Câmera e fisheye custo x benefício

Troca de informações sobre todos os tipos de câmeras fotográficas, SLR, DSLR, compactas, reflex e outras
carlosdesa
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mai 2012, 20:35

Câmera e fisheye custo x benefício

Mensagem por carlosdesa » 13 Mai 2012, 21:35

Gostaria de saber quais câmeras e fisheyes seriam o melhor custo x benefício para adquirir no começo? Pois acabei comprando uma lumix FZ47 e um fisheye compatível com a lumix (que por sinal vinha encaixado em uma lente macro...). Não digo que fiz uma compra ruim com a lumix FZ47, altas câmera, mas a lumix não tem fisheye apropriada, e a que eu comprei torna, "literalmente", uma foto de 12MP em uma foto com qualidade um pouco superior a uma VGA de celular. Além disso, acontece um erro na foto que não consigo entender, uma parte esférica da lente (bem no meio, ocupando 10% da foto) fica embaçada, parecendo que está totalmente fora de foco. Mais tarde postarei uma foto do horror...

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Câmera e fisheye custo x benefício

Mensagem por cartola » 13 Mai 2012, 22:01

Bom, eu sou suspeito pra falar, pois sou um "Canonzeiro".

Até minhas compactas são Canon. Quando eu ainda não tinha uma DSLR comprei um adaptador para aumentar o ângulo de visão:
tmp.jpg
tmp.jpg (5.49 KiB) Exibido 12884 vezes
Ele vem com um anel metálico que cola na frente da objetiva da compacta e a lente tem um imã que gruda no anel. A coisa funcionou direitinho, só aparecem pequeninas bordas pretas nas pontas da foto. Usei na minha antiga SD 700 IS. Tentei fazer uma panorâmica com ela, mas foi um desastre. Não por causa da câmera, mas por que eu ainda não sabia fazer. Não usei uma cabeça apropriada e não sabia acertar os defeitos.

A fish-eye, alias, não é fundamental para fazer uma panorâmica. A vantagem de não usá-la é que a resolução da foto final pode ficar altíssima, o que pode ser bom ou ruim dependendo do ponto de vista.

Enfim, se você gosta mesmo da coisa eu recomendaria que partisse logo pra uma DSLR. Tem umas olho de peixe genéricas um pouquinho mais baratas, como a Opteka 6.5mm que tenho. Na verdade só a lente é praticamente o preço da sua câmera, mas se comparar com as da própria canon ou as topo de linha da Sigma, é mais em conta. Uma vantagem da Canon, na minha opinião, é a possibilidade do uso do Magic Lantern. É um add-on de firmware que estende muito as funcionalidades da câmera. Eu controlo, por exemplo, quantas exposições entre 1 e 9 a câmera fará automaticamente e qual a diferença de EV entre elas entre 0.5 e 5 entre cada. Com isso monto as HDRs pras panorâmicas. Minha próxima ideia é fazer pilha de foco, o que o Magic Lantern também facilita muito, automatizando a coisa toda.

Talvez o adaptador pra olho de peixe que você comprou não seja assim tão compatível com a lente. Já experimentou ele com várias distâncias focais? O meu adaptador comprei numa loja, experimentei na hora na máquina, que já tinha, achei bom e comprei por uns R$ 100,00 se me lembro bem.

Concluindo, eu recomendaria uma DSLR Canon ou Nikon e uma Samyang - que é um modelo genérico de fish-eye mais em conta, montado por vários fabricantes, como a Opteka.

Abs, Cartola!

carlosdesa
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mai 2012, 20:35

Re: Câmera e fisheye custo x benefício

Mensagem por carlosdesa » 13 Mai 2012, 22:20

Na verdade quando dou um pequeno zoom de 2x, ele tira o desfoque do meio. Isso é normal acontecer então?
A Magic Lantern, quais câmeras possuem tal add-on de firmware?
A fisheye perde muita qualidade?

