Lente grande angular sem distorção

Lentes, filtros, tubos, dispositivos one-shot 360, complementos óticos, etc
gfernandes
Mensagens: 22
Registrado em: 22 Abr 2016, 10:15

Lente grande angular sem distorção

Mensagem por gfernandes » 02 Ago 2016, 09:20

Bom dia amigos, vocês devem ter visto pelas redes sociais o vídeo de um projeto lançado no KickStarter de uma lente grande angular que não tem distorção

https://www.kickstarter.com/projects/la ... on-laowa-1

Pelo site oficial http://www.venuslens.net/ não achei muitos detalhes sobre a construção, alguém já tinha visto lentes com esse tipo de correção?

ZPR360
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Nov 2012, 15:47

Re: Lente grande angular sem distorção

Mensagem por ZPR360 » 02 Ago 2016, 09:54

o problema é que ele deveria dispor no projeto de uma imagem em raw mode para comprar aquilo tudo .... mas, enfim, é uma boa sacada ....

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Lente grande angular sem distorção

Mensagem por cartola » 03 Ago 2016, 10:15

Oi pessoal,

Me perdoem a possível ignorância, mas Isso é novidade? A Sigma 10-20mm, por exemplo, que já tive, é uma lente retilinear (não tem a distorção barril das olho de peixe). Inclusive ao costurar as fotos dela pra fazer uma panorâmica temos que configurar a lente como retilinear no Hugin (ou outro programa) se ele não reconhecer a lente. Eles anunciam uma 12mm com essa característica, mas a Sigma chega a 10mm.

Aqui algumas fotos minhas com a Sigma em 10mm numa câmera cropada (não a tenho mais pra fazer a foto numa full frame, mas não deve ser difícil arrumar exemplos na internet):
salao_nobre2.jpg
salao_nobre.jpg
Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Lente grande angular sem distorção

Mensagem por cartola » 03 Ago 2016, 10:42

Achei aqui um fórum onde o pessoal questionou o uso da Sigma 10-20mm numa full frame. Realmente parece que se chegar em 10mm vai ficar uma boa borda preta. Tem lá umas imagens feitas numa 5d2 usando a Sigma em 12mm e já apresenta uma borda.

Então, pelo que entendi, a grande sacada dessa lente aí é que vai preencher todo o frame duma full frame, dando um ângulo maior e mantendo sem distorção.

Valeu! Abs, Cartola.

gfernandes
Mensagens: 22
Registrado em: 22 Abr 2016, 10:15

Re: Lente grande angular sem distorção

Mensagem por gfernandes » 03 Ago 2016, 12:22

Aparentemente é isso mesmo Cartola, no Kickstarter há algumas informações, mas achei que tinha de ter informações mais detalhadas por ser um projeto

O site mesmo deles tem menos detalhes do que o Kickstarter

Aqui tem uma imagem com um esquema

Imagem

Como o ZPR360 mencionou seria interessante disponibilizar o RAW

Eu sinceramente não conhecia lentes grandes angulares sem distorção esférica, pesquisando achei outras lentes com essa vantagem e encontrei a Sigma 8-16mm para cropada ( http://blogdozack.com.br/index.php/port ... -6-dc-hsm/ )

Vejo que é mais comum o uso de uma lente grande angular sem correção de projeção em fotografias panorâmicas imersivas do que uma grande angular como a mencionada no tópico, há algum motivo específico para isso? Pergunto isso por ter feito uma pesquisa comparativa de preços e notei pouco diferença de uma lente com e sem correção de projeção.

Obrigado a todos

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Lente grande angular sem distorção

Mensagem por cartola » 03 Ago 2016, 16:20

gfernandes escreveu: Vejo que é mais comum o uso de uma lente grande angular sem correção de projeção em fotografias panorâmicas imersivas do que uma grande angular como a mencionada no tópico, há algum motivo específico para isso? Pergunto isso por ter feito uma pesquisa comparativa de preços e notei pouco diferença de uma lente com e sem correção de projeção.
Eu pessoalmente não vejo diferença pra costura entre lentes olho de peixe ou retilineares. O software que costura vai entender as duas e saber lidar com elas sem problemas.

Uma possibilidade, inclusive, é corrigir a distorção da olho de peixe nesses softwares. Um uso possível é a simples correção de projeção de lente de uma única foto.

Eu só não sei se o fato de ter ou não a distorção vai fazer com que o ângulo de visão seja maior ou menor. O ângulo é relevante para as panorâmicas esféricas, uma vez que com um ângulo maior são necessárias menos fotos pra fechar a esfera e isso poupa trabalho, porém diminui a resolução final da panorâmica.

Abs, Cartola.

gfernandes
Mensagens: 22
Registrado em: 22 Abr 2016, 10:15

Re: Lente grande angular sem distorção

Mensagem por gfernandes » 03 Ago 2016, 18:12

Muito obrigado Cartola, pretendo a médio prazo adquirir uma grande angular, e são muitas opções, surge então pra mim esse novo fator: O de correção de projeção, e me deixou em dúvida, mas sabendo que para o software é irrelevante, posso continuar na linha de raciocínio que sigo atualmente para adquirir a futura lente

Obrigado

Responder