sequência de fotos

A técnica geral de criação de panorâmicas e imagens de alta definição, determinação do ponto nodal (entrada da pupila) da lente, etc
Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

sequência de fotos

Mensagem por Rogério » 01 Set 2013, 08:57

estou tentando fazer panorâmicas com uma Canon 18-55mm, porem estou com dificuldades com nadir e zenit. Gostaria de saber como montar a sequência de fotos; monto primeiro na horizontal? Faço sequências de fotos Com ângulo acima e abaixo? em resumo, tenho várias dúvidas na hora da montagem.

desde já agradeço a disposição de todos.

Rogério

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: sequência de fotos

Mensagem por cartola » 01 Set 2013, 11:51

Oi Rogério,

realmente com a 18-55 vai ter que fazer provavelmente mais de 30 fotos pra montar. Eu iria por partes, montando primeiro a linha horizontal de imagens e depois adicionando as demais, linha por linha. É importante que tenha girado em torno da entrada da iris da lente. Você tem uma cabeça apropriada para panorâmicas? Se não tiver, então o melhor é fotografar uma cena mais apropriada, que gerará menos problemas. Eu sugeriria uma cena de natureza com os objetos (árvores, montanhas, plantas, etc) o mais longe possível do ponto de onde fotografar.

Fora isso, se tiver dificuldades passe mais detalhes. Com o pouco que você disse é meio difícil ser objetivo ao ajudar. Eu prefiro ir montando as horizontais em etapas, mas se fez com uma cabeça apropriada, com a sobreposição adequada e se a cena ajudar (não tiver fotos sem pontos de controle, como um pedaço branco de parede) pode ser que jogando as fotos todas no software ele resolva. Se for o caso compartilhe as imagens em tamanho reduzido (pra facilitar o download).

Abs, Cartola.

Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

Re: sequência de fotos

Mensagem por Rogério » 02 Set 2013, 16:23

Obrigado Cartola, acabei de adquirir uma Nikon D3100 e fiz uma cabeça panorâmica a partir do modelo que você postou, só que fiz para a câmera da Sony. Acredito ter que mudar os parâmetros da cabeça, mas assim que tiver alguma panorâmica pronta posto para que dê uma olhada. Obrigado mais uma vêz.

Att Rogério.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: sequência de fotos

Mensagem por cartola » 02 Set 2013, 17:36

Sim Rogério,

provavelmente vai ter que acertar os locais dos furos onde a máquina fica presa e onde a cabeça fica presa no tripé. Se tiver tempo compartilhe umas fotos da engenhoca por aqui! :)

Abs, Cartola.

Responder