Como encontrar o ponto nodal - olhando pra lente

Tudo sobre cabeças panorâmicas, manuais, motorizadas, anéis para objetivas, feitas em casa, comerciais, suportes para fotografia plana, enfim, qualquer coisa que segure sua máquina para facilitar a panorâmica ou a montagem
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Como encontrar o ponto nodal - olhando pra lente

Mensagem por cartola » 18 Mai 2012, 18:43

Oi pessoal,

um pré-requisito importante para fazer uma foto panorâmica da esfera completa é fotografar girando em torno do ponto nodal. É necessário usar uma cabeça panorâmica pra poder fazer o giro assim, seja uma artesanal ou comercial. Vamos falar aqui de uma forma de encontrar o ponto nodal numa câmera reflex.

As medidas necessárias:
Imagem Imagem Imagem Imagem

As medidas C, H e L1 são facilmente obtidas com uma régua ou mesmo visualmente ao colocarmos a câmera na cabeça diretamente. A que falta é a L2, que na montagem se torna L1 + L2. É essa medida que vamos variar para encontrar o ponto nodal, as demais já devem ter sido usadas para posicionar a câmera, caso contrário podemos falhar. Nem todas as cabeças panorâmicas suportam o ajuste da medida C, até por que a minoria das máquinas tem essa medida diferente de zero.

No caso de cabeças artesanais, por exemplo, é importante verificar se o braço em L da base está realmente com 90º de angulação. Pra garantir isso é bom comprar uma peça pronta ao invés de dobrar uma barra.

Uma forma de avaliar / posicionar a câmera na cabeça corretamente é olhando para ela de frente.

Esse método serve apenas para uma câmera reflex. Nesses modelos, ao olhar de frente para a câmera, como se ela fosse nos fotografar, é possível ver a entrada da pupila da lente. Tem que ter luminosidade atrás da câmera para que isso aconteça e nada obstruindo o visor.

Com a câmera na cabeça panorâmica temos que ter um referencial fixo, uma linha, um objeto, que nos permita olhar para a lente enquanto giramos o conjunto câmera+lente+cabeça panorâmica. O objetivo é que, ao girar, a íris da lente não mude de posição, como na figura abaixo:

Imagem

O mais normal é que num primeiro momento o giro faça o ponto branco da pupila se deslocar de um lado para o outro, a não ser que você dê muita sorte ou que você use o melhor chute, como sugerido acima para algumas situações em que isso é possível. Veja o giro fora do ponto nodal:

Imagem

No caso acima a câmera esta atrás do ponto nodal. É preciso chegá-la mais pra frente e repetir o teste. Naturalmente você não precisa fotografar ou filmar o conjunto pra ver isso, pode colocar tudo, por exemplo, dentro do box do banheiro ou outra porta de vidro (portaria do prédio, etc) e marcar uma linha no vidro pra poder verificar o conjunto. Talvez precise é de um ajudante :)

Abraços, Cartola.

Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Como encontrar o ponto nodal - olhando pra lente

Mensagem por eFe » 15 Jun 2012, 11:35

Cartola, bom dia!

Muito interessante essa maneira de descobrir o NPP, estou postando o link para a explicação completa para aqueles que precisarem de informações mais detalhadas a respeito.

http://ads.tt/cMHCYQ

Seria bacana se mais pessoas postassem tutoriais para essa finalidade, ja que ela é fundamental para a produção das imersivas.

Grande abraço!

eFe

http://www.UmOlharDiario.com.br
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Como encontrar o ponto nodal - olhando pra lente

Mensagem por epassarin » 28 Ago 2012, 17:25

Boa tarde Cartola.

Duvida sobre as medida e distancias.

Seguinte, eu li aqui e li ali, mas sinceramente tem uma coisa que esta me tirando o sono sobre a cabeça de foto panoramica caseira.Eu peguei as medidas da minha camera e lente mas nao to conseguindo entender a arquitetura de construção.

