Calculando megapixels para escolha da lente

Lentes, filtros, tubos, dispositivos one-shot 360, complementos óticos, etc
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Calculando megapixels para escolha da lente

Mensagem por cartola » 02 Abr 2016, 10:19

Mais uma da série "prefiro responder em público do que por email em particular":
Bom dia Cartola,

Parabéns pelo trabalho, a qualidade realmente é muito boa.

Trabalho com fotografia Still apenas para um cliente no interior do paraná. Quero começar a tirar fotos 360º. Para eu obter uma certificação de confiança do Google para realizar estes trabalhos, minhas fotos esféricas precisam ter 32mp (8.000 x 4.000) com uma proporção de 2:1.

Pergunta:
Com uma Canon 70D (20.2mp) + Lente Sigma 8mm Fisheye + Cabeça Nodal Ninka R10, consigo obter fotos esféricas de aproximadamente 32mp?

Tenho um conhecido que falou que a Câmera precisa ser de pelo menos 32mp... mas segundo o meu raciocínio isso daria uma foto esférica de 192mp.

Já peço desculpas de antemão por fazer essa pergunta, mas realmente fiquei na dúvida.

Obrigado e bom final de semana para você!
Oi Mateus,

a resposta curta é: Sim.

Pode calcular isso com base na resolução da sua câmera e do ângulo que a lente vai cobrir nela, dessa forma calcula quantos pixels ela te dará em 360° na horizontal e 180° na vertical. Já mencionei algumas vezes aqui no fórum essa calculadora, que está também referenciada nas minhas referências, também várias vezes repetidas por aqui.

Pode comprovar isso também no meu blog. Tenho muitas fotos publicadas com a Opteka 6.5mm, que na verdade é a Samyang 8mm montada pela Opteka. Inclusive depois que costurava as fotos dela o Hugin acerta a HFOV da lente e ela fica com 8.5mm aproximadamente. Pode ver lá no blog nas "Fichas Técnicas" que acompanham todas as fotos, onde descrevo a lente usada e a resolução final da imagem que consegui.

Com a 70D, que tem um pouquinho mais de resolução do que as câmeras que usei com a Opteka, vai conseguir um pouquinho mais que 12.000x6.000 nas suas fotos. Bem mais que os 8.000x4.000.

A menção de que precisa de uma câmera de 32mp pra conseguir uma panorâmica de 32mp é totalmente infundada e sem sentido. Se a 8mm não desse a resolução desejada era só trocar de lente. A medida que passa pra uma lente mais fechada, a resolução final da panorâmica aumenta, já que vai precisar de mais fotos pra completar os 360°, pois a lente fará com que seus mesmos megapixels (que não mudam) cubram um ângulo menor.

Já que estou repetitivo hoje, pode ver a foto com 40 gigapixels da biblioteca de strahov, feita com uma Canon T2i, de 18 megapixels, usando uma lente de 200mm e fazendo quase 3.000 fotos pra cobrir os 360x180°.

Abs, Cartola.

Responder