Melhor Câmera?!

Troca de informações sobre todos os tipos de câmeras fotográficas, SLR, DSLR, compactas, reflex e outras
Avatar do usuário
joao.carlos
Mensagens: 14
Registrado em: 14 Ago 2014, 11:56

Melhor Câmera?!

Mensagem por joao.carlos » 27 Ago 2014, 14:24

Olá Amigos,
Estou acompanhando e lendo muito o fórum. Obrigado Cartola pela iniciativa.

Li sobre a cabeça panorâmica e percebi que ela é essencial.
Outro item essencial que facilita é a lente olho de peixe (Muito cara em alguns casos).

Mas e a câmera?
Marca e modelo?
Qual poderia facilitar meu trabalho?
Qual poderia me dar qualidade e rapidez na hora de tiras as fotos?

Olhei alguns modelos.
Por exemplo: Nikon D5000, D3200...
Mas ainda estou em dúvida.

Obrigado pessoal,
Abraços.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Melhor Câmera?!

Mensagem por cartola » 31 Ago 2014, 22:01

Oi João,

"melhor" é muito relativo. Depende, melhor pra que? Pra quem? Flamengo é melhor que Vasco? É essencial girar em torno do ponto SEP (Sem Erro de Perspectiva - NPP - no parallax point), mas muita gente consegue isso sem uma cabeça.

A discussão entre Nikon e Canon é bem conhecida nos grupos de fotografia e é que nem Flamengo e Vasco ou discussão política ou de religião. Vai estar muito bem servido com qualquer uma delas e provavelmente esses dois modelos de Nikon que mencionou também tem pouca diferença. Se quiser entrar de sola logo, recomendo procurar uma câmera full frame, como a D600 ou D800, ou nas Canons a 6D ou 5D.

Em todos os casos recomendo uma lente 8mm como a lente mais genérica e que vai tornar mais prática a fotografia tanto com APS-Cs como com full frames. Voltando ao "depende", se quiser fazer fotografias com mais zoom pro usuário ou gigapixels, então a olho de peixe não é adequada e vai ter que fazer as contas pra saber que distância focal se adéqua à sua necessidade específica. As 8mm Samyang são muito usadas por muita gente que faz fotos de alta qualidade. Elas são encontradas no mercado com vários outros nomes, como Ronikon e Opteka também. Tem ainda as Sigma, que já usei bastante e sempre gostei.

Bom, acho que é isso, qualquer coisa manda aí!

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
joao.carlos
Mensagens: 14
Registrado em: 14 Ago 2014, 11:56

Re: Melhor Câmera?!

Mensagem por joao.carlos » 01 Set 2014, 09:15

Olá Cartola,
Muito obrigado pelas respostas, hoje é difícil encontrar respostas ou alguém que queira compartilhar elas.

Acabei optando pela Nikon D7000, por ser full-frame. Achei muito cara ela (R$3000,00).
Só vou conseguir comprar as lentes e uma cabeça panorâmica no final do ano, mas em fim, vai dar certo para o que quero.

Obrigado novamente, abraços.
At.
João Carlos.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Melhor Câmera?!

Mensagem por cartola » 01 Set 2014, 10:59

Oi João, só não bateu uma informação aí. A D7000 não é full frame é APS-C :)

Tem um camarada vendendo lente aqui, uma Opteka, que é uma montagem da Samyang, só que não disse se é pra Nikon ou Canon.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
joao.carlos
Mensagens: 14
Registrado em: 14 Ago 2014, 11:56

Re: Melhor Câmera?!

Mensagem por joao.carlos » 01 Set 2014, 16:52

Pra você ver como não entendo nada de câmera.
agora sim fiquei completamente na dúvida do que comprar.

Cartola, em todas as suas fotos você utiliza Canon. (por último Canon 5D mk III, R$10 Mil)
Antes ainda uma Canon 60D, já mais acessível, com lente Opteka 6.5mm. Saíram ótimas fotos.

Preciso de qualidade, fico impressionado com a qualidade de suas fotos, por isso busco um equipamento que me traga isso,
além é claro da própria habilidade com o software.

Valeu, abraços.

At.
João Carlos.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Melhor Câmera?!

