Osmo 360

Troca de informações sobre todos os tipos de câmeras fotográficas, SLR, DSLR, compactas, reflex e outras
SERGIOCRUZ
Mensagens: 17
Registrado em: 06 Fev 2017, 10:33

Osmo 360

Mensagem por SERGIOCRUZ » 08 Fev 2017, 09:14

Bom dia á todos alguem no Fórum usa a Osmo para fazer tour 360 , pois comprei uma e quando gero o 360 no autopano fica um espaço grande no meio do 360 , ai tenho que preencher no photoshop , existe alguma configuração que eu poderia usar para não ficar desta forma , esta imagem é como modelo mais fica igual
Anexos
osmo.jpg
Editado pela última vez por SERGIOCRUZ em 08 Fev 2017, 09:53, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Osmo 360

Mensagem por cartola » 08 Fev 2017, 09:32

Oi Sérgio,

não conheço a Osmo, mas o buraco no meio é por que faltam as fotos feitas desse trecho no ambiente. Se você fizer essas fotos, com a Osmo ou outra câmera, o programa de costura (Autopano ou qualquer outro) poderá preencher esse espaço sozinho. Essa foto feita pra baixo é chamada de foto do nadir. Nadir é a direção pra baixo, assim como zênite (ou zenith) é a direção pra cima. Por conta do tripé usado pela maioria das pessoas, a foto pra baixo é em geral um ponto crítico pros iniciantes. Quando o chão tem um formato abstrato, como esse da foto que você postou, o preenchimento é até mais fácil e muita gente faz no Photoshop mesmo (eu faço no GIMP :) ), mas se o chão tiver linhas geométricas, dependendo de como for a coisa, o ideal é preencher com a foto mesmo.

Um dos programas que melhor lida com isso acho que é o PTGui, que pode usar uma foto tirada fora da posição original da Câmera. Eu não uso isso, em geral faço a foto pra baixo mesmo, da posição da câmera quando estava no tripé (existem várias formas de tentar fazer isso), mas pode dar uma olhada nessa funcionalidade do PTGui nesse link: Viewpoint Correction - em "Viewpoint correction in PTGui Pro" ele mostra passo a passo um exemplo de uso de uma foto deslocada pra preencher o nadir.

A propósito, se não me engano essa imagem que você mandou é do vídeo do camarada que fez o aplicativo OSMOPANO. Ele corrige isso muito rápido no Photoshop. Não sei se está usando esse aplicativo, mas me pareceu interessante.

Abs, Cartola.

saulo
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Jun 2016, 00:58
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Osmo 360

Mensagem por saulo » 08 Fev 2017, 09:37

Com o Osmo eh assim mesmo, não tem p/ onde fugir. Um amigo comentou que o Osmo+ eh um pouco melhor p/ fazer o 360 mas sempre vai ficar um nadir p/ corrigir.

SERGIOCRUZ
Mensagens: 17
Registrado em: 06 Fev 2017, 10:33

Re: Osmo 360

Mensagem por SERGIOCRUZ » 08 Fev 2017, 09:43

Cartola peguei esta imagem como exemplo fica da mesma forma obrigado pela dica amigo , Valeu Saulo obrigado amigo

Responder