Já me apresentei um pouco AQUI e vim agora falar da minha mais recente aquisição que acabou de chegar em minhas mãos.
Estou com ela há exatos 5 dias e estou muito satisfeito com a compra.
Ela veio antes do programado pela imensa oportunidade que tive: minha sogra foi a passeio em NY, hospedada em um hotel a menos de 5min da B&H Photo Video. Juntei as economias e como já tinha lido tudo de melhor possível sobre essa objetiva, resolvi encarar de vez! Paguei a bagatela de 299 USD, achei o custo/beneficio excelente! As compras no estado de NY tem taxas (não sei bem porque, como funciona mas beira os 10%), o que encareceu uns 25 USD, mas nada pra morrer né. PS: Aqui no Brasil esta lente sai o olho da cara.. mais do dobro do preço!
Na minha câmera Canon APS-C ela dá lindos 167º horizontal, quadro cheio. Acredito que é exatamente a MESMA objetiva que a Opteka, Rokinon, Bower. Li bastante sobre o assunto e a Samyang têm essa loucura aí de vender seus produtos sobre vários nomes (com qual objetivo ao certo não sei, com certeza estratégia de mercado). Se alguém souber o porque manda brasa aí no tópico. Optei pela Samyang simplesmente por ser a segunda versão da lente, com parassol removível, sendo assim utilizável em SLR 35mm ou sensor FF, sem vinhetas (imagem circular). As antigas (de colar amarelo) tem o parassol fixo que vinheta a foto em FF. Apesar de mais baratas, preferi ir nessa "mais nova" (talvez pra quem não pense nunca em mudar de sensor cropado, valha a pena).
O foco dela é manual, e a abertura também é controlada no barril da lente. É uma limitação mas nada que vá te atrapalhar. Pela ultra-grande angularidade (inventei) dela, acaba que a distância entre os objetos fica menor e o foco é quase sempre (tirando os extremos) em toda a cena (me corrijam se eu estiver errado).
Ainda não domino o foco dela totalmente, mas nada que eu consiga entender melhor com o tempo (ela tem um longo anel longo de foco, que varia em sua maioria de 0,3 a 1,5m sendo que com f-stops maiores que f/5.6 tudo sai bem focado. A lente é impecável, fiquei muito satisfeito.
Em f/3.5 ela perde MUITA nitidez. Dá ghosting (bordas sem nitidez, meio duplicadas). Mas uma simples mudança para f/5.6 ela fica bem nítida. Por enquanto estou achando o f/11 dela (sol a pino ou tripé + longa exp.) MUITO nítido, show mesmo.
Ela não tem chip de comunicação com a câmera. Ou seja, pode esquecer modos automáticos ou de prioridade (uma pena, curto muito o Av). As mudanças de abertura são na lente, e escuressem muito o visor óptico!! (Ainda mais depois de f/8).
Esqueçam o cordão de pescoço da câmera e abusem do Live View (visor instantâneo). Qualquer mudança na posição da Câmera muda toda a perspectiva! Usar a telinha de LCD para ver a imagem ajuda muito (pra fotometrar então..), e quanto mais perto da cena melhor! Tem que colar mesmo!!!
Segue algumas fotos do desembalar (reencenei, não tive saco pra fazer isso no momento de verdade):

Na caixa - ela vem assim, caixa bonita, bem embaladinha, plastiquinho, uma proteção dupla de plástico no formato.
Acompanha manual (bem básico, mesmo), e um bag de "couro" barato.

Vista lateral - Objetiva fechada com as tampas frontal e do mount. Ela tem o elemento frontal bem grande, (75mm de diâmetro) e a tampa só encaixa com o parassol montado. Detalhe pro bagzinho de proteção.

A danada - de frente, linda.
Uma pena não ter dado para montar na câmera (não tenho outra pra fotografar), fica bem bonita mesmo, ainda mais de parassol.

Sem parassol - Ele é removível, bem fácil por sinal, com uma bolota branca indicando onde é o monta/desmonta.
Sem parassol ela fica totalmente desprotegida, mas funciona em sensor FF (ou SLR de filme 135) e também é melhor (ou menos pior) sem o parassol para usar o flash pop-up (vinheta um pouco menos).

Close - Detalhe nos dois anéis, de foco e de abertura, todos no barril da lente.
O ponto branco acima é o lugar de montar o parassol.

Mount EOS - Compatível com todas as câmeras reflex produzidas pela Canon desde 1986. É de pino vermelho (EF), apesar de contruída para sensor APS-C (EF-S, pino branco).
É de metal, ótima construção, e confesso que dá um pouco de medo quando monta metal com metal (todas minhas objetivas são de mount plástico). Mas enfim, feito pra durar!

Mount e abertura - as lâminas da abertura formam um hexágono, e são pertencentes à construção da lente.
EXEMPLOS E FOTOS FEITAS NELA:
(todas por mim, deem um desconto que só tem 5 dias que tô com ela, mas criei o máximo de oportunidades possíveis para fotografar..)
*todas sem edições, em registradas em JPG pela câmera.

CONCLUSÃO
Objetiva de ótima qualidade, excelente custo/benefício, versátil.
Dá um show nas filmagens! Fiz um de carona na moto, Go-Pro style total! Curti demais! Qualquer mudança na posição da câmera muda MUITO a perspectiva, no vídeo percebe-se mais ainda.
Um contra seria o peso (não é tão leve), a falta de controle pela câmera (parece que a versão da Nikon têm chip!) e o foco manual (que pra mim não é tão contra assim).
Espero que tenham gostado!!!