm F3.5 ou 8-15 F4L (Qual você indicaria?)
Imagino que a 8-15mm seja a Canon. Dizem que a Sigma 8mm é excelente e em geral lentes fixas tem mais nitidez e qualidade geral do centro até as bordas, mas nunca toquei em uma, então sou suspento. A 8-15 vai te dar flexibilidade de fazer panorâmicas com mais resolução ao usá-la em 15mm, mas veja se vai cair em algum caso desses. Pro ramo imobiliário, por exemplo, não vejo necessidade. Em alguns ambientes com arquitetura mais rebuscada, como teatros, ou detalhes de interesse no ambiente, como museus, o usuário pode ser melhor atendido se puder dar mais zoom, pro que vai precisar de mais resolução na foto feita, pro que vai precisar fechar o ângulo de visão e usar mais fotos.
Controle remoto wifi: É necessário já que a Canon 6D possui wifi?
Não vejo muita necessidade, mas talvez seja prático. Não pode usar seu celular pra isso?
Tripé: Um da marca Manfrotto, o mesmo que me indicaram; tem preferência em algum modelo específico?
Não tenho preferências pra tripé. Tenho um Dolica Proline e um Vanguard Alta Pro 253CT, que parece não existir mais. É tipo esse 263AT. Esse último permite botar o eixo de giro inclinado até a horizontal, o que pode ser útil em algumas situações, como pra entrar com a câmera pela janela de um carro (vide mensagens aqui no fórum) ou em situações peculiares como a dessa foto pela janela.
Cabeça Panorâmica: Estou em dúvida em qual comprar e em relação ao anel para acoplar na câmera, ele difere dependendo
do tipo de lente escolhido? Você poderia me explicar qual o anel para cada lente? Nodal ninja Ultimate R10 ou R1 (Qual você indicaria?)
Nunca usei cabeças de anel, mas sim, o anel é próprio para cada lente, afinal, cada lente tem um diâmetro próprio e ele não é ajustável. No próprio site da Nodal Ninja você só consegue clicar em "Purchase" depois de escolher o anel equivalente à sua lente. Como não tenho experiência com esse tipo de cabeça, não sei recomendar.
Ez Leveller (alguma marca ou modelo específico ou ele é único?)
Ele é único e em vários posts por aqui já o mencionei como meio inútil na minha opinião. Se posso usar até o eixo na horizontal, como falei acima, pra que vou nivelar? Isso só é útil pra panorâmicas parciais na minha opinião (que provavelmente é diferente da de outros, ou o produto não existiria).

Abraços, Cartola.

Responder