Existe algum conjunto de câmera e fisheye que perdem menos qualidade? Pois para mim, que pretendo fazer muitos panoramas, preciso de velocidade, e entre fisheye (6 fotos) e fotos normais (38 fotos), realmente prefiro a fisheye. Mas quanto a qualidade, ainda estou ficando com as fotos normais. Vou testar a parada do zoom... talvez eu consiga economizar algumas tomadas.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Câmera e fisheye custo x benefício

Mensagem por cartola » 13 Mai 2012, 22:39

carlosdesa escreveu:Na verdade quando dou um pequeno zoom de 2x, ele tira o desfoque do meio. Isso é normal acontecer então?
Não sei dizer, na minha leiguiçe vejo que tubos de macro e adaptadores costumam funcionar só em certas posições da lente zoom original. Tubo de macro, por exemplo, só consigo usar com a lente na posição de tele, ou pelo menos funciona melhor ali.
carlosdesa escreveu:A Magic Lantern, quais câmeras possuem tal add-on de firmware?
O Magic Lantern é um software livre, gratuito, feito apenas para alguns modelos de DSLR apenas da Canon. É que as Canon, diferente das Nikon, por exemplo, tem uma funcionalidade que permitiu isso. Elas tem uma forma de bootar pelo cartão SD, onde o add-on de firmware fica.
carlosdesa escreveu:A fisheye perde muita qualidade? Existe algum conjunto de câmera e fisheye que perdem menos qualidade? Pois para mim, que pretendo fazer muitos panoramas, preciso de velocidade, e entre fisheye (6 fotos) e fotos normais (38 fotos), realmente prefiro a fisheye. Mas quanto a qualidade, ainda estou ficando com as fotos normais. Vou testar a parada do zoom... talvez eu consiga economizar algumas tomadas.
Eu diria que as máquinas e lentes de primeira linha te darão fotos de qualidade. Pra mim a Samyang genérica (Opteka por exemplo), que não é de primeira linha, satisfaz e muita gente as usa, pelo que percebo no grupo do hugin. Veja alguns exemplos de panorâmicas que fiz no meu blog. Em cada foto tem uma "Ficha técnica" que pode consultar pra ver se eu usei ela. Tenho usado a Opteka 6.5 ou uma Sigma 10-20mm em 10mm, com a qual faço umas 16 fotos pra montar. Alias, pra facilitar, segue o link com o resultado da busca por Opteka lá no blog:

http://cartola.org/360/?s=opteka&lang=pt-br

Se quiser comparar busque depois pela Sigma e compare os resultados. A primeira vista, tendo a foto sido bem feita, o que nem sempre consigo, talvez só note diferença na capacidade de zoom da panorâmica, que tende a ser maior nas feitas com a Sigma. Com a Opteka faço equirretangulares de 12000x6000 no máximo. Com a Sigma faço de 16000x8000 pixels.

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Câmera e fisheye custo x benefício

Mensagem por Léo Carvalho » 19 Mai 2012, 20:19

Olá. Boa noite.

Quero muito comprar uma câmera boa com lente olho de peixe.
Achei uma Canon T3 Lente 18-55 zero, por R$ 1250,00 (acho que o preço está ótimo).
Preciso de um boa lente olho de peixe para ela, mas que não seja muito cara.
Qual lente vocês sugerem? Tá bom o preço da câmera?
Não tenho muito dinheiro, vou ter que financiar a perder de vista.
Aguardo retorno com dicas. Muito obrigado.
T+
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Câmera e fisheye custo x benefício

Mensagem por cartola » 20 Mai 2012, 11:25

Oi Léo,

é nova? Se for nova acho que o preço está bom. Costumo avaliar pelo preço lá fora, na amazon, por exemplo. Lá tá US$ 499,00 esse kit aí. Se não for nova mas estiver com muito pouco uso também tá razoável. Tenta ver quantos cliques ela tem, e se o vendedor precisar de ajuda pra ver isso indique esse tópico aqui em outro fórum. É bom passar por todo o tópico, pois tem dicas até o fim.