A minha é uma D7000 + Lente 8mm FishEye Rokinon (Samyang)
e os dados colhidos la foram

D7000 C = 0 H = 43mm L1 = 40mm
Lente L2 = 50mm

o que nao to entendendo é onde eu coloco essa medida L1 + L2 no suporte.
Tem algum coisa a ver com o parafuso. todos os turoriais encontrados a foto com as medidas nao estão
muito claras de onde iniciam.

No seu blog voce mostra a medida A e B, onde creio que B = H e a Medida A = C, so que nesse caso percebe-se que a medida coresponde de um
futo a outro, porem L1 + L2 é qual medida, observando pelo seu blog nesse Link http://cartola.org/360/referencias/supo ... 360%C2%B0/

Veja o link abaixo, tem um outro que eu nao estou encontrando ele aqui, mas é um aue tem a medida L1+L2 mas nao seu onde começa, se no parafuso ou na barra.
Se tiver algum link que eu consiga ver isso agradeço.


http://panoforum.com.br/viewtopic.php?f ... 24a54d4d6c

Agradeço desde já
Att
Emerson

Voltar ao topo
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Como encontrar o ponto nodal - olhando pra lente

Mensagem por cartola » 28 Ago 2012, 17:56

Oi Epassarin!

Rapaz, sua dúvida é boa pra enriquecer os tutoriais e deixar a coisa bem clara.

A medida L1 é do centro do parafuso que prende a máquina ao tripé até o encaixe da lente na máquina.
A medida L2 é do encaixe da lente na máquina até o ponto nodal. O ponto nodal deve ficar no centro do eixo de giro, onde portanto estará o parafuso na barra.

Concluindo, a distância entre um furo e outro é o L1+L2, a saber: um furo é o que prende a máquina na barra que se move na vertical e o outro é o furo que prende esta mesma barra na barra em L, na parte superior dela. Veja aqui uma figura que não sei se já tinha passado (a mais embaixo, com a foto da cabeça caseira com as medidas apontadas nela).

Qualquer coisa é só falar, só não vai fazer o furo no lugar errado e depois ter que refazer :) Apesar de que, já dizia J. R. Duran: "A arte de fazer é a arte de refazer" :)

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Como encontrar o ponto nodal - olhando pra lente

Mensagem por epassarin » 28 Ago 2012, 18:32

Bom, ate aqui deu pra entender, mas o L1+L2 , ou seja no caso da medida da minha D7000 + Lente, eu teria qeu marcar o centro do furo onde vai encaixada a camera medir 90cm até o outro furo que estará alinhado com o furo da base?
Ou tenho que marcar o centro do furo onde vai a camera e medir 90cm até o fina da barra onde ela ficará apoiada?
Quanto a media H ela vai da base até aquele furo de baixo ou preciso dividir 43mm/2 para achar o centro? Aquela medida que peguei no link é total ou já é do centro, ou seja, imagine minha lente com medida 43mm. Onde sua figura mostra H, deve ter 43mm ou 21,5mm?
Agradeço desde já
Att
Emerson
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Como encontrar o ponto nodal - olhando pra lente

Mensagem por cartola » 28 Ago 2012, 22:25

Bom, vamos ver se consigo te elucidar.
epassarin escreveu:Bom, ate aqui deu pra entender, mas o L1+L2 , ou seja no caso da medida da minha D7000 + Lente, eu teria que marcar o centro do furo onde vai encaixada a camera medir 90cm até o outro furo que estará alinhado com o furo da base?
Ou tenho que marcar o centro do furo onde vai a camera e medir 90cm até o fina da barra onde ela ficará apoiada?
É de furo a furo, como comentei. Veja que o tamanho da barra não vai influenciar no ponto nodal. O que vai determinar o giro em torno de um eixo são as posições dos furos. Se a barra tiver 1 metro a mais pra frente ou pra trás os furos continuarão mantendo o giro no mesmo lugar. Por isso que te fale antes que aquele monte de medida no link que você passou era irrelevante e vai variar de projeto pra projeto.

Acho que uma coisa que está fazendo falta pro seu entendimento também é a noção de como se marcam medidas num projeto, seja um desenho técnico, uma planta arquitetônica ou um desenho mecânico. As medidas apontam precisamente os pontos entre as quais elas se referem. Tome como exemplo o desenho técnico de uma peça mecânica, como mostrado na figura abaixo.

