Ajuste de ponto nodal evita todos os erros de parallaxe

A técnica geral de criação de panorâmicas e imagens de alta definição, determinação do ponto nodal (entrada da pupila) da lente, etc

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ajuste de ponto nodal evita todos os erros de parallaxe

Mensagem por cartola » 03 Jul 2015, 13:33

Já fez o teste da fita na janela que mencionei ali em cima?

Tem também o teste feito fotografando a DSLR de frente com um fundo claro, ambos mencionados nesse mesmo material cujo link está ali em cima.

Em tese se estiver girando usando o NPP não vai ter erro, mas na prática isso é bem difícil. A medida que você faz muitas fotos acaba que uma ou outra ficam perfeitas, sem necessidade de ajustes, mas o tipo de cena também ajuda (ou atrapalha, rs).

Eu só costuro com o Hugin, mas também acho o PTGui melhor que o Autopano, embora tenha apenas experimentado eles rapidamente.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ajuste de ponto nodal evita todos os erros de parallaxe

Mensagem por cartola » 03 Jul 2015, 13:40

Em alguns casos a costura não funciona bem em alguns pontos da imagem simplesmente por que naquele trecho não foram criados pontos de controle. Nas costuras mais difíceis é muitas vezes necessário criar pontos de controle manualmente, seja um a um seja especificando uma pequena região onde você quer que sejam criados pontos. Essa segunda função que comentei existe no PTGui e no Hugin. Não lembro se tem no Autopano. Facilita bem a vida, pois ficar cadastrando pontos manualmente pode tomar um tempo precioso, além de ser meio chato.

Pra aumentar as chances de dar certo de primeira é legal também, em alguns casos, guardar a configuração final da lente após uma costura bem feita. Usava isso as vezes no Hugin quando minha lente era uma lente manual e o Hugin não a reconhecia de primeira. Eu salvei um arquivo da lente após uma boa costura e carregava ele pra todo novo panorama que iniciava.

Abs, Cartola.

Responder