Sony dsc-r1

Troca de informações sobre todos os tipos de câmeras fotográficas, SLR, DSLR, compactas, reflex e outras
Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

Sony dsc-r1

Mensagem por Rogério » 08 Ago 2013, 12:16

Bom dia, estou iniciando no mundo das panorâmicas e neste fórum também, e gostaria de algumas dicas:
tenho uma câmera sony dsc-r1. Gostaria de saber se com esta câmera consigo fazer fotos 360º e se necessário, qual câmera comprar. Lembrando que não tenho muito para investir no momento.
Verifiquei que existem adaptadores de lentes para esta máquina. Gostaria de saber se isso ajuda na execução das fotos.
desde já agradeço a atenção.
Rogério.

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: Sony dsc-r1

Mensagem por Blum » 08 Ago 2013, 13:05

Olá Rogério,

você consegue fazer fotos 360 sim.
Você vai precisar apenas de um tripé com cabeça para fotos panoramicas, ou seja, que mantenham o ponto nodal como eixo de rotação, assim você conseguirá conectar as imagens.
Eu recentemente comprei um Nodal Ninja NN3... Não gasto mais tempo retocando imagens com erros parallax (qdo as imagens não se conectam com precisão). Antes eu tinha um feito artesanalmente pelo Cartola, mas com o tempo e uso começou a entortar com o peso da camera.
Outra ferramenta que facilita e agiliza é a lente. Com uma 8mm fisheye eu preciso apenas de 5 fotos para montar uma imagem 360.

No computador, já com as imagens, você vai precisar de um software de junção de imagens.
Eu uso o Hugin (que é gratuito) mas ouço muito sobre o PTGui.

Acho que é isso...

Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

Re: Sony dsc-r1

Mensagem por Rogério » 08 Ago 2013, 14:16

Obrigado Blum, pelo esclarecimento. Vou tentar fazer a cabeça que o Cartola apresentou, e com relação a lente, minha câmera, aparentemente, só aceita lente com adaptador, e do programa, o hugin está dando erro no meu win 7.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Sony dsc-r1

Mensagem por cartola » 08 Ago 2013, 15:13

Oi pessoal,

realmente é possível fazer panorâmicas com qualquer câmera e lente, mas algumas situações podem se tornar mais complexas. O fundamental é girar em torno do ponto sem parallax.

Complementando o que o Blum falou, abrir o ângulo da lente facilita o trabalho, mas diminui a resolução que você atinge no final, então é uma escolha a ser feita. Se não pretende fotografar cenas em que queira que o usuário usufrua de um bom zoom, então pode usar lentes que montem toda a horizontal com 4 a 6 fotos e vai te facilitar muito.

Sobre as cabeças, aquele modelo simples que fiz ou equivalente vai atender a sua câmera. Pra câmeras mais pesadas realmente não fica bom usar aquela cantoneira mais fina. Andei fazendo umas aqui mais avançadas, mas que talvez sejam difíceis fazer sem ferramentas mais avançadas, mas ficou ótima. Usei barras de alumínio de 9mm de espessura, bem difíceis de dobrar e consegui fazer pontos de parada com uma esfera de mola. Ficou muito show, vou ver se apresento ela num pequeno vídeo quando tiver um tempo.

Sobre o Hugin, primeiro certifique-se de que está usando uma versão compatível com seu windows. Se estiver usando Win 7 64 bits (o que é provável) então use o Hugin de 64 bits. Pode ver isso nas propriedades do seu computador ou pode perguntar pro nosso amigo google :) o cara sabe tudo.

Se continuar tendo problemas poste aqui. Tenho usado a última versão de 2012:

http://sourceforge.net/projects/hugin/f ... in-2012.0/

Se quiser testar outras:

http://sourceforge.net/projects/hugin/files/hugin/

Abs, Cartola.

Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

Re: Sony dsc-r1

Mensagem por Rogério » 08 Ago 2013, 16:29

Ok Cartola, obrigado pela atenção, já encontrei uma lente grande angular para minha máquina e vou testá-la. Quanto ao hugin, meu windows é 32 bits e acho que terei que formatá-lo.
Mais uma vez, obrigado a todos!!!

Responder