GoPro X Theta X DjiOsmo X lente 8mm

Troca de informações sobre todos os tipos de câmeras fotográficas, SLR, DSLR, compactas, reflex e outras
Avatar do usuário
rodrigooliveira
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Jul 2016, 20:22

GoPro X Theta X DjiOsmo X lente 8mm

Mensagem por rodrigooliveira » 04 Jul 2016, 22:44

Olá, amigos! Sou o Rodrigo Oliveira. Obrigado pelo aceite ao fórum.
Agradeço se alguém puder ajudar.
Sou corretor de imóveis e estou há alguns meses estudando sobre fotografia imersiva, em 360°, vídeos em 360° e tour virtual para criar um portfólio de imóveis com apresentações que possam fazer a diferença.
Porém, eis que esbarro nas seguintes questões:

Tenho uma GoPro Hero 4, Silver, uma Nikon D7000 e lentes 50mm e 18-105mm.
Pelo que li, o ideal seria uma lente 8mm e uma cabeça panorâmica, tipo a Nodal Ninja R10. Contudo, apenas esses dois equipamentos custariam em torno de 6.000,00.

Lendo mais, encontrei a câmera 360 Ricoh Theta S, que simplificaria tudo, ao custo de 2.000,00, mas não tive contato com a qualidade da imagem no interior de imóveis.

Ainda há a opção de uma cabeça panorâmica para a GoPro (acho que se chama PanoBase, que auxiliaria em relação ao SEP. Custo: 90,00.

Portanto, recorro-me a vocês, que tem e já tiveram experiência com algumas dessas ferramentas:
Qual seria a melhor opção no meu caso?
A Theta daria conta do recado?
A GoPro faria bem feito com essa cabeça panorâmica?
Ou eu teria de investir 6.000,00 numa lente 8mm + uma cabeça R10?
Hoje um amigo comentou sobre o DJI Osmo, que também me atenderia.
Enfim, já deu pra perceber quão perdido estou :!:

Muito obrigado!

Avatar do usuário
victorimesi
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Jun 2016, 00:06
Localização: Poços de Caldas
Contato:

Re: GoPro X Theta X DjiOsmo X lente 8mm

Mensagem por victorimesi » 04 Jul 2016, 23:23

Excelente poder encontrrar essas informações aqui! Também tenho muito essa dúvida. Abraços

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: GoPro X Theta X DjiOsmo X lente 8mm

Mensagem por cartola » 05 Jul 2016, 09:30

Oi pessoal!

Bom, primeiro queria parabenizar o Rodrigo pela sua pergunta, que evidencia que deu uma boa estudada antes e não chegou aqui já perguntando uma coisa vaga que precisaria de uma resposta gigante. Nesse sentido então, meu amigo, eu diria que não percebi "quão perdido você está" e sim que você já leu um bocado: isso é motivante pra quem se propõe a ajudar.

Eu não tive contato com o DJI Osmo, imagino que ele talvez faça o giro correto, mas que ainda daria algum trabalho para costurar.

Em tese é possível costurar uma panorâmica da esfera completa com fotos feitas com qualquer câmera, desde que o giro seja feito corretamente usando o ponto SEP. A recomendação da 8mm vai justamente na linha da praticidade, que pra um negócio significa viabilidade. Como tempo é dinheiro num negócio, não é viável ficar 10 horas costurando uma foto.

O tempo de costura necessário vai ser maior se o giro for menos preciso, pois vão ocorrer mais erros de perspectiva. O tempo também tende a aumentar com lentes mais fechadas, pois vão ser necessárias mais fotos e, portanto, vão ter mais lugares sujeitos a erros. A lente mais fechada também aumenta a chance de ocorrerem fotos sem pontos de controle visíveis, o que dificulta a costura. Numa sala, por exemplo, com uma lente 18mm, possivelmente você vai acabar fazendo algumas fotos que serão apenas um pedaço de parede branca, dificultando um pouco a costura e aumentando o tempo.

Seguindo a linha da praticidade e pensando que num imóvel, em geral, não é necessário oferecer zoom ao usuário (o que precisaria de uma foto com mais resolução) eu recomendaria, por enquanto, a Ricoh Theta S. Aqui tem um exemplo de visita virtual que encontrei dizendo ter sido feito com ela. Acho que está bem feito e possivelmente foi bem trabalhado, regulando a exposição manualmente (o que ela permite) e tratando a foto depois. Acho que se simplesmente apertar o botão pode não ter resultados tão bons.

O mercado, porém, está evoluindo rápido. Acho que não vai demorar pra Ricoh lançar um modelo novo de câmera, pois a Samsung já está lançando a Gear 360°, que já se encontra a venda nos EUA em alguns lugares que trazem da Coréia do Sul (Amazon e Ebay, por exemplo) e a Nikon prometeu pra outubro o lançamento da sua Key Mission 360°. Essas duas tem vídeo de 4k (enquanto a Theta é apenas full HD) e imagino que tenha fotos maiores que a Theta também.

