vou dar aqui meu depoimento sobre o uso de um mastro para fotografar panorâmicas. Como um bom engenhoqueiro, prof. Pardal ou Mc Guyver que sou, pensei muito em fazer meu próprio mastro e fiz muitos projetos mentais de como realizar isso. Liguei pra várias empresas pra sondar sobre tubos de alumínio e até de fibra de carbono. Minha ideia era definitivamente fazer um modelo retrátil e com o tempo e as pesquisas fui concluindo que ia dar um certo trabalho e não ia ficar algo simples, pratico e de qualidade.
Por fim acabei aproveitando a oportunidade de um colega que viaja sempre e se prontificou a trazer um mastro da fanotec / nodal ninja pra mim. Não me arrependi e acho que o produto vale o preço. A qualidade é impecável, é feito em fibra-de-carbono, leve (pro que é) e de excelente acabamento. É impressionante como é possível guardar quase 6m em 1,20m.
O resultado das fotos é excepcional. Em geral as pessoas acham que a foto é aérea.
É possível atingir o mesmo resultado com um mastro feito com qualquer vara, penso eu. Minha primeira experiência, alias, foi com uma vara de aço galvanizada de 6m de altura que peguei emprestada numa loja de ferragens em Carolina, interior do Maranhão. A loja ficava a uns 6 quarteirões da igreja de onde fiz a foto, então não foi muito problema ela não ser portátil. Ficava ainda a 1 quarteirão da casa onde eu estava, afinal precisava levar pra casa pra fazer a adaptação pra prender a câmera.

Depois disso só fiz com mastros usando o da fanotec. Comprei pelo site da nodal ninja mesmo e escolhi o Series 2 Complete.
Alguns exemplos de uso do mastro:
A meia altura (você pode deixá-lo parado em qualquer ponto entre o recolhido e totalmente aberto):
No Real Gabinete Português de Leitura

Na Caminhadown
Na foto do pátio interno da Fiocruz (3a foto do tour)
A toda altura:
No caminhão do bloco de carnaval (trio)
Na frente do castelo da Fiocruz (segunda foto do tour)
Aqui eu fazendo uma que ainda não publiquei na Cinelândia (RJ):
Bom, espero ter passado um pouco da diferença que faz aumentar a altura da tomada das fotos em alguns casos.
Abraços, Cartola.