Samsung Gear 360

Troca de informações sobre todos os tipos de câmeras fotográficas, SLR, DSLR, compactas, reflex e outras
Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Samsung Gear 360

Mensagem por Stoledo » 03 Out 2016, 09:49

Oi pessoal, comecei a usar a Samsung Gear 360 e achei estranha a foto gerada por ela, ela faz uma única foto jpeg com a imagem de cada uma das lentes.

Minha dúvida é como gerar a equiretangular? Uso PTGui e teria que cortar a foto em duas para depois levar no PTGui e fazer a costura, mas acho pouco produtivo esse processo. Alguma sugestão?

A Samsung tem app apenas para Android e eu uso iOS, espero que logo tenha app para iOS também. No suporte da Gear 360 tem para download apenas o Action Director que é um editor para vídeo, não encontrei nenhum programa para gerar a equirretangular.

Obrigado.
Editado pela última vez por Stoledo em 03 Out 2016, 12:51, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Sansung Gear 360

Mensagem por cartola » 03 Out 2016, 10:53

Opa, ia responder no face, mas acho que aqui o histórico fica mais "encontrável" depois.

Então, acho que deve dar pra fazer direto no PTGui, é só carregar a mesma foto duas vezes. Pelo menos no Hugin é assim. Claro que não é só carregar, depois tem que acertar onde está o que interessa da imagem em cada uma. No Hugin a gente faz isso na aba Máscaras, na "sub aba" Cortar. Melhor descrever os passos:
  • Certifique-se que está usando a interface avançada ou especialista: Menu Interface / Especialista
  • Na janela principal (Hugin - Criador de Panoramas), na aba Fotos clique em Adicionar Imagens e adicione a mesma imagem duas vezes
  • Selecione as duas imagens na lista de imagens (aperte Ctrl pra clicar na segunda) e classifique a lente como Olho de peixe circular, onde provavelmente ficou classificada como Equirretangular quando incluímos as mesmas
  • Clique com o botão direito em uma das imagens e selecione Lente / Nova lente
  • Na aba Máscaras selecione a sub aba Cortar (mais pro meio da tela) e selecione uma das imagens
  • Com o mouse sobre a extremidade da imagem, clique e arraste quando ele virar uma seta dupla, de modo a aparecer o círculo da lente circular. Deixe o círculo do tamanho da imagem circular (ainda não centralizado)
  • Desmarque a opção "Sempre centralizar corte em d,e" para poder deslocar o centro do círculo e desloque o centro para uma das imagens
  • Com o centro no lugar adequado pode acertar o tamanho do círculo com mais precisão
  • Faça o mesmo com a outra imagem, colocando o círculo na imagem oposta
Bom, pode ser meio difícil acompanhar esses passos. Se tiver problemas me fale qual passo não entendeu, por que estou meio sem tempo de gravar um vídeo disso.

Outra opção é usar um modelo já pronto pra isso. Uma boa alma criou o projeto Gear 360 pano no github. O projeto visa fazer a costura de um vídeo da Gear 360, mas nele tem arquivos PTO modelo que podem ser usados para costurar uma foto da Gear 360. Baixe esse arquivo e, pra usá-lo como modelo basta:
  • Na janela principal (Hugin - Criador de Panoramas), na aba Fotos clique em Adicionar Imagens e adicione a mesma imagem duas vezes
  • Escolha a opção Aplicar modelo no menu Arquivo
Isso já vai te levar ao ponto que os passos anteriores te levariam. Em tese pode mandar montar direto que já vai sair algo bem razoável, principalmente se a foto foi feita com a câmera de pé, vertical. Daí pra frente pode ser necessário fazer algum ajuste, pode tentar marcar pontos de controle próprios da foto que está tratando ou nivelar, se fez a foto com a câmera inclinada.

Acredito que tenha como fazer algo parecido no PTGui, já que os dois são semelhantes em vários aspectos. Se não conseguir, bom, o Hugin é gratuito :)

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Sansung Gear 360

Mensagem por Stoledo » 03 Out 2016, 11:05

Agora ficou mais claro o que deve fazer, mas confesso que ao ver as primeiras fotos fiquei com a sensação de que não valeu a pena o investimento! Rsrs.

Postei aqui no fórum porque achei que daria uma resposta muito longa mesmo e também fica como base de dados, como vc disse.

Obrigado mais uma vez.

Abraço Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Samsung Gear 360

Mensagem por cartola » 03 Out 2016, 17:55

Me lembrei de outra coisa, se não me engano o aplicativo do Google Street View, que também está disponível para iOS, acessa a câmera e serve para obter fotos com ela. Ele não dá todo o controle que o aplicativo nativo te dá, mas acho que pode tornar sua vida mais fácil, pelo menos com as fotos.

Realmente, da forma como fizeram, a câmera ficou mais como um acessório para os celulares top de linha da Samsung do que como um dispositivo independente. Mas vou te dizer que com o aplicativo nativo a coisa fica muito prática, mas eu realmente não sou fã dessa política de coisas proprietárias. Mas cá entre nós, a Apple é bem boa nisso, nem os cabos de carregar servem em outros dispositivos. Nesse quesito ainda prefiro a samsung.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Samsung Gear 360

Mensagem por Stoledo » 04 Out 2016, 11:51

Concordo com vc. Quando comprei iPhone estava muito insatisfeito com o celular Android que tinha, era um Motorola, e a versão do Android era muito ruim, instável, uma das primeiras que saiu. O hardware também não ajudava, mas cansei de ter que reiniciar o celular toda hora. Optei por trocar para iOS por isso, mas também não gosto dessa política proprietárias.