Pode parecer muito, mas pra um vídeo 360°, full HD é pouco. Acho que 4k ainda é pouco, pois na verdade a gente não vai olhar pros 4k ao mesmo tempo, provavelmente vamos olhar pra uma área de 1/5 desse vídeo de cada vez. O mesmo vale pra foto, então uma foto 360° tem que ter pelo menos uns 32 megapixels pra ficar boa (8.000 x 4000).

Em resumo eu recomendaria, pro seu caso, essas câmeras mais práticas. Se estiver com pressa pode ir pra Theta, se puder comprar lá fora ou esperar pense na Samsung ou na Nikon.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
rodrigooliveira
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Jul 2016, 20:22

Re: GoPro X Theta X DjiOsmo X lente 8mm

Mensagem por rodrigooliveira » 05 Jul 2016, 14:03

Cartola, muito obrigado, mesmo, pela atenção e ajuda gratuita! Fico muito feliz quando encontro pessoas com tanta disposição em ajudar. Tento sempre fazê-lo quando posso, de forma retributiva.
Li vários dos seus artigos sobre 360°, costuras, panoramas etc. Todos sempre muito bem redigidos e com fontes detalhistas. Parabéns!

Você disse uma coisa muito importante em sua resposta: tempo. Realmente estou avaliando todas essas opções, levando em conta o tempo que precisarei para concluir cada trabalho.
É claro que seria muito mais interessante se eu conseguisse entregar a melhor qualidade ao usuário, mas sabemos que isso, na prática, demanda muito trabalho e, consequentemente, muito tempo. Como a finalidade do meu trabalho não é a fotografia - esta é apenas uma ferramenta, creio que a Ricoh Theta S poderia mesmo me atender, pelo menos por enquanto.

Uma segunda vantagem dela em detrimento da DJI é que poderei fazer vídeos 360. Isso será de imensa utilidade.

Até então, o único percalço que vejo na Theta S é o preço para trazê-la. O dólar ainda não está atrativo para tupiniquins. :(
Você(s) conhece(m) algum lugar no Brasil que comercialize a Theta S, além dos vendedores do Mercado Livre?

Aproveitando a oportunidade de conversa...
Eu preciso também de uma lente grande angular para fazer imagens melhores dos imóveis. Hoje, estou usando a Gopro e fazendo correções de perfil no LR, mas não se compara à qualidade de uma objetiva. Além das fotos 360, preciso deixar as fotos estáticas, por causa da nossa internet lenta e ainda celulares com baixo processador e tela ruinzinha.

Pelas pesquisas, há as opções para a minha Nikon D7000:
- Sigma 8mm (3.270,00)
- Rokinon (2.200,00)
- Samyang não encontrei para Nikon.

Dúvida: existe uma opção com melhor custo-benefício? Ou seria mais interessante eu migrar para Canon?

Se o objetivo fosse a fotografia, tudo bem investir mais nos equipamentos, mas eu tenho dó de investir tanto para usar os equipamentos quase que exclusivamente para fotografar imóveis - já que fora isso eu só uso a 50mm.

Mais uma vez, muito obrigado!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: GoPro X Theta X DjiOsmo X lente 8mm

Mensagem por cartola » 05 Jul 2016, 15:35

Oi Rodrigo,

não conheço outro lugar que venda a Theta além do ML por aqui. Talvez nos "Info Shoppings" aqui do RJ possa aparecer alguma (quase todos anunciam em http://www.boadica.com.br) mas no momento não achei. Outra fonte, mas que é igual ao ML ou talvez pior em termos de garantia é o OLX. Achou 2 Theta S em SP.

Acho que no seu caso a Rokinon atende bem. Existem vários graus de qualidade, cada um com seu preço. Pra Nikon tem ainda a 10.5mm da própria Nikkor, que acho que é tida como excelente também, mas em geral é preciso serrar o pára sol. Pode não ter achado a Samyang propriamente dita, mas ela existe, só que na verdade o que as pessoas dizem é que o fabricante mesmo é a Samyang e essas parecidas (Opteka, Rokinon) são meras montagens alternativas da própria Samyang, então pode ficar com a Rokinon que dá na mesma.

Não acho que vai ter ganho migrando pra Canon, e olha que sou "Canonzeiro".

Em termos de praticidade, pode ter ganho se migrar pra full frame com uma 8mm (ou a 10.5), pois vai precisar de menos fotos, como já disse. O problema é que isso tem um custo alto, aí tem que ver se você vai ter retorno desse investimento.

Abs, Cartola.

JandersonMartins
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Jun 2016, 14:44

Re: GoPro X Theta X DjiOsmo X lente 8mm

Mensagem por JandersonMartins » 05 Jul 2016, 20:28

Olá Pessoal, eu acabei de comprar a Osmo principalmente pela versatilidade, comprovado no p3 usando o app Litchi, no Autopano a montagem é perfeita e o que eu fazia com a gopro não se aproxima à rapidez e eficácia dos dois juntos.
Claro que a Lente 8mm trará mais qualidade mas....igual à esta febre de 4k...... quem realmente tem celular 4k e velocidade para tal?
As maiores redes sociais tem o aceso de 80% de celulares e a maioria sem especificação, isto porque trabalho com turismo e fotografia
A Osmo para mim é uma solução múltipla, pois além da foto uso um bocado de filme e com estabilização, aumento da sensibilidade (um pouco menor que a hero4) ela é um conjunto perfeito "para mim"
Colocar um tripé ou suporte na cama e mandar o app fazer é para mim o melhor que eu queria ter.
As fotos que tenho visto de alguns amigos experts em Osmo são muito boas e não uso monitor 4K mas sim full hd, e celular tbm.
Nem minha tv é 4K.
No meu caso específico, não convém comprar uma lente somente para esféricas com ultra qualidade para meia dúzia de pessoas;
Sabemos que nossa busca pelo melhor e perfeito é necessária, mas não é absorvida pelos usuários do nosso 3º mundo ainda, a não ser que esta meia dúzia (no caso de comércio, não de hobby) seja seu público alvo e potencial comprador.
Ainda pela obsolescência da informação, as 360 em redes sociais (no meu caso que não uso sites) deixam a desejar na compactação e não é possível agrupá-las em álbuns....
Comprei a Fly 360, que só filma em 360X240º HD e me arrependi, se foto já está difícil imagina filme...........

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: GoPro X Theta X DjiOsmo X lente 8mm

Mensagem por cartola » 06 Jul 2016, 09:07

Boas colocações Janderson!

Estou com esperanças na Gear 360. Já achei a Theta uma ótima em termos de custo benefício, mais por conta da praticidade. Mesmo sendo um crítico de qualidade, achei que ela realmente compensou na praticidade. Fora o preço - não dá pra querer nela (US$ 350) a qualidade de uma DSLR full frame (US$ 3.500).

É o velho ditado: as vezes o ótimo é inimigo do bom. Até por que nesse caso as vezes pra chegar no ótimo dá tanto trabalho que a gente nunca chega e aí fica sem o ótimo e sem o bom.

Estou esperando a Gear 360 pra agosto, mas já vi umas fotos feitas com ela. Se já estava querendo a Theta (que já usei emprestada) acho que vou ficar muito satisfeito com a Samsung. Não sei se já repararam como posto coisas antigas. A última que postei é de uma viagem de 2014. Se a Gear chegar a tempo vou levá-la numa viagem e minha expectativa é já postar um monte de fotos (e vídeos!) durante a própria viagem.

Abs, Cartola.

JandersonMartins
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Jun 2016, 14:44

Re: GoPro X Theta X DjiOsmo X lente 8mm

Mensagem por JandersonMartins » 06 Jul 2016, 09:45

Cartola bom dia, parece que a gear já está no mercado livre
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0nz-bc-_JM

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: GoPro X Theta X DjiOsmo X lente 8mm

Mensagem por cartola » 06 Jul 2016, 15:20

É mesmo!

Achei outra R$ 100 mais barata :)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0nz-bc-_JM

Vale confirmar na pergunta se é pra pronta entrega ou se o cara vai comprar na Coreia e mandar entregar sabe-se lá quando na sua casa. Pelos prazos parece que o cara já está com elas. Eu comprei mais barato na Amazon e um amigo vai trazer pra mim.

Pelas especificações eu acho que ela vale os R$ 1000,00 a mais que a Theta.

Abs!

Avatar do usuário
rodrigooliveira
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Jul 2016, 20:22

Re: GoPro X Theta X DjiOsmo X lente 8mm

Mensagem por rodrigooliveira » 06 Jul 2016, 18:12

Prezado Cartola e amigos, creio que consegui chegar a uma decisão:

Como o preço da Theta e da Gear estão equivalentes, e como já é possível comprar a Gear aqui (mesmo pagando com um olho), a melhor escolha será a Gear. Acho que hoje mesmo fecho a compra. Assim que chegar, digo aqui as minhas impressões.

Em relação à lente, vou aguardar uma oportunidade de comprar alguma usada, para que eu não precise investir muito mais do que 1.800,00.

Com uma Gear e uma 8mm ou 10mm na D7000, acho que estarei bem servido pelo menos por um ano. Se necessário for subir o nível de resolução, faço um upgrade para a full frame. Inclusive, com a Gear, a Gopro entrará em desuso. Já posso trocá-la por lentes :D

Janderson, o seu objetivo realmente se encaixa perfeitamente à Osmo, pela praticidade de facilidade em estabilizar.

Abraço!

Responder