Nikon Keymission 360

Troca de informações sobre todos os tipos de câmeras fotográficas, SLR, DSLR, compactas, reflex e outras
ivanyoshio
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Ago 2016, 22:43

Re: Nikon Keymission 360

Mensagem por ivanyoshio » 03 Abr 2017, 18:40

Qdo seleciono pra fazer o timelapse já baixa a resolução pra FullHD.

Vou subir o "normal" em 4k...
Estava editando no software da Nikon disponível no site deles...
Só vou cortar e colocar música pra tirar o barulho do vento...

Além da resolução tem muita aberracao cromatica...

Estou usando um cartão de 64gb que acabei achando pequeno pros vídeos...

Uma pergunta, alguma sugestão de editor?

Outro fato, não consegui ver na minha TV LG 4k (2016), não suporta o vídeo 360.
Parece que será atualizada em meados deste ano para o WebOs 3.5.

Abs

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Nikon Keymission 360

Mensagem por cartola » 03 Abr 2017, 18:48

ivanyoshio escreveu:Qdo seleciono pra fazer o timelapse já baixa a resolução pra FullHD.
Na câmera ou no editor?
ivanyoshio escreveu:Vou subir o "normal" em 4k...
Estava editando no software da Nikon disponível no site deles...
Só vou cortar e colocar música pra tirar o barulho do vento...

Além da resolução tem muita aberracao cromatica...

Estou usando um cartão de 64gb que acabei achando pequeno pros vídeos...
Bom, não costumo fazer vídeos longos, por enquanto o meu de 32GB tem sido bem grande :)
ivanyoshio escreveu:Uma pergunta, alguma sugestão de editor?
Você pode editar o vídeo equirretangular em qualquer editor comum. O problema é que depois que salvar esse vídeo não vai ter os metadados que indicam que é um vídeo 360°. Além disso pode ter dificuldades de manter a resolução, pois alguns editores vão querer encaixar o vídeo em algum perfil de resolução já existente. Eu uso o Kdenlive (só tem pra Linux) e é meio assim. Eu tenho que criar um perfil de vídeo com a resolução que quero, mas ele deixa livre pra criar com o que quiser, não tem restrição. Depois que renderizo o vídeo final uso uma ferramenta de edição de dados EXIF para restaurar os metadados do vídeo original no vídeo editado pra que o facebook, youtube, etc, reconheçam. Se for pra publicar numa ferramenta de panorâmicas, como o krpano ou Marzipano, aí acho que não precisa dos metadados, elas vão ver pela proporção do vídeo ( 2 x 1 ).
ivanyoshio escreveu:Outro fato, não consegui ver na minha TV LG 4k (2016), não suporta o vídeo 360.
Parece que será atualizada em meados deste ano para o WebOs 3.5.

Abs
Pra ver na TV acho que ainda vai demorar amigo. Sugiro ligar um notebook na TV e rodar nele ;)

Abs!

ivanyoshio
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Ago 2016, 22:43

Re: Nikon Keymission 360

Mensagem por ivanyoshio » 03 Abr 2017, 18:59

cartola escreveu: Na câmera ou no editor?
Na camera, via app.
cartola escreveu: Bom, não costumo fazer vídeos longos, por enquanto o meu de 32GB tem sido bem grande :)
Então, eu to começando, achei pequeno pq um video de 8min tem 4gb.

cartola escreveu: Você pode editar o vídeo equirretangular em qualquer editor comum. O problema é que depois que salvar esse vídeo não vai ter os metadados que indicam que é um vídeo 360°. Além disso pode ter dificuldades de manter a resolução, pois alguns editores vão querer encaixar o vídeo em algum perfil de resolução já existente. Eu uso o Kdenlive (só tem pra Linux) e é meio assim. Eu tenho que criar um perfil de vídeo com a resolução que quero, mas ele deixa livre pra criar com o que quiser, não tem restrição. Depois que renderizo o vídeo final uso uma ferramenta de edição de dados EXIF para restaurar os metadados do vídeo original no vídeo editado pra que o facebook, youtube, etc, reconheçam. Se for pra publicar numa ferramenta de panorâmicas, como o krpano ou Marzipano, aí acho que não precisa dos metadados, elas vão ver pela proporção do vídeo ( 2 x 1 ).
Vou ver como me saio nesse da Nikon.
cartola escreveu: Pra ver na TV acho que ainda vai demorar amigo. Sugiro ligar um notebook na TV e rodar nele ;)
Abs!
Vou tentar pq tentei fazer espelhamento e não deu tb. Pelo que pesquisei o Apple Tv suporta através de um app, alem das TVs da Sony tb...

Vlw!

ivanyoshio
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Ago 2016, 22:43

Re: Nikon Keymission 360

Mensagem por ivanyoshio » 04 Abr 2017, 22:48

Ta ai... todo original...

Fui editar no Premiere, mas ficou sem os metadados e o youtube não reconheceu como 360...

O trajeto é da casa da minha mãe até a saída pra rodovia...

https://youtu.be/wpKk2yLcEFg


ivanyoshio
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Ago 2016, 22:43

Re: Nikon Keymission 360

Mensagem por ivanyoshio » 04 Abr 2017, 23:26

Obrigado!
Vou tentar depois...

Minha dificuldade aqui é uma criança de 4 anos e um bebê de 3 meses que ocupa meu escritório. Rsrsrs.

Abs

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Nikon Keymission 360

Mensagem por cartola » 05 Abr 2017, 08:59

ivanyoshio escreveu:Ta ai... todo original...

Fui editar no Premiere, mas ficou sem os metadados e o youtube não reconheceu como 360...
Valeu amigo!

Ué, aqui apareceu em 360°, sem problemas.

ivanyoshio
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Ago 2016, 22:43

Re: Nikon Keymission 360

Mensagem por ivanyoshio » 05 Abr 2017, 09:51

cartola escreveu:
Valeu amigo!

Ué, aqui apareceu em 360°, sem problemas.
Sim, o que coloquei foi o original. O video que eu editei foi o que ficou sem os metadados, eu tinha recortado, retirado som e colocado musica.

Depois diga o que achou Cartola...

Vlw...

ivanyoshio
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Ago 2016, 22:43

Re: Nikon Keymission 360

Mensagem por ivanyoshio » 07 Abr 2017, 14:12

Pronto! Consegui... Meu logo e meus contatos que não ficaram legais em 360, se tiverem alguma dica, eu aceito!

É um timelapse 360 em 15x de velocidade de ontem da minha aula, gostei bastante do resultado para meu primeiro video...

Gostaria de Agradecer o acena360 pelo dica do software para colocar metadados... Muito Obrigado!

Segue Link, depois vou deixar publico...
https://youtu.be/65jXsEoUvgU

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Nikon Keymission 360

Mensagem por cartola » 07 Abr 2017, 14:20

ivanyoshio escreveu:Sim, o que coloquei foi o original. O video que eu editei foi o que ficou sem os metadados, eu tinha recortado, retirado som e colocado musica.

Depois diga o que achou Cartola...

Vlw...
Então, achei razoável, parecido com a Samsung Gear 360°, não achei melhor ou pior, parecido.

O logo tem que ficar menor, tipo 1/4 ou 1/5 da largura da equirretangular. Pode dar uma olhada nos logos que o pessoal do Airpano bota nos vídeos. Se ficar maior acaba não cabendo na tela de quem tá assistindo.

Abs!

Responder