(clique na imagem para que apareça inteira)
curso-desenho-tecnico.jpg
curso-desenho-tecnico.jpg (26.9 KiB) Exibido 23046 vezes
Não há a menor dúvida, se você entende como as medidas são marcadas, dos limites a que elas se referem. Pra marcar uma medida você observa na figura onde estão os pontos entre os quais quer representar a medida. Puxa duas linhas paralelas a partir deles, traça uma linha perpendicular entre elas e registra ali a medida. Essa linha perpendicular pode ter setas nas pontas (que talvez seja algo mais intuitivo) ou traços que cortam as retas perpendiculares inicialmente puxadas, que foi o que fiz.

Sabendo disso realmente não faz muito sentido a sua próxima pergunta. É só olhar pra figura já mostrada:

Imagem

E ver que a medida claramente não é do diâmetro da lente, que não precisa ser dividida por dois. O ponto nodal é como se fosse a entrada da iris da lente. Olhando de frente ele se encontra no centro da lente. Não seria muito sensato te dar a medida do diâmetro pra depois você ter que dividir pra achar onde furar. Já tens a medida de onde furar.
epassarin escreveu:Quanto a media H ela vai da base até aquele furo de baixo ou preciso dividir 43mm/2 para achar o centro? Aquela medida que peguei no link é total ou já é do centro, ou seja, imagine minha lente com medida 43mm. Onde sua figura mostra H, deve ter 43mm ou 21,5mm?
Agradeço desde já
Att
Emerson
Como você está parecendo muito confuso acho que vale ressaltar alguns pontos:
  • Lembre-se que no modelo proposto a máquina vai ficar na vertical
  • Atente para o fato de que a medida H é de onde a base da câmera vai ficar apoiada até o centro do furo da base da cabeça.
    • Isso significa que você tem que considerar a medida da espessura da barra onde a câmera ficará presa caso tome a medida a partir da parte vertical da barra em 'L'
Veja por exemplo a figura lá do tutorial do blog:
Imagem
Veja na última imagem (inferior à direita) que a medida A (que estávamos chamando de H até agora) não é medida colada na haste vertical, ela é medida colada na base da máquina, que vai ficar apoiada na barra onde a máquina é presa. O centro da lente tem que coincidir com o furo da base, certo? Se não coincidir, ao girar a máquina não estará girando em torno do ponto nodal.

Se não é você que vai fazer a cabeça, o ideal então é não passar a medida A (ou H, seja lá como chamemos isso), e sim ela mais a espessura da base da câmera, indicando que essa é a distância que o furo da base do 'L' tem que ter da haste vertical dele mesmo.

Veja ainda nessa última figura que a medida B (correspondente ao que estávamos chamando de L1 + L2 até aqui) é entre os centros dos parafusos.

Nessa outra figura, que falei na outra mensagem ali em cima, pode ver novamente como a medida H não inclui a espessura da barra onde a câmera é presa.
Imagem
Nessa figura realmente não dá pra ver direito que a medida H vai até o centro do furo da base (onde se prende ao tripé) nem de onde até onde vão as medidas L1+L2, mas espero que as outras figuras e o que escrevi já tenham finalmente esclarecido.

Essa figura é a foto de uma cabeça que fiz para um colega aqui do fórum. Veja que usei nela uma cantoneira de ferro pintado comprada numa loja de ferragens e como barra para prender a câmera usei um pedaço de alumínio de esquadria de janela. Com mais alguns parafusos, porcas borboleta e um punhado de ferramentas é um modelo fácil de fazer.

Abraços e qualquer coisa tamos aí.

Avatar do usuário
henriqueblunk
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Mar 2016, 11:00
Localização: Jaraguá do Sul
Contato:

Re: Como encontrar o ponto nodal - olhando pra lente

Mensagem por henriqueblunk » 06 Mar 2017, 10:35

Olá pessoal.

Acredito que já foi bastante comentado sobre este assunto, porém ainda gostaria de tirar algumas dúvidas.

