Outros dispositivos one-shot

Lentes, filtros, tubos, dispositivos one-shot 360, complementos óticos, etc
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Outros dispositivos one-shot

Mensagem por cartola » 13 Nov 2013, 09:01

Oi pessoal,

saiu recentemente a notícia do lançamento comercial da bola que faz fotos 360x180º - o produto chama-se "Panono". Saíram várias notícias sobre o brinquedo novo, que pode estar no mercado em 2014, como essa no tecnomundo. É basicamente um dispositivo integrado com 36 câmeras (não sei pra que tantas! rs)

Antes disso já passaram por aqui comentários sobre aqueles espelhos parabólicos, como o pano-pro, que também tem suas vantagens e desvantagens.

Já está no mercado também a Ricoh Theta, uma câmera que faz com um disparo usando duas câmeras (parece um pouco mais esperto na quantidade de câmeras necessárias. rs).

Eu diria que um problema deles é a qualidade final do panorama. Claro que a praticidade pode superar isso, dependendo do objetivo da foto ou da cena em questão. Em cenas mais bem iluminadas a diferença para uma foto com uma DSLR é menor, mas sempre é notável.

Claro que esses dispositivos dão uma flexibilidade adicional também. Só com algo one-shot você consegue pegar o mesmo instante em todas as direções, mas tenho opiniões sobre cada um deles:

O espelho não faz a esfera completa com um único disparo - mas dá pra fazer com dois. Já tive um e não achei nada prático. É meio trambolhão, tem que ficar posicionando certinho e a resolução final é bem ruim, não permitindo praticamente nenhum zoom.

A bola Panono usa 36 câmeras e elas, como qualquer dispositivo multi câmera, não podem compartilhar o ponto adequado de posicionamento - o ponto sem parallax - então há junções entre 36 imagens onde podem ocorrer erros de emenda. Já vi alguns exemplos e encontrei os erros. Claro que são pequenos e tratáveis, mas se é pra tratar, prefiro tratar uma bela foto feita com uma DSLR e múltipla exposição com controle manual.

A Theta usa apenas duas câmeras. Me lembra a proposta da Ipix, empresa que conheci em 1999 / 2000 quando trabalhei na construção de um portal de turismo. A equipe fotográfica comprou uma lente de uns $ 20.000 que fazia a esfera completa com 2 fotos. Na época as imagens tinha baixa resolução, até por que as velocidades de internet não eram as mesmas e ainda não tinham o recurso da multi-resolução. Ainda hoje, porém, quando uso uma lente que pode fazer uma 360 com apenas 3 imagens, acho que a resolução final deixa a desejar.

Emfim, tirem suas próprias conclusões. Eu acho realmente que os três produtos são brinquedos interessantíssimos, mas são brinquedos.

Abraços, Cartola.

ALOEBRASIL
Mensagens: 76
Registrado em: 19 Out 2012, 12:06
Localização: Curitiba / PR
Contato:

Re: Outros dispositivos one-shot

Mensagem por ALOEBRASIL » 13 Nov 2013, 10:06

Bom dia Cartola e demais colegas.

Pesquisando encontrei no site da Editora Abril algumas informações adicionais da Panono e tem um vídeo mostrando como foi o desenvolvimento do produto.
Como disse o amigo Cartola, é mais um brinquedo a disposição dos consumidores, olhando as imagens é possível notar que a qualidade fica muito a desejar, para trabalhos profissionais não é aplicável.

http://exame.abril.com.br/tecnologia/no ... 36-cameras

Segue o link direto do vídeo em inglês:
http://www.youtube.com/watch?v=c8xjXqC9m2A

Site da empresa:
http://www.panono.com/ballcamera/
Gilberto Moreira
aloe_brasil@hotmail.com

(41) 3538-3691 GVT
(41) 9648-5665 TIM


Styluss - http://www.styluss.com.br
Arquitetura e Decoração - http://www.moveiscarmesim.net/rafael/rafael_tour.html

Responder