Página 1 de 1

GIGAPAN - Por Onde Começar

Enviado: 11 Jun 2014, 10:19
por epassarin
Bom dia Pessoal

Estou pretendendo fazer alguns trabalhos com GigaPan, porem tenho alguma duvidas.

1) É possivel fazeer a gigapan sem aqueles equipamentos dedicados, ou seja, cabeças panoramicas giratoria automatizada? Posso fazer manualmente?
2) Pretendo utilizar duas lentes para fazer o teste. Uma 50mm com crope 1.5 que ficará 75mm e outra 105mm que com o crop ficará com 157mm. Preciso encontrar o ponto nodal + parallax para essas duas lentes?
3) Por onde inicio a sequencia de imagens. A cada quantos graus preciso fazer cada imagem? existe alguma formula pra isso ou é na hora de fotografar?
4) depois que eu fizer as imagens, como costuro elas no hugin. Carrego todas, ou carrego linha por linha fotografada primeiro? Alias, faço a sequencia sempre na horizontal ou na vertical?
6) Pretendo fazer tanto a 360x180 e tambem uma imagem panoramica para impressao, sem distorções? Posso utilizar a mesma imagem ou preciso fazer duas sequencias diferentes?

Bom, por enquando é isso?

OBS: Alguem sabe o link daquelas referecias de lente e camera para definir paralax e ponto nodal. Eu passei a ultilizar outro navegador e esqueci de importar minha lista de paginas que havia no Chrome.

Re: GIGAPAN - Por Onde Começar

Enviado: 11 Jun 2014, 15:59
por cartola
epassarin escreveu:Bom dia Pessoal

Estou pretendendo fazer alguns trabalhos com GigaPan, porem tenho alguma duvidas.

1) É possivel fazeer a gigapan sem aqueles equipamentos dedicados, ou seja, cabeças panoramicas giratoria automatizada? Posso fazer manualmente?
Manualmente é sem sequer uma cabeça panorâmica? Aí acho difícil, mas com uma cabeça com rodador indexado é tranquilo, não precisa de robô. Com 50mm já chega no gigapixel.
Uma do Ayrton feita no complexo do alemão foi feita com cabeça nodal ninja manual mesmo.
epassarin escreveu:2) Pretendo utilizar duas lentes para fazer o teste. Uma 50mm com crope 1.5 que ficará 75mm e outra 105mm que com o crop ficará com 157mm. Preciso encontrar o ponto nodal + parallax para essas duas lentes?
É sempre bom, mas se é possível fazer sem isso depende também da cena, da distância das coisas e tal.
epassarin escreveu:3) Por onde inicio a sequencia de imagens. A cada quantos graus preciso fazer cada imagem? existe alguma formula pra isso ou é na hora de fotografar?
Existem fórmulas sim, mas nada impede que faça no olho, desde que garanta sobreposição adequada entre as fotos pra que os programas e você mesmo consigam marcar os pontos em comum entre elas.
epassarin escreveu:4) depois que eu fizer as imagens, como costuro elas no hugin. Carrego todas, ou carrego linha por linha fotografada primeiro? Alias, faço a sequencia sempre na horizontal ou na vertical?
Não sei se o hugin dá conta do recado, mas pode tentar. Eu carregaria linha por linha, até por que já faço isso quando fotografo em várias linhas mesmo em fotos menores. Eu faria as etapas de linhas horizontais.

Em geral o processo de gigapixels vai trabalhar em etapas, já gerando as imagens partidas prontas para a multi-resolução da publicação final. Tanto o autopano giga quanto scripts que usam as mesmas ferramentas que o hugin fazem assim, pois chega uma hora que é inviável lidar com certo tamanho de arquivo e imagem. É preciso dividir para conquistar.
epassarin escreveu:6) Pretendo fazer tanto a 360x180 e tambem uma imagem panoramica para impressao, sem distorções? Posso utilizar a mesma imagem ou preciso fazer duas sequencias diferentes?
Como assim sem distorções? Dependendo do que quiser não tem como não distorcer, só tem como cortar as partes distorcidas. Pode usar a mesma imagem, mas dependendo do tamanho dela ela pode nunca conseguir existir como uma imagem única. Pra impressão eu gosto muito da stereográfica (little planet) ou da própria equirretangular e outras parecidas, como cilíndrica e mercator, mas essas todas tem distorções. A única que não distorce é a cúbica, mas também fica tudo dividido em 6 partes.
epassarin escreveu:Bom, por enquando é isso?

OBS: Alguem sabe o link daquelas referecias de lente e camera para definir paralax e ponto nodal. Eu passei a ultilizar outro navegador e esqueci de importar minha lista de paginas que havia no Chrome.
É lá no wiki do panotools, o Entrance Pupil Database.

Em outro tópico recente sugeri uma forma relativamente simples de encontrar o NPP.

Re: GIGAPAN - Por Onde Começar

Enviado: 13 Jun 2014, 22:04
por epassarin
Valeu Cartola, obrigado pelas dicas

Re: GIGAPAN - Por Onde Começar

Enviado: 06 Fev 2015, 10:57
por epassarin
BOM DIA PESSOAL
seguinte, estou algumas duvidas.
Um cliente meu que apoia os esportes aqui na cidade me pediu uma serie de coisas que entre ela se eu faço as tais Panorâmicas onde o visitante entra, encontra ele no evento, marca e compartilha com os amigos no facebook, email enfim. Dei pesquida e encontrei a tal GIGA TAG que deve ser o que executa esse tipo de marcação que é fornecido, vendido pela mesma empresa que comercializa o EPIC PRO. Não sei seria viável investi nesse equipamento e aquela seria de software que eles oferecem sem fechar o contrato com uma serie de eventos para fazer a cobertura. Para que isso aconteça preciso fazer uma boa apresentação de uma GIGA PAN para esse cliente, e se o mesmo aprovar ai sim depois de fechado o contrato poderei adquirir toda parafernália necessária para facilitar a construção das tais GIGAPAN com compartilhamento e marcação de pessoas através do GIGA TAG.
Porem eu utilizo o PANOTOUR PRO para construir minha panorâmicas, o Hugin para costurar as imagem e o Photoshop ou GIMP para dar um trato na imagem e fazer algumas correções necessárias. Gostaria de saber se com o Panotour da pra fazer esse tipo de panoramica interativa com a marcação de tag pelos visitantes.
Se tiver alguém com um conhecimento mais avançado no Panotour Pro ou possa me explicar como é feito esse processo eu serei eternamente grato.

Re: GIGAPAN - Por Onde Começar

Enviado: 06 Fev 2015, 15:58
por cartola
Oi Emerson,

creio que dá pra fazer sim, embora eu não tenha feito ainda. O Panotour usa o krpano por trás dos panos, que tem um plugin pra isso. Se não me engano você pode testar de graça com um número limitado de marcações.

Aqui a página do tal plugin. Aqui o site oficial da empresa que faz o plugin. Os preços me parecem um pouco salgados também, mas talvez sejam mais baratos do que os que você viu.

Vi depois, no site deles, que tem uma versão do plugin pro Panotour Pro 2. Deve ser mais amigável.

Abs, Cartola.