Diferença entre lentes

Lentes, filtros, tubos, dispositivos one-shot 360, complementos óticos, etc
paraopaulo
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Mai 2015, 01:38

Diferença entre lentes

Mensagem por paraopaulo » 13 Fev 2016, 10:36

Senhores, bom dia. Tudo bem?

Preciso de sua ajuda.
Alguém pode me dizer se estas duas lentes conseguem o mesmo resultado para a criação de fotos 360o?
É possível usar qualquer uma delas em uma cabeça nodal R10?

Lente Sigma 8mm F3.5 Ex Dg Circular Fisheye Full Frame
Obj. Rokinon 8mm 3.5 Hd P/ Nikon Com Parasol Removivel

Agradeço por qualquer comentário?

Abraços.

Paulo Roberto

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Diferença entre lentes

Mensagem por cartola » 13 Fev 2016, 18:20

Oi,

a Rokinon é mais uma das diversas montagens da Samyang, talvez a lente mais usada por aí por fotógrafos pra fazer as fotos 360°. É uma boa pra começar, mas pelo que ouvi falar (nunca tive uma em mãos) a Sigma é de qualidade bem superior.

Sobre a viabilidade de uso com a R10, não sei dizer. Essa cabeça foi feita pro pessoal do Google Trusted Photographers. Tem que checar que lentes são compatíveis. A página do produto tem muita coisa pra ler. Lá fala na Sigma, mas não menciona a Rokinon. Alias, pelo pouco que sei, o Google exige equipamentos específicos pra certificar os fotógrafos. Se a intenção for a certificação, melhor ver direitinho a lista.

Abs, Cartola.

paraopaulo
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Mai 2015, 01:38

Re: Diferença entre lentes

Mensagem por paraopaulo » 15 Fev 2016, 08:09

Bom dia, Cartola.

Obrigado pela resposta.
Me corrija se eu estiver enganado, mas acho que esta cabeça tem o objetivo de fixar a lente adequadamente sem a necessidade das regulagens que normalmente são necessárias quando é usada a cabeça FOTOMATE, por exemplo. Estou correto?
Tenho interesse no programa do Google, mas não quero ficar preso a ele.
Alguns clientes querem o tour no servidor deles e não no do Google.

Abraços.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Diferença entre lentes

Mensagem por cartola » 15 Fev 2016, 09:22

É isso aí Paulo, fixando a câmera nessa cabeça me parece que ela já estará adequadamente posicionada. Digo "me parece" por que na verdade não tenho nem nunca tive acesso a uma, mas pelo que vejo é isso aí e conceitualmente faz sentido isso. A câmera tem que girar em torno do eixo que passa pela entrada da iris da lente. Quando fixamos a câmera pela base temos que ajustar a cabeça, como no caso da fotomate e várias outras cabeças, pois cada câmera e cada lente tem tamanhos diferentes. Já no caso da R10 a fixação é pela parte da frente da lente, não importando as diferenças de tamanho do que fica pra trás. A frente da lente vai estar na posição correta do giro.

Abraços, Cartola.

Responder