Lente Nikkor 10.5mm em câmera full frame

Lentes, filtros, tubos, dispositivos one-shot 360, complementos óticos, etc
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Lente Nikkor 10.5mm em câmera full frame

Mensagem por cartola » 09 Jun 2015, 15:21

Oi pessoal,

compartilho aqui um papo que começou a gerar informações interessantes no grupo do facebook. Achei melhor guardar aqui pra posteridade, pois no face a coisa é muito volátil.

A dúvida inicial era sobre que lente usar na migração de uma APS-C para full frame Nikon. A lente 10.5mm é, em geral, a pedida padrão pras panorâmicas. O problema é que ela vem com um pára sol fixo, mas muita gente simplesmente serra esse pára sol.

A imagem com e sem o pára sol podem ser comparadas
circular-fisheye-lens-diagram.jpg
Aqui um exemplo de foto feita com uma D810 e a 10.5mm ainda com o pára sol
exemplo2.jpg
A partir de 4 fotos como a última aí em cima costurei uma panorâmica completa. As fotos foram feitas com philopod usando variação de inclinação, ou seja, uma pra cima, outra pra baixo, no intuito de cobrir toda a esfera visual com 4 fotos, já incluindo o nadir e zenith. Acabaram ficando dois pequenos buracos. Na imagem abaixo mostro o resultado da costura. Cada imagem é representada por uma cor: preto, verde, vermelho e azul, com cores modificadas nas áreas de sobreposição. Daria pra cobrir tudo, sem deixar os buracos que ficaram em branco, sem imagem, mas a sobreposição seria muito pequena. Na minha experiência, tão pouca sobreposição pode complicar a costura de várias cenas, não propiciando pontos de controle adequados à junção. Dificulta ainda mais a detecção automática de pontos, o que agiliza o trabalho.

Pra resolver, uma ideia é aumentar o número de fotos. Provavelmente 6 horizontais + 1 nadir + 1 zenith já dariam bom resultado, somando 8 fotos.
mosaico.jpg
Optando por cortar o pára sol, há que se ter muito cuidado para não danificar a lente. Além disso provavelmente você estará restringindo o valor de venda dela, a não ser que o comprador queira fazer panorâmicas e prefira uma lente sem pára sol :)

Aqui a foto do colega que cortou:
corte-10mm.jpg
Notem a limitação de aproximação da lente. Com isso fica mais difícil danificá-la.

Neste grupo do facebook tem vários comentários a respeito, algumas outras fotos e vídeos de gente cortando também, e até um cara querendo alugar uma cortada! rs Tá vendo, abre também novas portas!

Aqui uma busca no youtube, que retorna diversos vídeos da galera cortando suas lentes :)

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
RAEvangelista
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Jun 2016, 22:49
Contato:

Re: Lente Nikkor 10.5mm em câmera full frame

Mensagem por RAEvangelista » 24 Nov 2016, 21:10

Boa noite a todos. eu mesmo fiz o corte, veja meu vídeo mostrando tudo: https://www.youtube.com/watch?v=lYJyDFX__-4&t=5s

saulo
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Jun 2016, 00:58
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Lente Nikkor 10.5mm em câmera full frame

Mensagem por saulo » 26 Dez 2016, 14:33

Cartola

Desenterrando esse topico, estou para cortar o parasol de uma 10.5mm tambem. Vou usa-la em uma full frame onde não tenho como fazer uma foto do nadir e outra do zenith, so consigo fazer com 4 fotos mesmo.

Na foto que vc postou da pessoa cortando com uma furadeira de bancada, vc sabe me dizer de qual material eh o disco de corte ? Não queria usar disco de carburundum porque vai fazer uma poeira desgracada.

Abraco.

Avatar do usuário
RAEvangelista
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Jun 2016, 22:49
Contato:

Re: Lente Nikkor 10.5mm em câmera full frame

Mensagem por RAEvangelista » 26 Dez 2016, 14:54

Boa tarde, o material é plastico, não precisa de furadeira, faz na mão mesmo, veja eu cortando a minha aqui nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lYJyDFX__-4&t=5s espero que ajude.

saulo
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Jun 2016, 00:58
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Lente Nikkor 10.5mm em câmera full frame

Mensagem por saulo » 16 Jan 2017, 10:15

Acabei comprando uma lente 10.5 no ebay que o cara deixou cair e quebrou parte do parasol a preço de banana e ontem resolvi cortar o parasol. Primeiro ia fazer com uma furadeira de bancada e um disco diamantado de corte, mas o desespero foi maior e acabei cortando na serra mesmo. O mais chato foi limpar a cola do adesivo que usei de proteção.

No geral ficou boa, da p/ dar um 8 out of 10.

Ontem mesmo fui testar e minha duvida eh o seguinte.

Estou usando em uma D810 com fator de crop 5:4.No PTGui deixo o Horizontal Field of View em 180 mesmo ?
Ou seria melhor deixar o fator de crop em 1.2x

Como vcs estão trabalhando com essa lente ?

Obrigado

Responder