Mensagem por cartola » 01 Set 2014, 18:18

Qualidade vai depender também de outros fatores. Uma full frame vai te dar mais qualidade com menos luz, ou melhor, com ISO mais alto, por que com câmeras mais simples, se for possível usar longas exposições você ainda vai conseguir ótimas fotos mesmo com uma T2i. Então novamente "depende". É pra ramo imobiliário? Então vai poder sempre usar tripé e longa exposição, então realmente não precisa de uma full frame. Canon e Nikon vão ambas te dar ótimas imagens, bem como possivelmente outras marcas como Fuji, Sony, Olympus, etc. As marcas mais queridas dos profissionais são Canon e Nikon, mas em muitas situações é impossível dizer se foi usada uma dessas ou uma "menos querida" como uma Sony só olhando pra foto.

Eu gosto da Canon muito mais por que há um firmware alternativo pra ela, o Magic Lantern, do que por outro motivo. As mais caras tem também mais recursos, além de hardware melhor, o que facilitar fazer melhores fotos, mas muitas vezes dá pra fazer a mesma foto com uma inferior, só que tem que pensar mais, tratar mais, dispender mais tempo. Varia.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
joao.carlos
Mensagens: 14
Registrado em: 14 Ago 2014, 11:56

Re: Melhor Câmera?!

Mensagem por joao.carlos » 01 Set 2014, 20:35

Vivendo e aprendendo.
Obrigado pelas respostas Cartola.

Respondendo sua pergunta, seria para o ramo imobiliário sim. Quem sabe oferecer o serviço a pontos turísticos entre outras possibilidades.
Imagino que qualidade seja um requisito mínimo, por isso minha preocupação com o equipamento.

Abraços.
At.
João Carlos.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Melhor Câmera?!

Mensagem por cartola » 01 Set 2014, 21:30

Então João,

pra atuar comercialmente tem a questão da praticidade também. Hoje eu acho que a forma mais prática de fazer uma panorâmica é com uma fullframe usando uma lente de 8 a 12mm com um philopod. Isso é o que me dá mais produtividade. É como fotografo mais rapidamente e a montagem também é a mais rápida que já fiz, juntado apenas 4 fotos e já resolvendo o nadir. É assim que tenho feito nas palestras. O único problema é que essa técnica não vai lidar bem com cenas de movimento e não vai permitir longa exposição. Vai ter que ver se isso te atende e aí é meio que opinião de cada um.

Olhe aqui, por exemplo, a foto que fiz no Clube Naval com uma T2i e uma lente Sigma 10-20mm F3,5 em 10mm. Usei tripé, cabeça apropriada (nem tanto, foi o primeiro modelo que fiz). Demorei pra caramba pra conseguir montar e principalmente tapar o buraco pra baixo, que no final ainda guarda algumas linhas desencontradas (difíceis de se encontrar, mas estão lá). Eu acho essa imagem muito melhor do que várias que já fiz com a 5D e o philopod. É que essa cena interna em ambientes com pouca luz exigem um ISO alto. A fullframe vai ser mais apropriada, mas mesmo assim vai dar ruído. Já vi que não dá pra botar mais que ISO 6400 que já fica meio mal, mas numa câmera APS-C o ISO já é problema com valor de 1600. Pode pesar isso também.

Dois problemas acontecem quando seu esquema não é prático, pois seu custo fica alto: você atende menos clientes num mesmo tempo e tem que cobrar mais caro, podendo ser passado pra trás pela concorrência.

Era legal ter outras opiniões também. Será que a galera vai se manifestar?

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
joao.carlos
Mensagens: 14
Registrado em: 14 Ago 2014, 11:56

Re: Melhor Câmera?!

Mensagem por joao.carlos » 02 Set 2014, 10:31

Então Cartola.

Somente olhando bem de perto e com um certo nível de atenção que você acaba vendo os erros.
Algo que só o pessoal mais experiente acaba vendo.
Comparando a qualidade de suas fotos de 2011 com as de agora, percebe-se bem a diferença, baixo ruído, não se vê erros de paralaxe,
percebe-se a evolução do seu trabalho pouco a pouco.

Quero começar devagar também, criar um portfólio e mostrar meu trabalho, ser reconhecido e recomendado.
Depois pensar em ganhar dinheiro. A paixão pela fotografia e a insatisfação com meu emprego atual me levaram a isso.

Mas enfim, acabei optando em comprar a D7000, pretendo tirar outros tipos de foto com ela, além das imersivas.
logo que puder estarei em busca de lentes e cabeças panorâmicas para completar o equipamento.

Prometo postar meu primeiro trabalho (bom ou ruim) aqui mesmo.

Abraços.

Responder