Tenho uma lente 24-85 da nikon que estou com muita dificuldade em encontrar o ponto nodal, pode até ser em 24mm, porém, sempre que acho ele mesmo com todo o esquema de colocar o objeto perto e não mexer em relação ao de longe e tudo mais, na hora de montar sempre tenho problemas na costura.

Mais uma dúvida: Tenho uma 70-300 da sigma, que tbm estou com dificuldade, encontrei inclusive uma tabela com os números de várias lentes para quem queira já as medições prontas para o ponto nodal, segue aqui:
http://wiki.panotools.org/Entrance_Pupil_Database

Porém na lente 70-300 da sigma mostra que o ponto nodal, em 200mm por exemplo, está em -30mm. Ou seja o ponto fica dentro da câmera?
Alguém usa lentes grandes assim para fazer panorâmicas ai? Como vocês acharam o ponto nodal?

Obrigado a todos e desculpem a pergunta voltando a ativa.
Att.
Henrique Blunk
http://Keep.art.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Como encontrar o ponto nodal - olhando pra lente

Mensagem por cartola » 06 Mar 2017, 11:03

Oi Henrique,

tem que ver aí que problemas na costura você está tendo, pq eu acho que nunca costurei uma foto perfeita que não precisasse de nenhum ajuste. Se olhar de perto sempre tem alguma coisinha que seja, mas enfim, vamos lá.

Uma coisa que pode acontecer é a cabeça não ser muito precisa. Se estiver usando a cabeça panorâmica também sobre uma cabeça de bola, o giro pode acabar saindo do ponto adequado. Enfim, tem umas variáveis aí na estrutura que podem influenciar, teria que ver o que você usa e como usa. O mais preciso é uma cabeça boa (nodal ninja, etc) diretamente sobre um rodador bom e esse conjunto diretamente sobre um tripé firme sem a cabeça original.

Outro fator que pode ser importante também é o giro regular. Não sei se é o caso dessas lentes, mas as próprias olho-de-peixe tem um ponto nodal irregular. Se você girar ângulos diferentes e tiver sobreposições diferentes entre pares de fotos diferentes, o parallax pode aparecer (mas é coisa pequena também, se o resto estiver ok).

O que acho também é que essas lentes com zoom tem uma complexidade maior. Vai ter um ponto pra cada posição da lente (acho que isso você já viu) e acho que pode sim ser dentro da câmera, mas você pode tentar confirmar isso com os testes que já parece estar fazendo dos objetos. Só tente se certificar que os objetos estão realmente bem afastados. Por isso prefiro a "fita na janela", pois dá pra botar a câmera bem perto da janela e escolher algo bem longe mesmo. Se fizer na sua sala vai estar tudo meio que perto.

Bom, se quiser postar um exemplo de fotos em que teve dificuldades de costura, pode ser também que dê pra acertar na costura e que já estejam boas as fotos.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
henriqueblunk
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Mar 2016, 11:00
Localização: Jaraguá do Sul
Contato:

Re: Como encontrar o ponto nodal - olhando pra lente

Mensagem por henriqueblunk » 06 Mar 2017, 11:41

Obrigado desde já Cartola.

Irei pegar hoje a tarde as fotos e posto aqui.

Uso a princípio um tripé Manfrotto porte grande, sem cabeça original, EZ leveler, rotator e cabeça Nodal Ninja 4.
A que mais está me dando trabalho realmente é a 70-300.

Com este seu comentário falando que mesmo a Fisheye padrão (uso a 8mm da sigma), tem irregularidades, já me sinto mais aliviado, pois também percebi isso mas não quis acreditar.

Vou fazer o teste da fita, quem sabe me ajuda a posicionar melhor. Obrigado pela dica.

Grande abraço
Att.
Henrique Blunk
http://Keep.art.br

saulo
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Jun 2016, 00:58
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Como encontrar o ponto nodal - olhando pra lente

Mensagem por saulo » 06 Mar 2017, 12:14

Henrique ia te sugerir esse site mesmo.

Se o ponto nodal dela esta a 30mm, vc tem que medir 30mm a partir do comeco do lente ( onde encaixa na camera ) p/ frente.
Ou entao entendi errado o que vc postou.

Responder