Sigma 8mm Fisheye + D7000 APS-C - Boa escolha?

Lentes, filtros, tubos, dispositivos one-shot 360, complementos óticos, etc
Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Sigma 8mm Fisheye + D7000 APS-C - Boa escolha?

Mensagem por eFe » 17 Jan 2013, 14:30

Olá, pessoal!

Estou há algum tempo pensando em ampliar um pouco minhas opções de objetiva para diminuir a possibilidade de ter surpresas desagradáveis na costura.

Costumo usar o kit: D7000 + SIGMA 10-20MM + NN3 II. Com esse equipamento consigo bons resultados, porém, a NN3 não é a cabeça mais adequada para o tamanho do conjunto, oq ás vezes causa problemas com paralaxe. Também, como preciso fazer uma quantidade maior de imagens para cobrir os 360°x180° as chances de algo dar errado é maior.

Bem, gostaria da ajuda de vcs qto a escolha da SIGMA 8mm fisheye. Eu encontrei essa discussão em outro forum: http://esquinadafoto.com.br/topic/6838- ... -fish-eye/ a respeito da característica CIRCULAR dela.

Como o sensor da D7000 é APS-C, em termos de FoV ela gera vantagem sobre a 10-20mm que já possuo?

Alguém usa essa objetiva com sensor APS-C, ou seja, com crop?

É isso, ae... aguardo a opinião de vcs.

Grande abraço!
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Sigma 8mm Fisheye + D7000 APS-C - Boa escolha?

Mensagem por cartola » 22 Jan 2013, 12:55

Oi eFe,

como o Raphael já comentou ele usa uma 8mm numa 7D, que tem sensor APS-C. Eu uso uma Opteka 6.5mm (uma das montagens genéricas da Samyang) e daria pra montar com umas 5 fotos no caso mais econômico de clicks. Pelo que vejo por aí o pessoal usa bem menos fotos com a 8mm do que as suas 36 + nadir e zenith, mesmo em sensores APS-C. Eu acho que vale o investimento sim, só não acho que valha se desfazer da sua 10-20mm, pois pode se deparar com situações em que queira mais resolução e possibilidade de zoom. Enfim, acho que um panoramista pode ter uma série de lentes diferentes, uma para cada situação. Ainda devo tentar me aventurar nas gigapixel e pretendo começar testando com uma 50mm - não sei se isso vai alcançar os "giga", mas se não alcançar vai ser meu primeiro passo pra tal.

Quanto as distorções da lente, não são o menor problema. Os softwares montadores vão lidar muito bem com isso sem dificuldade.

Abração, Cartola!

vivafloresta
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2012, 16:17
Localização: Curitba
Contato:

Re: Sigma 8mm Fisheye + D7000 APS-C - Boa escolha?

Mensagem por vivafloresta » 04 Fev 2013, 11:26

Cartola, para gigapanoramas o minimo requerido é 50mm. Estou testando com a gigapan a partir de 50mm e já fica grande, muito grande a imagem.rsrsrsrsr
"Se tenho uma mensagem aos principiantes é que não há atalhos na fotografia!" Edward Eston

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Sigma 8mm Fisheye + D7000 APS-C - Boa escolha?

Mensagem por cartola » 04 Fev 2013, 11:35

Opa, bom saber. Ainda quero fazer uma última adaptação na cabeça Merlin/Orion antes de fazer meu primeiro teste. Infelizmente isso não deve acontecer antes de março.

Valeu, abraços!

Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Sigma 8mm Fisheye + D7000 APS-C - Boa escolha?

Mensagem por eFe » 04 Fev 2013, 11:51

Apenas para atualizar o pessoal a respeito de algo que foi levantado sobre a utilização da 10-20, da 10,5, ou da 8mm.

A definição máxima alcançada com a SIGMA 10-20mm (~10mm) + D7000, girou em torno de 24000px, e com a NIKKOR 10,5mm, metade.

Abraços.
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Responder