A olho de peixe eu recomendaria uma lente fixa originalmente olho de peixe ao invés de um dispositivo adicional. É que tem umas lentes que você enrosca sobre sua lente pra aumentar o campo visual. Elas tem o fator de multiplicação, tipo 0.42x, que mostra o quanto aumentará o campo. Na verdade vai funcionar, se seu orçamento realmente for muito baixo pode ser uma opção mais barata pra começar.

Vende umas panorâmicas aí pra entrar no mercado e descola um dinheiro pra um equipamento melhor :)

E se tiver algum amigão viajando pra fora, lembre-se que câmeras fotográficas não entram mais na quota de compras. O cabra pode trazer sem medo. E pra facilitar a vida do amigão você pode comprar pela amazon e mandar entregar no hotel dele lá. Só é interessante que ele traga fora da embalagem, caracterizando que é um objeto de uso pessoal.

Abraços, Cartola!

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Câmera e fisheye custo x benefício

Mensagem por Léo Carvalho » 30 Mai 2012, 16:01

Olá! Tudo certo?

Resolvi comprar uma câmera para mim com um lente olho de peixe.
Só que já cansei de pesquisar pela internet e achar todo tipo de informações boas e ruins sobre os equipamentos que quero.
Como já disse antes, não tenho muito dinheiro para investir.
Então resolvi comprar um CANON T3 (o preço tá muito bom) e uma lente Rokinon Ef 8mm F/3.5 Fisheye (ou Samyang) que tem preços muito bons e bons resultados também (pelas pesquisas que fiz).
O problema é que a série T da Canon: T1 T1i, T2, T2i, T3 e T3i não tem estabilizador de imagens.
É muito importante que as lentes tenham estabilizador, mas não sei se essas que informei acima tem.
Da uma olhada aqui: http://www.pauloramalho.com.br/samyang-8mm-fisheye/

Preciso da sua ajuda para decidir Cartola.
Aguardo seu contato.
Grande abraço

PS. Já viu todas as minhas panorâmicas? (http://www.pradosmg.com.br)

Valeu!
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Câmera e fisheye custo x benefício

Mensagem por cartola » 30 Mai 2012, 20:23

Falaê Léo,

cara, na tua situação acho que a T3 e a Rokinon são uma ótima opção. Eu fiz muita foto com a T2i, que ainda tenho, e com a Opteka 6.5mm, pode dar mais uma olhada lá no meu blog pra reconferir, e acho que os resultados são satisfatórios, já suficientes para atuar profissionalmente.

Não acho que estabilizador de imagem seja fundamental nesse caso e inclusive o estabilizador ótico, que fica na lente, é em geral recomendado que se desligue ao se usar a câmera num tripé e é isso que você vai fazer para fotografar as panorâmicas, então...

Pelo que vejo, embora não atue profissionalmente, muitas fotos profissionais são compatíveis com as que fiz com esse kit, algumas até piores. Tem a galera top, tipo o Ayrton, o Zé Pedro Russo, o Daniel da agência xyz e outros que certamente já estão num patamar profissional avançado, estabelecido e de elite. Duvido que tenham esses equipamentos, mas os que eles usam provavelmente estão fora do seu orçamento, como você mesmo disse :)

Andei vendo suas fotos sim, tá ficando muito bom nisso hein! Cara, depois que tiver uma olho de peixe faz um mastro pra você, vai dar outro visual às suas fotos. A região aí nessas externas que você tem feito "pedem" um mastro! rs rs Viu o post que botei aqui sobre o uso do mastro? Devo postar mais alguma coisa sobre isso e tenho 3 fotos no forno feitas com mastro pra postar no meu blog e na galeria aqui também, claro!

Fora isso, as cores tem ficado boas, uns estouros em algumas, nadir perfeito. Já tá botando som de fundo hein! Bela Ave Maria na porta da Igreja. Tu tá tendando vender isso por aí? Já bateu de porta em porta? rs

Grande abraço!

Responder