Lente Sigma DC 8-16MM F/4.5-5.6

Lentes, filtros, tubos, dispositivos one-shot 360, complementos óticos, etc
Avatar do usuário
Felipe Nardon
Mensagens: 20
Registrado em: 03 Nov 2014, 10:54
Localização: Passo Fundo -RS
Contato:

Lente Sigma DC 8-16MM F/4.5-5.6

Mensagem por Felipe Nardon » 26 Mar 2015, 20:54

Boa noite pessoal,

Eu tenho uma Canon 60D e estou fazendo tour virtuais basicamente para ramo imobiliário e interior de veículos. Tenho a lente do kit(18-55mm) e faço 3 linhas de 10 paradas + o Zenith ,tudo isto em HDR com 5 exposições diferentes.

Como são mtas fotos, perco um bom tempo para finalizar o tour virtual.

Eu gostaria de reduzir o número de fotos de cada esfera e pensei na lente Sigma DC 8-16MM F/4.5-5.6.

Alguém já ouviu falar ou já teve alguma experiência com esta lente?
Seria a mais indicada para o ambiente em que iria utilizar? Ou recomendam outra?

Abraço.

tcavalcante
Mensagens: 46
Registrado em: 24 Abr 2013, 12:50

Re: Lente Sigma DC 8-16MM F/4.5-5.6

Mensagem por tcavalcante » 26 Mar 2015, 22:37

Cara de tirar o folego teu trabalho, parabéns. Estou bem longe de teu profissionalismo, mas também quero explorar esse nicho de imobiliárias e turismo.
Eu tenho uma Bower 8mm manual, que se não me engano é da mesma linha da Samyang, rokinon na minha opinião atende bem, você pode vê o desempenho da lente no meu site tw360.com.br. quanto a Sigma veja na Fotografe Melhor Edição 167. veio acompanhado de um guia sobre várias lentes, creio que vai te ajudar muito na decisão de comprar a lente certa.
Obrigado mais uma vez pelo belo trabalho.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Lente Sigma DC 8-16MM F/4.5-5.6

Mensagem por cartola » 27 Mar 2015, 10:56

Eu acho que a Samyang 8mm fixa atende bem esse nicho, sem necessidade de uma de mais qualidade ou de zoom variável. O zoom fixo pode inclusive ajudar a usar templates/modelos de arquivos já costurados. Usando zoom isso fica mais difícil se usar a distância focal num ponto intermediário - eu costumo usar em 12mm, por exemplo, e um ajuste nunca é igual ao outro. Sendo a 60D cropada, porém, isso talvez seja menos relevante, já que provavelmente vai usar no extremo dos 8mm.

Não conheço essa lente aí, mas sei que a Sigma tem uma linha EX (excelance) que é de maior qualidade. A Sigma 8mm fixa é muito bem falada por aí, mas já vi alguns dizendo que a Samyang original também é muito boa. Eu já tive uma Opteka (genérica samyang) e hoje tenho uma Canon 8-15mm que é muito, mas muito melhor mesmo. A qualidade da imagem é nitidamente maior, além do fato de ser uma lente não manual, ou seja, grava parâmetros EXIF que agilizam a costura, já que a lente é bem detectada. As Samyang em geral são todas manuais (foco manual, abertura manual, etc) o que faz seu preço ficar mais atraente.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
Felipe Nardon
Mensagens: 20
Registrado em: 03 Nov 2014, 10:54
Localização: Passo Fundo -RS
Contato:

Re: Lente Sigma DC 8-16MM F/4.5-5.6

Mensagem por Felipe Nardon » 27 Mar 2015, 20:08

Obrigado pelas dicas pessoal!

@Tadeu
Que bom que gostou do meu trabalho, ainda estou começando neste ramo dos tour virtuais e tenho mto o que aprender. Quase tudo o que sei se deve ao mestre Cartola, pois aprendi e estou aprendendo mto neste fórum e no site dele.
Verei se consigo este guia para dar uma clariada nas ideias.

@Cartola
Eu andei dando uma olhada nestas lentes e em outras, são tantas opções que não sei qual comprar hehehe.
O meu maior medo é comprar uma lente que tenha uma qualidade inferior a minha (lente do kit 18-55mm).


