Fotografado com pole (Mastro)

A técnica geral de criação de panorâmicas e imagens de alta definição, determinação do ponto nodal (entrada da pupila) da lente, etc
claudiocoj
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Out 2013, 08:45

Fotografado com pole (Mastro)

Mensagem por claudiocoj » 29 Jan 2014, 18:48

Como fazer um pole (mastro) alguma dica?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Fotografado com pole (Mastro)

Mensagem por cartola » 29 Jan 2014, 21:20

Oi Cláudio,

se você não tiver requisitos seus pode simplesmente usar uma barra de aço, um tubo qualquer.

Eu usei uma barra de aço galvanizada de 6m uma vez no alto da torre de uma igreja. A única coisa que fiz foi uma adaptação pra prender a cabeça do tripé na ponta dela. Tem umas fotos lá no post do blog:

http://cartola.org/360/2011/08/03/vista ... ao-brasil/

Depois fiquei um tempão tentando bolar como fazer um retrátil, pra ficar mais fácil levar, por exemplo, no ônibus ou num avião. Desisti e comprei um pronto. Por isso que disse que se você quiser apenas subir, dá-se um jeito, mas se começar a querer assim ou assado pode ficar difícil. Pode conseguir partir a vara em pedaços menores e arrumar uma forma de emendar, mas fazendo caseiro não sei se consegue fazer algo prático, mas dá pra usar :)

Um dos problemas da vara inteira é levantar com a máquina na ponta. Na igreja não tive esse problema, por que era uma torre. No chão pode tentar prender um lado e com uma corda amarrada na outra ponta fazer subir. Parece que içam mastros de velas assim (não sou velejador, mas um me sugeriu isso, rs).

Vamos trocando ideias aí, se fizer algo mostra pra gente ou vamos trocando figurinha até amadurecer.

Abs!

claudiocoj
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Out 2013, 08:45

Re: Fotografado com pole (Mastro)

Mensagem por claudiocoj » 29 Jan 2014, 21:29

Cartola vou tentar fazer um aqui, mais to pensando
em testar com gopro pq dslr é bem pesadinha.

Abs

abelhadigital
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Jan 2014, 18:14

Re: Fotografado com pole (Mastro)

Mensagem por abelhadigital » 30 Jan 2014, 08:50

Tentei várias maneiras de montar um pole tupiniquim! Sem sucesso. Comprei nivel manfroto, Juntei dois monopé e até desmontei um tripé e juntei as pernas mais resultado não foi legal, pesado, sem precisao...a solução melhor que encontrei foi investir em um pole travel, já viajei na bagagem de mão é rápido, passa do rx dos aeroportos sem despachar bagagem, em breve vou publicar alguns panos feito com o poletravel.
Ainda tenho alguma dificuldade no nadir em algumas tomadas, alguns dão certos outros não.
Abs. Romeo Campos :roll:

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Fotografado com pole (Mastro)

Mensagem por cartola » 30 Jan 2014, 09:24

O mastro comercial, retrátil, tem essas conveniências todas, mas acho que dá pra fazer um tupinikin com sucesso sim.

A estabilidade não existe em nenhum. Mesmo o profissa eu tenho que estabilizar dependendo da cena, senão dá bastante erro de parallax, principalmente por que dificilmente você consegue balancear bem o peso da câmera na ponta. Alias, Cláudio, acho que essa é uma boa dica: tentar deixar o peso da câmera equilibrado na ponta do mastro. Se preocupe mais com a distribuição do peso do que com o giro no ponto nodal e testa, pq o mastro fica balançando, tanto que uso cordas pra estabilizá-lo sempre que posso. E quando não posso a junção é sempre mais difícil.

Veja aqui uma foto dele estabilizado (se já não viu).


Em cenas indoor então isso é mais importante, por que a cena tem objetos mais perto e os erros se acentuam. Usei cordas no Real Gabinete, como pode ver nas fotos no álbum colocado sobre a panorâmica.

Pra fazer algo mais portátil pode, por exemplo, usar partes de tubo metálico e levar numa serralheria e pedir pra soldar porca de um lado e parafuso do outro, mas use algo bem grosso pra dar conta do torque. De 3/8'' pra cima eu acho. Não fica retrátil mas fica desmontável.

Usar monopés ou pernas de tripés não acho viável mesmo, como o Romeo já comentou. São feitos pra sustentar coisas menores, são bem mais fracos que uma barra de aço ou mesmo uma barra mais grossa de alumínio. Não dá pra pegar algo que já fica no limite pra sustentar algo a pouco mais de 1m de altura e juntar pra virar algo de 3 a 6m, tem que usar material que vá aguentar. Se não tem muita prática ou conhecimento com materiais e suas resistências tente pecar pelo exagero de início.

E se pensar na possibilidade de gastar, eu realmente estou plenamente satisfeito com o mastro da nodal ninja.

Abs, Cartola.

Responder