Publicando com Marzipano

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Publicando com Marzipano

Mensagem por cartola » 29 Abr 2016, 10:45

Oi pessoal,

nos últimos dias tenho trocado umas mensagens sobre publicadores nos comentários de um vídeo que postei no meu canal do youtube. No final aprendi sobre o Marzipano, um publicador gratuito, software livre, que publica compatível com dispositivos antigos (Flash) e HTML5 para dispositivos móveis, incluindo os iCoisas da Apple.

Hoje outro colega me mandou um email:
Ola Cartola, meu nome é Felipe prazer, li seu tutorial no google está muito boa sua publicação, estou começando agora neste ramo.

Se possível gostaria de saber se têm algum visualizador gratuito que gera o códico html ou algum tipo de código para que eu possa jogar no meu site. Ou como fazer um código depois de ter feito a imagem em tour virtual, imersiva etc...

Obrigado !
Então a dica serve pra ele também.

O grande barato do Marzipano é que pode ser usado todo pela web, direto no navegador. Você acessa o Marzipano Tool, faz o upload de uma ou mais panorâmicas já costuradas em formato equirretangular (ou faces do cubo, acho) e ele gera a publicação pra você. Ainda na web você pode marcar pontos de informação e pontos de transição entre panorâmicas, montando a visita virtual. Quando terminar, baixa um arquivo ZIP com sua visita virtual pronta pra colocar no seu site ou abrir no navegador local. Vem ainda com dois servidores web, um pra windows outro pra Mac, caso precise acessar suas panorâmicas localmente, já que em alguns casos abrir direto no navegador pode não funcionar (notadamente em Flash em navegadores antigos precisaria liberar esse tipo de acesso na configuração do mesmo).

A personalização avançada é possível, mas já exige mais conhecimento de Javascript, CSS e HTML e deve ser feita depois de baixar a publicação pro seu computador.

Como é um software livre, não tem marca d'água, temos acesso a modificar tudo e é gratuito.

Concluindo, hoje em dia eu recomendaria o Marzipano para publicação em sites próprios. Já atualizei minha documentação :).

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Publicando com Marzipano

Mensagem por cartola » 29 Abr 2016, 17:18

Show Carlos pela dica, mas queria saber porque não consigo adicional uma imagem no Marzipano Tool, sendo que as imagens foram processadas pelo Microsoft Ice.
Oi Felipe,

bom, você não nos dá muitas dicas pra saber o problema. Também não tenho como saber por que a imagem feita no Microsoft Ice não carrega no Marzipano Tool. Nunca usei o Microsoft Ice. Ele gerou uma imagem equirretangular? O Marzipano Tool dá alguma mensagem de erro?
Outra dúvida é que baixei o Marzipano, Panovisu e o VR5 no pc, mas não aparece nenhum ícone para abrir estes visualizadores.

Suas matérias estão de parabéns, Sucesso ! Grato pela atenção.
Marzipano não é um visualizador. Pra trabalhar com ele baixando, tem que ralar um pouco. Leia a documentação (o link estava junto do link de download), mas não há uma interface gráfica, vai precisar saber html e xml.

Panovisu tem uma interface gráfica, é uma ferramenta feita em Java. Precisa ter Java instalado no computador.

VR5 também não tem nenhuma interface gráfica, também vai precisar, além de saber HTML e XML, saber converter suas imagens para faces do cubo.

Pelo que você nos escreve eu recomendaria o Marzipano via web ou mesmo um site como 360cities ou Sky.easypano, que vão facilitar sua vida.

Abs, Cartola.

mcseixas
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Mai 2016, 17:04

Re: Publicando com Marzipano

Mensagem por mcseixas » 07 Jun 2016, 13:39

Boa tarde pessoal,
Tenho uma dúvida, quando você posta via Marzipano, a visualização da foto fica boa em qualquer navegador? No celular, também?
Fica também a sugestão para o Carlos fazer um vídeos sobre o Marzipano.
Grato a todos!!!

Avatar do usuário
RAEvangelista
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Jun 2016, 22:49
Contato:

Re: Publicando com Marzipano

Mensagem por RAEvangelista » 14 Set 2019, 14:50

Boa tarde.
Estou em busca de uma forma mais simples de postar meus passeios virtuais no meu site.
Eu iniciei usando Panotour Pro. Estou retomando as atividades e me atualizando e acabei lendo esse post aqui.
Fiz um teste no site marzipano, realmente muito simples e fácil de fazer. Mas agora veio a duvida, o que fazer com o arquivo zip gerado?
Alguém já usa, ou já teve sucesso com ele?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Publicando com Marzipano

Mensagem por cartola » 29 Set 2019, 09:42

Oi RAEvangelista,

como indica a mensagem que aparece quando você baixa o arquivo, você pode dar uma olhada no arquivo README.txt que vem no zip pra maiores instruções. A primeira coisa a fazer, então, é extrair os arquivos. Vai vir esse README.txt e uma pasta app-files, dentro da qual está o seu projeto. O arquivo principal, pro qual deve apontar o navegador pra acessar sua panorâmica, é o app-files/index.html e você pode editar ele ou o arquivo javascript ou o CSS/HTML pra personalizar mais o projeto. Esse arquivo index.html é equivalente ao que o Panotour Pro gera.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
RAEvangelista
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Jun 2016, 22:49
Contato:

Re: Publicando com Marzipano

Mensagem por RAEvangelista » 04 Out 2019, 19:59

Oh cartola, obrigado pela sua resposta.
Vou procurar no zip então. se não conseguir posso voltar aqui pra sua ajuda?

Estranho, não recebi notificação no email com a resposta do tópico. Vou entrar mais vezes aqui. Abs

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Publicando com Marzipano

Mensagem por cartola » 07 Out 2019, 13:43

Oi RAEvangelista,

Claro que pode voltar por ajuda... o objetivo do fórum é ajudar.

Realmente o fórum não tem enviado esse tipo de email e o pior é que não tenho ideia do por que...

Abraços, Cartola.

Responder