Determinando o ponto nodal com uma fita na janela

A técnica geral de criação de panorâmicas e imagens de alta definição, determinação do ponto nodal (entrada da pupila) da lente, etc
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1185
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Determinando o ponto nodal com uma fita na janela

Mensagem por cartola » 03 Jun 2012, 11:16

Oi pessoal,

essa dica é pra quem está começando e já sabe o que é o ponto nodal.

Mesmo depois de saber o que ele é e de ter uma cabeça panorâmica é preciso colocar a câmera no ponto correto da cabeça. Existem três medidas a se ajustar, como mostrado na figura abaixo:

Imagem

A cabeça de tripé da imagem é caseira e já foi feita com as medidas adequadas tomando como base uma base de dados com medidas conhecidas.

Se você não tem essas medidas vai ter que posicionar a câmera até que ela esteja na posição correta, não causando erros de parallax. Veja que as medidas "C" e "H" na figura podem ser facilmente medidas em relação ao centro da lente:

ImagemImagem

E a medida "C" vai ser zero na maioria das máquinas. A outra medida foi chamada de "L1+L2" por ter sido dividida em duas partes:

ImagemImagem

O que eu queria mostrar aqui é como usar uma fita presa na janela pra determinar se sua máquina está bem posicionada no ponto nodal.

Você deve posicionar sua câmera com a cabeça no tripé próximo a uma janela. Do lado de fora da janela é importante que haja algum ponto fixo para fotografar. Se possível algo que não seja uma árvore, nuvem ou coisas que se mexam.

Em seguida cole uma fita na janela, de modo que ela apareça na foto junto do objeto fixo escolhido, um poste, uma casa, um prédio.

Você faz uma foto com a câmera numa posição e depois outra foto com a câmera girada para o lado oposto, de modo que a fita e o objeto ao longe apareçam nas duas fotos:

Imagem

Essa imagem foi feita já com a câmera bem próxima ao ponto nodal, então a diferença que aparece bem pequena. Veja, porém, como ela fica evidente em fotos sobrepostas:

Imagem

Você deve reposicionar então a máquina, mudando a medida "L1 + L2", até que a fita fique na mesma posição ao girar a cabeça no tripé:

Imagem

Algumas imagens mostradas aqui são do site do John Houghton. Meu objetivo aqui foi passar um pouco disso pro português.

Abraços, Cartola.

Avatar do usuário
DJIO
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Mai 2012, 13:50
Localização: Curitiba, PR
Contato:

Re: Determinando o ponto nodal com uma fita na janela

Mensagem por DJIO » 23 Ago 2012, 15:25

Muito boa essa dica!
Essencial
=)
DJIO | Dionizio Bonfim Bach
360ºMix | Integrações Multimídia
+55 (41) 8839.0929 | 3779.9322
Skype : [url=skype://djio.com.br]djio.com.br[/url] ou [url=skype://www.360mix.net]www.360mix.net[/url]
Website: www.360mix.net
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante