DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Espaço para discussão sobre materiais não específicos da fotografia panorâmica, mas também usados por ela. Cartões de memória, flashes, computadores, etc.
visual360
Mensagens: 31
Registrado em: 04 Out 2012, 10:42

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por visual360 » 05 Set 2013, 13:32

Olá Cartola.
A 7d foi para o lixo. O Drone que comprei foi um s800, e logo que foi ligado, nos primeiros metros depois da decolagem ele passou a ter vida própria, pois a controladora travou. Ele então não respondeu aos comandos, e foi subindo.....subindo.....subindo....até acabar com a bateria, isso durou +- uns 15 minutos. Ai ele desceu igual a uma bomba, o mais incrível é que ele caiu exatamente no local que decolou(ou seja o gps funcionou). Não sobrou nada da câmera, tão pouco da lente, o drone então nem se fala. A lição ficou....voar voa muito bem, mas cai também com a mesma beleza e plasticidade que sobe. Existem uns paraquedas fabricados na Nova Zelândia que é próprio para os Drones, vi alguns vídeos sobre isso mas ele promete minimizar a sua perda, ou seja vc irá ter prejuízo, só que menos.
Quanto as gimbals, a Zenmuse para o s800 é muito cara aqui no Brasil chega a custar RS10.500,00 com o dólar beirando R$2.00. Existem muitas gimbals, mas todas ainda tremem um pouco. Não sei se é porque estou em BH e aqui é um pouco mais alto que Rio e São Paulo e venta um pouco mais e mais forte, e constantemente tem de se apertar os parafusos e ajustar. O Phantom é muito leve, bacana para se usar com pouco vento ou em locais fechados já que é bem pequeno e faz pouco barulho. O meu sócio e eu ainda não fizemos panorâmicas, mas em breve faremos. Estamos buscando primeiramente ajustar cada Drone com uma gimbal e câmera específica.
Abs
Visual360

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cartola » 05 Set 2013, 15:59

Ha ha ha,

desculpe a rizada, mas me identifiquei um pouco com o acidente :) na primeira voada que fiz com o phantom tive um pequeno também. Eu fiquei meio eufórico e fui pilotar sem ler direto manuais e instruções. Não sabia nada que sei hoje sobre os modos de pilotagem (GPS, ATTI, CL, HL) e as indicações do LED do aparelho. O resultado foi que num certo momento eu achei que estava perdendo o controle dele e me apavorei. Fui pegar ele na mão, só que só tinha uma mão, a outra tava no controle. Aí com uma mão só ele rodou e venho no meu braço. Pelo menos parou :) e a única coisa que quebrou se conserta sozinha:

Dá pra ver o inchado que ficou. Foi pior que o corte. Ainda bem que as hélices não são amoladas, kkk
braco_phantom-800.jpg
Cheguei a ler sobre os paraquedas também, mas achei uma coisa ainda incipiente. Poucas (quase nenhuma) opção pra comprar e pouca informação a respeito.

A estabilização das gimbals, pelo menos nos vídeos que vi, ficaram perfeitas. Talvez complementadas por estabilização via software em pós-edição. Costumo usar as vezes e o Kdenlive (editor que uso) possui baseada em dois algorítimos distintos que podemos escolher. Já vi também o pessoal usando no Final Cut, outro editor conceituado, e imagino que outros avançados, como Sony Vegas e Lightworks também devem ter. No youtube é fácil achar exemplos de "deshake" via software em vídeos. Dá pra ver vídeos que foram feitos tremendo muito, sobre uma bike por exemplo, e foram estabilizados.

Aqui um exemplo não tão radical usando o Virtualdub (gratuito).

E outro, mais radical.

Alguns deshakers causam um efeito gelatina. Eles dão uma distorcida em partes da imagem e ela fica parecendo uma gelatina se mexendo em partes da cena. Não gosto.

O youtube também oferece um estabilizador. É só pedir que ele "destreme" seu vídeo. Conheço ( = sei quem é) o cara que estava implementando isso, foi meu professor num curso de Fotografia Computacional ministrado pelo Georgia Institute of Technology no site http://coursera.org (alias, uma excelente referência para cursos online de alto nível e gratuitos). O camarada é PhD nas coisas.

Bom, eu também não sei de preços por aqui. Em geral compro lá fora ou peço pra trazerem. A H3-2D está $ 699 nos EUA e seria minha opção de gimbal. A Z15 é cara mesmo lá fora, só pra quem vai trabalhar muito mesmo com isso, aí compensa a redução do custo do helicóptero. Pra um mais hobbista, como eu, é exagero.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cartola » 06 Set 2013, 15:18

Mais uma notícia pra inspirar cautela:

http://oglobo.globo.com/mundo/jovem-mor ... to-9846658

Abs, Cartola.

visual360
Mensagens: 31
Registrado em: 04 Out 2012, 10:42

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por visual360 » 06 Set 2013, 17:21

Olá, infelizmente tenho uma experiência ruim com linux, pois quando fazia ciência da computação, particionei uma máquina do meu trabalho e instalei o linux suse para estudá-lo. Posteriormente, precisei desisntalar uma vez que o pc era da empresa. Foi ai que apareceu uma pequena mágoa entre eu e o linux, pois quando desisntalei, ele roubou o kernel do windows e assim, ferrei tudo que estava na minha máquina, tentei voltar e fiz mil e uma coisas para ter o kernel do windows de volta. mas sem sucesso. tive de tirar meu hdd e usar como slave e passar aqueles recuperadores de arquivos, pois exatamente neste mesmo dia o Presidente da empresa pediu um arquivo que ele nunca pedia. Sabe como é né Lei de murphy!! Assim, para editar os meus filmes, uso o Premiere.
Abs
Visual360

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cartola » 06 Set 2013, 20:51

He he, mas essas histórias acontecem com qualquer sistema. Eu instalo unixes (BSDs, Lixuxes, etc) há uns 20 anos, bem como Rwindows. É tudo a mesma porcaria! he he he...

Sobre perder arquivos a lição é outra, independente do sistema usado: quem tem uma cópia só não tem nenhuma. Backup, meu amigo, backup! Faltou fazer backup! Tudo pifa um dia! Por esse tipo de experiência é que me preocupo com como posso checar o drone antes de voar com ele. Ainda vou estudar isso, mas talvez não seja algo muito viável.

Um dos problemas mais comuns que leva a perda de arquivo é a simples pifada do repositório (HD, cartão SD, SSD, DVD, fita). Houve época em que cópias passíveis de acesso (outro HD ligado por exemplo) não era considerado formalmente um backup. Hoje já é comum também o conceito de cópia de segurança. Pro meu mundinho eu mantenho todas as minhas coisas importantes sincronizadas a cada 20 mins com outro HD na mesma máquina. Se um pifar (difícil pifar os dois) tem o outro. E certamente os dois vão pifar um dia. A esperança é que não pifem juntos, rs.

Abs, Cartola.

cirebas
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Out 2013, 13:16
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cirebas » 15 Out 2013, 14:41

Boa tarde, pessoal!
Tudo bem?

Sou novo no fórum e novo no mundo "aéreo"! hehehe

Estou montando um Quadricóptero F450, e estou tendo dificuldades em encontrar informações claras de montagem etc... Bom, aind aestou em fase de montagem, então, por enquanto, as dúvidas ainda são teóricas...

O que vocês acham do F450 para fazer fotos aéreas? Comprei ele com o intuito de hobby mesmo, puro prazer por montagens! =)

Obrigado!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cartola » 15 Out 2013, 14:50

Oi Ciro,

o pouco que sei é que ele é mais robusto e/ou mais avançado que meu pequeno Phantom :) e que pelo visto precisa ser montado. O Phantom até precisa ser montado, mas basicamente basta aparafusar as pernas e hélices, o resto está pronto! Muito prático!

Abraços, Cartola.

cirebas
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Out 2013, 13:16
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cirebas » 15 Out 2013, 20:04

cartola escreveu:Oi Ciro,

o pouco que sei é que ele é mais robusto e/ou mais avançado que meu pequeno Phantom :) e que pelo visto precisa ser montado. O Phantom até precisa ser montado, mas basicamente basta aparafusar as pernas e hélices, o resto está pronto! Muito prático!

Abraços, Cartola.
Boa noite, Cartola!

Eu quase comprei o Phantom, kkk... Quase comprei justamente por ele ser bonito, estar praticamente pronto etc... Se eu comprasse ele, sairia até mais barato do que a opção de montar o meu F450... Tive a oportunidade de estar fora do pais mês passado, ai acabei optando por comprar o F450, pois queria me aventurar em montar um quad iniciando do zero! Ainda não sei se fiz uma boa escolha, kkk

Tenho a GoPro Hero3 Black, vocês acham que, inicialmente, para fazer fotos aéreas ela me atende? Fotos de terreno, áreas industriais, eventos, etc... Não sei se uma DSRL seria o ideal, mas o problema seria levantar uma camera dessa com um quad, não?

Abraço!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cartola » 15 Out 2013, 21:18

Oi Ciro,

acho que ele atende sim. Um dos problemas é a falta de controle manual da foto. A Go Pro só tem disparo automático, mas em geral as fotos aéreas vão ser diúrnas e, portanto, com boa luz, o que vai fazer boas fotos em mais de 90% dos casos provavelmente. Acho, porém, que o F450 já é capaz de levar uma DSLR mais leve, não? Já vi o phantom levar uma Canon T2i com uma lente fixa (mais leve). Ficou meio pesadão, mas levantou!

http://www.youtube.com/watch?v=GhaocIQounQ

Abs, Cartola.

visual360
Mensagens: 31
Registrado em: 04 Out 2012, 10:42

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por visual360 » 16 Out 2013, 12:32

Olá, o f450 leva entre 800 e 1.400kg contando com o peso dele.
Frame Parameters
Frame Weight:282g
Diagonal Wheelbase:450mm
Takeoff Weight:800g ~ 1200g
Recommended Propeller:10 × 3.8in ; 8 × 4.5in
Recommended Battery:3S~4S LiPo
Recommended Motor:2212 ~ 2216 (Stator size)
Recommended ESC:15 A ~ 25A
Recommended ESC

Motor
Stator size: 22 x 12mm
KV: 920 rpm/V

ESC
Current: 30A OPTO
Signal Frequency: 30Hz - 450Hz
Battery: 3S ~ 4S LiPo

Propeller
The use of special material can effectively avoid broken propellers.
Size: 10 x 3.8mm in; 8 x 4.5mm in.

Com uma GoPro Hero 3 Black edition em uma gimbal de 2 eixos (brushless), vc fará boas fotos e nos dias de pouco ou nenhum vento irá fazer um filme bem bacana.
Para a foto, vc coloca a GoPro para filmar e fotografar ao mesmo tempo. com um cartão de 16gb faz-se muita coisa.
O problema é o tempo curto de voo, vc terá de fazer vários voos de poucos minutos algo entre 6 e 8 min cada.
Equação:(mais peso = menos tempo de voo)/(risco de perder o equipamento em uma queda).
Só espero que tenha uma boa placa estabilizadora de naza no mínimo.
PS: Se for entrar no ramo de fotos e vídeos, pesquise bem antes, para não fazer preço precinho e literalmente derrubar que está com equipamento caro, grande e pesado voando.
(no ramo de fotografia e vídeo, as pessoas normalmente pedem para que você fotografe ou filme, para depois ver se quer fazer negócio.)
Fazer isso é o mesmo que pedir um pedreiro para construir uma parede para depois de pronta se a parede esteja do seu jeito e contento vc aceite. (nenhum pedreiro topa esta proposta).
Abs.
visual360

Responder