Alguém tem uma dica de onde comprar estas lentes com preço justo?

Obrigado.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Lente Sigma DC 8-16MM F/4.5-5.6

Mensagem por cartola » 28 Mar 2015, 18:59

Oi Felipe,

a lente do kit 18-55mm não é lá uma boa lente na minha opinião. Não que seja ruim, mas é uma lente simples e não se destaca. Claro que dá pra fazer muita coisa boa com ela, o fotógrafo faz a diferença. Uma maneira mais objetiva de avaliar lentes é analisar os gráficos de MTF das lentes. Não dá muito pra comparar o de um fabricante com outro, mas dá pra avaliar as lentes de um mesmo fabricante quanto a definição/nitidez e outros aspectos.

Se você já gosta da 18-55 então não vai ter muito problemas com essas de que falamos. O melhor lugar pra comprar é lá fora, mas nem sempre é possível arrumar alguém pra trazer sem custo extra e pedir lá pra entregar aqui acho meio furada. Já comprei no mercado livre uma vez, mas é preciso ter os cuidados necessários, analisar o vendedor e talvez usar um meio de pagamento como o Mercado Pago, onde um terceiro te dá alguma garantia. Comprar em mãos também me parece razoável, pois vai poder analisar a lente na hora antes de comprar.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
Felipe Nardon
Mensagens: 20
Registrado em: 03 Nov 2014, 10:54
Localização: Passo Fundo -RS
Contato:

Re: Lente Sigma DC 8-16MM F/4.5-5.6

Mensagem por Felipe Nardon » 02 Abr 2015, 00:18

Obrigado cartola pelo retorno.

Sabe me dizer se esta lente:

http://www.canon.pt/for_home/product_fi ... .6_is_stm/

seria uma boa opção para mim? Ou seria melhor a 8mm mesmo?

Saberia me dizer qtas fotos precisaria fazer para fotografar o ambiente todo com a lente em 8mm e em 10mm?

Abraço.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Lente Sigma DC 8-16MM F/4.5-5.6

Mensagem por cartola » 02 Abr 2015, 10:18

Oi Felipe,

bom, acho que você mesmo tem que chegar a essa conclusão. Essa lente me parece equivalente à 18-55mm, apenas é mais aberta. As lentes mais top da Canon tem um anel vermelho na frente, são as lentes L. Essa é da linha básica. A 8mm numa câmera cropada vai precisar idealmente de umas 6 fotos pra fazer a panorâmica. Dá pra fazer até com 4 usando a variação de inclinação (pitch variation) com um prumo, mas a sobreposição fica bem pequena, sendo até arriscado ficar um buraco (já passei por isso). Com a 10mm talvez já seja melhor fazer umas 8 a 10 fotos pra garantir. Isso vai te dar mais resolução, provavelmente uma qualidade melhor de imagem final, mas um pouco menos de produtividade.

Sobre a qualidade da lente, vejo o pessoal falando bem das Samyang, um até uma vez mencionou que ela é equivalente ou até melhor que a Sigma EX 8mm, que é bem mais cara, mas enfim, eu mesmo não sei dizer. A diferença de preço entre essa Canon que mencionou e a Samyang é pouca, sendo a Samyang um pouco mais barata, daí você pode ver o que prefere. A Opteka 6.5mm (que dizem ser na verdade uma montagem da Samyang 8mm) está mais ou menos metade do preço dessas duas. Já vi gente falando que talvez a Samyang entregue lentes de pior qualidade para outras montadoras, o que não é uma informação confirmada.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
Felipe Nardon
Mensagens: 20
Registrado em: 03 Nov 2014, 10:54
Localização: Passo Fundo -RS
Contato:

Re: Lente Sigma DC 8-16MM F/4.5-5.6

Mensagem por Felipe Nardon » 12 Abr 2015, 17:51

Obrigado pelas dicas Cartola,

Comprei uma Samyang 8mm (http://www.samyang-lens.co.uk/samyang-8 ... -lens.html)

Fiz alguns testes e gostei bastante da lente, a princípio, para cobrir a esfera eu faço 6 fotos + N + Z.

Abraço.

Responder