Já vi que com o editor de vídeo Action Director, que a Samsung disponibiliza para download, também dá para fazer usar uma foto e gerar a equirretangular, o problema é que ele não tem as opções do PTGui, veja esse link: http://360rumors.blogspot.com.br/2016/0 ... r-360.html

Ontem tentei usar o PTGui e apanhei, como tinha pouco tempo não pude testar todas as formas. Eu fiz assim, tentando seguir o que vc postou para Hugin:

1- Importei a mesma foto duas vezes.
2- Ajustei a lente como Fisheye.
3- Ajustei o crop individualmente, um em acada imagem, mas como aparecem duas imagens, uma de cada câmera, eu ajustei individualmente e depois tentei de outras formas para ver se dava certo mas não deu.
4- Fiz máscara das imagens de modo que em um lado tinha uma delas com máscara para esconder (não tem opção de cortar) e do outro a imagem oposta com máscara.
5- Montar a equiretangular.

Não deu certo, mas depois vi que acabei por colocar máscara no ponto de sobreposição das imagens, acredito que por isso não deu certo.

Vou tentar novamente hoje e depois digo como foi.

Abs.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Samsung Gear 360

Mensagem por cartola » 04 Out 2016, 12:51

Vi lá o link que você passou. Pois é, essa diferença na costura que a samsung deixa tá ruim, né? E é uma questão de software, não sei por que não resolvem. No Hugin a costura também fica melhor, muito menos evidente a emenda, o problema é que é muito mais prático já pegar a foto pronta no telefone.

Abs.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Samsung Gear 360

Mensagem por Stoledo » 05 Out 2016, 13:02

Oi Cartola.

Consegui melhorar, e muito, a costura da foto da Gear 360 no PTGui.

Segui os mesmos passos que vc disse para fazer no Hugin e daquele link que passei (https://www.reddit.com/r/GearVR/comment ... oramas_to/), só que usei especificação de lente diferente do que o site diz, usei circular fisheye ao invés de full frame fisheye. Não deu certo com full frame fisheye.

Nesse site ele diz que tem apenas que otimizar fov e b. Fov tudo bem, mas esse b não sei o que é.

Veja o resultado nesse link, infelizmente não tenho mais domínio/servidor para colocar a imagem: http://sandrotoledos.wixsite.com/gear-360

O pé da pessoa que esta de pé está estranho, não entendo o porque já que na foto aparece ok, deve ser coisa da costura mesmo. Tem erro de paralaxe no teto e no chão, à direita da foto e achei que as pernas da mulher sentada estão muito compridas, mas acho que isso é devido a distorção da equirretangular.

O erro de paralaxe dá para arrumar no PS mas o pé me incomodou muito, e não vejo solução.

Alguma sugestão?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Samsung Gear 360

Mensagem por cartola » 06 Out 2016, 10:41

Tá realmente estranho ali na perna da pessoa, mas não consigo saber o que houve só olhando isso. O ideal seria ter a imagem original. O ideal, talvez, fosse analisar o arquivo do PTGui, mas como não tenho PTGui não adianta (nem tenho usado Windows pra botar um trial alias).

Sobre a circular fisheye, realmente eu acho que tem que ser esse tipo de lente, pois na full frame, pelo menos no hugin, a marcação do crop vai ser quadrada e não redonda, como se usar circular.

A distorção b é um tipo de distorção chamada barrel (barril).

Chegou a criar pontos de controle? Talvez uns pontos manuais ajudem. E se criar automáticos é bom conferí-los, pois a área de sobreposição é muito pequena, dando muita margem a erro.

Pode experimentar o modelo já pronto no Hugin também pra comparar.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Samsung Gear 360

Mensagem por Stoledo » 06 Out 2016, 11:01

Oi Cartola.

Criei vários pontos de controle manuais, isso ajudou muito. Realmente não conferi os pontos criados automaticamente, vou ver depois e aviso se era esse o problema.

No PTGUI a lente full frame também tem área de crop quadrada.

Conheço a distorção barrel ou barril só não conhecia essa nomenclatura "b". Mas não vi necessidade de correção.

Vou testar o Hugin.

Abs.

andufpa
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Out 2017, 13:50

Re: Samsung Gear 360

Mensagem por andufpa » 17 Nov 2017, 14:13

Boa Tarde ! Sou novo nesse universo 360. Tenho tentado fazer as costuras...ja seguir os passos indicados pelo mestre Cartola usando, mas até o momento o resultado nao foi satisfatório....As costuras tem apresentado muitas falhas....fotografei uma sala fazendo fotos usando as duas lentes, resultando na imagem 360 gerada pela gear...tb fiz quatro fotos usando apenas a câmera frontal para tentar um outra costura....mas nas duas opções nao ficou bom....usei o Pgui e o Hugin. O que será que estou fazendo errado??? estou querendo gerar um tour para o meu imóvel.
abs.

Responder