Como girar a máquina - o ponto nodal

A técnica geral de criação de panorâmicas e imagens de alta definição, determinação do ponto nodal (entrada da pupila) da lente, etc
Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Como girar a máquina - o ponto nodal

Mensagem por epassarin » 05 Mar 2013, 10:11

SEgue as demais, ficou faltanto somente a debaixo p o tamanho quando redimensionei ficou arquivo maior do que o permitido.
Anexos
_DSC0662.jpg
_DSC0659.jpg
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Como girar a máquina - o ponto nodal

Mensagem por epassarin » 05 Mar 2013, 11:21

Bom Pessoal
Seguinte, depois que postei as imagens, entrei no PTGUI e sei lá que cargas d'agua aconteceu que a panoramica ficou certa.
Fiz varios testes no PTGui na entrada do programa. Coloquei alguns pontos de controles meu, deixei no automatico, enfim, mas o que mais deu certo foi
abrir o PTGui, e quando solicitado a lente, eu coloquei 8mm e acho que o o fato de minha lente se foto manual o EXIF nao fazia a leitura, então ao invez de deixar o EXIF automatico, coloquei manual e lente fisheye e isso deve ter corrigido o restante. Na verdade já havia testando essa configuração, mas depois de varias tentativas. Realmente nao sei o que aconteceu.
Sei que enquanto eu facia o print screem das telas pra postar aqui e voces me ajudarem aconteceu que deu certo o restante.
De qualquer forma agradeço a ajuda de voces.

segue link da panoramica teste 2
http://visophoto.com.br/360/teste2/_DSC ... norama.htm

Só o que preciso fazer é fazer uns ajustes bem finos conforme o cartola mencionou pra evitar ter que fazer tantos acertos no photoshop, acho que se eu afinar mais os ajustes do conjunto nao precisarei fazer tantas correçoes no photoshop.

Agora outras duvidas:

O ajuste EV voces costuma fazer direto no Programa de costura ou fazem no Photoshop?

E como faço pra colocar aqueles botões de controle pra quem vai visualizar? Nao consegui fazer isso no PTGui.

Desde já agradeço pela ajuda ate o momento, espero daqui ha algum tempo poder estar ajudando outra pessoas que tiverem duvida aqui tambem.
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Como girar a máquina - o ponto nodal

Mensagem por cartola » 05 Mar 2013, 13:45

Oi,

eu já tinha até juntado suas fotos aqui, mas não visto ainda o nadir nem o zenith!
epassarin.jpg
Configurar a lente corretamente faz toda a diferença. Se ele estava considerando uma lente retilinear ao invés da sua fisheye isso certamente ia dar problema.

Eu nunca fiz uma panorâmica que não precisasse de nenhum acerto na pós edição, que faço com GIMP ao invés de Photoshop.

Costumo tratar minhas imagens antes, até por que fica mais leve. No lightroom, por exemplo, tem como fazer presets e aplicar a todas as imagens. O importante é fotografar em modo manual com balaço de branco fixo. Creio que muitos ajustes fotométricos que os programas de panoramas fazem é para compensar diferenças nos casos em que as fotos não são feitas da mesma forma. Em geral não gosto do resultado ali e esse ajuste é desnecessário se fez tudo originalmente da mesma forma, mesmo que numa foto tenha o sol e na outra uma sombra. Tem que usar a mesma fotometria. Pra compensar as diferenças faz-se a fusão de exposições.

Sugestões:
- Vídeo tutoriais no site do PTGui - pode procurar mais no youtube ou google
- Tutoriais no site do PTGui
- Aqui tem um FAQ (perguntas frequentes) onde destaco as instruções de como retocar o nadir e o zenith, que acho que foi algo que já comentou por aqui.

Acho que você vai ser o consultor de PTGui do fórum! rs

Abs, Cartola.

barroca
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Mai 2013, 12:19

Re: Como girar a máquina - o ponto nodal

Mensagem por barroca » 04 Mai 2013, 13:06

Escrevendo basicamente para agradecer ao topico e especialmente ao tutorial do Cartola
Vou tentar re-calibrar minha camera.
Muito obrigado
:D
cartola escreveu:Algumas dicas:
  • movimente girando todo o conjunto apenas no eixo vertical, ou seja, no ponto onde a cabeça se prende ao tripé. Espero que isso responda sua última pergunta, pois não a entendi bem.
  • o ideal é comparar a posição de um objeto perto com a de um objeto longe. Talvez ainda esteja bem descalibrada considerando que usou objetos colados um no outro. O teste com a fita na janela é bom por causa disso. Veja nesse link se te ajuda a entender mais o processo.
  • As medidas do seu conjunto estão no link passado pelo vivafloresta. deve usar 43mm como medida H e 40+50=90mm como medida L1+L2
  • Não precisa usar as escalas da cabeça. Se estiverem ruins use uma simples régua pra botar as medidas acima. Depois que estiver no lugar certo pode guardar em que posição das escalas ficou pra não precisar mais de régua :)
Nos mande outra mensagem se tiver dificuldades pra saber onde colocar cada uma dessas medidas. Elas estão explicadas tanto no link que o vivafloresta passou quanto nesse que sugeri que olhasse no meu wiki.

Abs, Cartola.

Responder