luminosidade excessiva em portas e janelas na fotografia 360 / filtro para lente fisheye

Lentes, filtros, tubos, dispositivos one-shot 360, complementos óticos, etc
HenriqueMuccini
Mensagens: 14
Registrado em: 15 Jan 2018, 18:28
Contato:

luminosidade excessiva em portas e janelas na fotografia 360 / filtro para lente fisheye

Mensagem por HenriqueMuccini » 25 Abr 2022, 10:51

Prezado Cartola, e demais colegas, bom dia.
Gostaria de falar sobre luz na fotografia 360, quem faz essa fotografia sabe que ao costurar a imagens, sempre que tiver janelas, portas, e pontos de fuga de luz ou ate mesmo o sol ao ar livre sempre teremos a luminosidade desses pontos estourados. Fazemos o possivel nas edições com os programas disponíveis, mas sempre vai ter um ponto de fuga de luz que achamos que não ficou perfeito. Na Minha captura quando tenho uma janela ou porta onde tem muita luz la fora, tentamos equilibrar a fotometria para ambos os lados, sempre pensando em não sacrificar a parte interna do ambiente que é o que mais importa e nessas situações, e é comum não ficarmos satisfeitos com o resultado final, muitas vezes faço CAPTURA DOS AMBIENTE COM JANELAS FECHADAS PARA NÃO PASSAR POR ESSE PERRENGUE, quando encontro janelas com filme (insulfilm) é uma gloria...rsrs.
Gostaria de abrir essa discussão com os colegas de trabalho para compartilhamos experiencias e poder chegar a resultados melhores.
Uma coisa que tenho bastante curiosidade, exite alguma maneira de adaptar filtros as lentes fisheye? nunca achei nada na internet sobre isso.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: luminosidade excessiva em portas e janelas na fotografia 360 / filtro para lente fisheye

Mensagem por cartola » 29 Abr 2022, 19:40

Oi Henrique,

já pensei em filtros nas fisheye, mas não pra isso. Acho que tem como usar filtros graduados nelas, que são uns vidros que se encaixam num adaptador em frente à lente, mas queria isso pra fotografar horizontes e tal.

Pra essa estão de diferença de contraste, na minha opinião, a melhor solução é usar HDR, fazendo a combinação de múltiplas exposições. Então a câmera, em cada tomada, vai fazer N fotos, sendo em geral pelo menos 3, uma clara, uma escura e uma média. Daí depois você tem várias opções. Pode usar programas específicos para fundir as exposições antes da costura ou, dependendo do software que usa, ele mesmo pode fundir as exposições durante a costura, como é o caso do Hugin e do PTGui. Esses dois suportam pilhas de exposições como entrada do panorama a ser montado.

Muitas vezes o HDR inclui aquele tonemapping das cores, que deixa a imagem exagerada, com cores e contrastes irreais. Mas mesmo os programas que, por padrão, fazem isso, tem opção pra fazer apenas a combinação das exposições, sem o exagero nas cores. É uma questão de calibragem.

Não achei um exemplo com janelas, embora saiba que tenho algum, mas achei esse aqui, com auto-bracketing (veja a ficha técnica da foto com mastro).

Abs, Cartola.

Responder