Camera

Troca de informações sobre todos os tipos de câmeras fotográficas, SLR, DSLR, compactas, reflex e outras
Jhonysupra12
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Jul 2015, 14:49

Camera

Mensagem por Jhonysupra12 » 21 Jul 2015, 09:53

Olá pessoal, sou novo no fórum e no mundo da fotografia, tenho uma duvida eu ainda não tenho recursos para uma DSLR, mas tenho um Lg G3, gostaria de saber se usando lente olho de peixe para celular conseguiria um resultado satisfatório com minha foto 360°? eu tenho uma cabeça de tripe para ele.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Camera

Mensagem por cartola » 21 Jul 2015, 11:13

Oi amigo,

em tese não precisa nem de uma lente olho de peixe. O que ela pode te dar é mais facilidade pra montar, já que vai permitir que menos fotos cubram a esfera visual toda. O mais importante é fazer o giro em torno do eixo certo e garantir sobreposição suficiente entre as fotos pra que seja possível encontrar pontos de controle. Há programas que já fazem tudo pra você no celular - o lado ruim deles é que você não tem controle das junções para corrigir possíveis erros, mas são muito práticos. Dá uma olhada nesse artigo que escrevi.

Abs, Cartola.

Jhonysupra12
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Jul 2015, 14:49

Re: Camera

Mensagem por Jhonysupra12 » 12 Nov 2015, 14:38

Olá Cartola, cara me ajudou muito com a resposta acima, finalmente consegui comprar minha Câmera (Nikon D7000), só uma dica - achei preços excelentes na fronteira entre Brasil e Argentina no shopping Duti Free - mas voltando comprei uma lente Sigma 15mm Fisheye Diagonal, se puder me ajudar, gostaria de saber quantas fotos serão necessária para criar minha 360x180 com essas lentes ou se recomenda comprar outra?
Muito Obrigado!!!
Att.
Jhonata S.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Camera

Mensagem por cartola » 14 Nov 2015, 07:39

Oi Jhonata,

eu não tenho de cabeça a receita pra essa lente e câmera, mas te diria também que em geral há mais de uma forma de fazer e a opção é de quem vai fazer.

Você pode definir isso experimentalmente também. Você tem uma cabeça panorâmica indexada (que para em pontos marcados)? Se tiver fica mais fácil parar em ângulos irregulares ou menos "retos". Parar a cada 60°, por exemplo, sem uma cabeça, é mais chato e menos preciso do que parar em ângulos tipo 90° ou 45°. Você pode simplesmente tirar uma primeira foto e fazer um giro de 45°, 60° e 90° pra ver qual o que te dá a sobreposição que acha melhor. Com 90° usando essa lente e um sensor cropado (como o da sua máquina) creio que não vai servir, acho que tem que ser menos. Tem uma calculadora de ângulos aqui. Usando o "Cálculo de Campo de Visão Angular" obtemos 56.145° no campo de visão vertical, que é o que vai ficar na horizontal usando a câmera na vertical. Eu te diria então que deve usar o giro de 45°, ou seja, faça 8 fotos na horizontal. Acho que mais uma pra cima (zenite) e uma pra baixo (nadir) devem terminar de cobrir com a sobreposição necessária.

Enfim, depois desse bla bla bla todo :) a dica é tentar 8h + 1z + 1n. Esse ângulo é bem viável com ou sem um rodador indexado. Deve dar inclusive pra tentar com um philopod.

Abs, Cartola.

Responder