Lente escolhida X distorção final na panorâmica

Lentes, filtros, tubos, dispositivos one-shot 360, complementos óticos, etc
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Lente escolhida X distorção final na panorâmica

Mensagem por cartola » 11 Nov 2013, 15:27

Oi pessoal,

um colega me perguntou algo por email hoje, mas tento evitar responder em particular coisas de interesse geral.
Caro Cartola.
Tudo bem?

Vou comprar esta semana a Canon T3i com a lente Sigma 10mm.

Quero lhe pedir uma opinião. Uma foto imersiva 360x360 fica boa com esta Sigma? É porque já vi foto 360 com aspecto mais natural e já vi outras com muita distorção. Tipo assim, no centro da foto fica natural, mas saiu um pouco do centro as imagens ficam muito distorcidas...

Eu não sei se estou certo, mas se a foto 360 for tirada com uma lente não eyefish, como a Sigma 10-20mm, o resultado ficaria com menos distorção. Estou certo ou errado? O problema é que de acordo com o Site http://www.vrwave.com, enquanto com a 10mm eu precisaria só de 8 fotos, com a 10-20mm eu teria que tirar 16 fotos. Em compensação, acho que a 10-20mm teria mais utilidade para eu tirar fotos de ambientes fechados, já que ela não distorce a imagem igual uma eyefish e além disso é 400 reais mais barata.

Ô dúvida cruel... o que você compraria no meu lugar? Há diferença de distorção entre estas duas lentes no resultado final do 360? Ou isto é controlado via software.
Oi Wagner,

tudo certo?

Então, primeiro a foto não é 360x360 e sim 360x180 graus, só pra ser correto kkk

A questão do aspecto da foto durante a navegação é uma opção que independe da lente. A pessoa que publica pode escolher a projeção mais adequada na hora de publicar e o usuário muitas vezes pode escolher também, se quem publicou assim permitir. Tome como exemplo essa última foto que fiz:

http://cartola.org/360/2013/11/04/aerea ... a-carioca/

Ela inicia totalmente distorcida, usando a projeção estereográfica, que cria o tal Mini Mundo. Depois que termina o efeito de entrada vai pra uma projeção normal. Basta clicar com o botão direito nela e optar pela projeção "fisheye" e afastar um pouco a visão (zoom out) que ela distorce, como mostra a captura de tela abaixo:
screenshot.24.jpg
Se clicarmos com o botão da direita nela novamente e optarmos pela projeção "normal" ela coloca novamente as linhas retas:
screenshot.25.jpg
Perceba, porém, que há distorção. Não tem como abrir o ângulo de visão acima de certo valor sem distorcer de alguma forma. Se não quiser que ninguém veja distorção nenhuma tem que limitar o maior valor de zoom que o usuário poderá usar - e isso é possível. Outra projeção, a "arquitetural" vai colocar as linhas retas na vertical:
screenshot.26.jpg
ou seja, mais uma forma diferente de distorcer. Talvez as três projeções ficassem praticamente iguais se déssemos um zoom in.

Pode ignorar o fato da lente ser fisheye ou não e pense em termos de resolução apenas. Quando mais fotos tiver que juntar, mais trabalho pode ter que ter pra terminar uma panorâmica, mas ela vai ter melhor qualidade final e mais capacidade de zoom para o usuário.
No meu blog você pode ver e comparar várias fotos feitas com várias lentes. Tem algumas com uma Sigma 10-20mm e várias outras com uma Opteka 6.5mm fisheye. Hoje tenho usado uma Canon 8-15mm fisheye, mas uso em 15mm. Toda foto que publico tem (salvo 1 ou 2 excessões) uma ficha técnica embaixo, mencionando todo o equipamento. A escolha é meio pessoal, eu diria, ou mesmo de acordo com o objetivo do trabalho ou tipo de cena. Cena com multidão pode ser muuuito trabalhosa com mais fotos, por exemplo.

Abs, Cartola.

Responder