Página 1 de 4

DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Enviado: 03 Set 2013, 20:51
por cartola
Oi pessoal,

Saiu hoje uma reportagem na globo sobre esse tipo de veículos. Não mencionaram o uso para fotografia panorâmica e imagino mesmo que a maioria use para vídeos, segurança e outros usos, por isso até coloquei o post aqui num tópico genérico.

Há previsão de proposta de regulamentação do uso para dezembro, mas como tudo, deve atrasar... até lá estou a vontade.

Link para a reportagem

O drone branco que aparece com uma gopro mais pro final é o DJI Phantom, provavelmente o mais acessível hoje em dia, fora talvez algum montado a partir de peças independentes.

Abs, Cartola.

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Enviado: 03 Set 2013, 21:44
por Stoledo
Olá,

Vc já fez alguma panorâmica usando o DJI Phantom com Gopro? Como faz para controlar o giro? Imagino que deve ser bem difícil.
Ele tem no PY: http://www.comprasparaguai.com.br/ardro ... o__906193/

É mais fácil de controlar que aviões de aeromodelismo? Embora eu nunca tenha pilotado um vi alguns colegas, com certa experiência, destruindo seu aviões por pequenas barbeiragens. Já pensou o drone+Gopro espatifando no chão? Melhor não pensar!

Vamos ver como vai ser a regulamentação, o Zé Pedro deu um depoimento desanimador sobre seguro, autorização e mais coisas para fazer uma panorâmica aérea, a burocracia parece ser enorme.

O jeito é esperar para ver.

Sandro Toledo

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Enviado: 03 Set 2013, 21:59
por cartola
Oi Sandro,

Já fotografei algumas e montei uma até o fim. Outras estão parcialmente montadas. Não chegou a ver a que postei aqui? Coloquei na galeria e fiz referência também em resposta ao post do Zé Pedro, dá uma olhada.

Um macete bom pra não perder mensagens é acessar o "Portal", onde tem uma lista de últimas mensagens em ordem decrescente. Fica lá no topo esquerdo do site.

O controle do DJI Phantom é super fácil. O bicho obedece prontamente e exatamente o que você manda. O giro é mole, tem um controle só para o giro no próprio eixo. Não que tudo isso impeça barbeiragens, sempre é possível. Por enquanto ainda fico meio tenso pilotando, mas panorâmicas facilitam. Basicamente tenho que subir e descer e se escolher bem o ponto de lançamento o pouso é tranquilo. Outro dia soltei do alto de um prédio e o pouso foi mais tenso um pouco, mas mesmo quando falhou não foi um problema.

O DJI vem com vários controles. Se for pilotar com GPS ativado (o que é opcional) ele só dá o ok, dizendo que está pronto, quando acha pelo menos 6 satélites. Se perder o contato com o controle remoto volta sozinho ao ponto de partida e pousa. Se a bateria estiver abaixo de certo nível idem. É muito show de bola, recomendo.

Pela reportagem e pelo que pude pesquisar (o que não garante muita coisa) realmente não há regulamentação a respeito, então por enquanto fica o bom senso.

Abs, Cartola.

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Enviado: 03 Set 2013, 22:16
por Stoledo
Vou procurar a foto que vc fez, realmente não vi.
Deve ser show brincar com um desses!!
Abs Cartola!
Sandro Toledo

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Enviado: 03 Set 2013, 23:54
por Luis Padilha
cartola,

qual é o custo de uma máquina dessas?

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Enviado: 04 Set 2013, 00:22
por Stoledo
Oi Luiz,

Olha aí nesse site: http://www.comprasparaguai.com.br/ardro ... o__906193/

Sandro Toledo

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Enviado: 04 Set 2013, 11:06
por vivafloresta
Olá Senhores. Além da fotografia, trabalho com geoprocessamento, e nesta área está na moda o uso de drones e vants para fins cartográficos. No entanto, quase todos os equipamentos em operação não tem licença da ANAC para operar no espaço aéreo, o que implica na ilegalidade das atividades comerciais usando estes veículos. Lembra-se porém que o voo nao é proibido, ele só nao é regulamentado, e quem voa assume todo o risco inerente ao mesmo.

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Enviado: 04 Set 2013, 14:05
por visual360
Olá Cartola e demais deste post. Tenho 3 drones um s800 com wkm um Phantom com naza e um outro montado com peças avulsas com a naza n. Indiscutivelmente o s800 é melhor, mais estável além de carregar fácil a 5d. O Phantom, é muito bacaninha, mas qualquer vento atrapalha. Para se fazer vídeos quando não tem vento, é ótimo, e se colocar a gopro h3 para filmar e fotografar ao mesmo tempo fica muito bom. (como falei sem vento). O grande problema destes drones é a pouca autonomia 4 a 8 min os pequenos e 10 a 18min nos maiores(sem contar nos drones grandes o peso da 5d). Mesmo os drones grandões, a vibração é um fator que chega a irritar, ter um destes é muito bacana, mas já tive um que caiu com uma 7d, mesmo com toda a segurança de retornar e pousar quando a bateria fica fraca. Ainda é uma tecnologia em desenvolvimento no que se refere a fotografia e vídeos. Caso queiram dar uma olhada vai meu site www.dronevideos.com.br e o canal do youtube é www.youtube.com/channel/UC9Q9DTuJIX7jGXmpUPw4dxw. abraços
Visual360

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Enviado: 05 Set 2013, 12:38
por cartola
Legal Visual,

obrigado por nos passar essa sua experiência. Fiquei curioso e preocupado com o acidente. Pode dar mais detalhes de como a 7D caiu e se sugere algo pra evitar acidentes? Estou querendo procurar pra ver se tem coisas que possamos fazer pra evitar. Eu, que sou de TI e já trabalhei muito com infra-estrutura, sei que tudo pifa um dia. Todo HD um dia vai pifar. Temos então que fazer cópia de dados. Fico então refletindo sobre os pontos de falha que o equipamento tem, e ele trata apenas alguns. Se um motor pifar? Se a naza pifar? Que tipo de checagens e/ou manutenções podemos fazer pra não perder o equipamento em acidentes?

O vento pra fotos, panorâmicas ou não, acho que influenciam menos. Pra vídeo, claro que influencia demais e fiquei bem encantado com as cabeças gimbal que estabilizam, como as Zenmuse Z15 e a mais simples e acessível H3-2D. Você usa as gimbal? Recomenda?
Aqui um exemplo de estabilização da H3-2D com o phantom muito legal: http://vimeo.com/69183269
E aqui a Z15 num S800: https://vimeo.com/52046136
A H3-2D tem 2 eixos e a Z15 três. O problema é precisar de mais um camarada pra pilotar a gimbal :).

Outra curiosidade: com esses drones todos você não faz panorâmicas aéreas? Não achei :)

Abraços, Cartola.

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Enviado: 05 Set 2013, 12:47
por cartola
Complementando a resposta e puxando a sardinha pro software livre, não sei o que usas pra editar seus vídeos. Eu uso e recomendo o Kdenlive. Vantagens: muitos recursos, gratuito e capaz de criar vídeos profissionais. Desvantagem (pra alguns): só roda em linux.

Dá pra usar direto de um DVD, sem precisar instalar o linux. Isso serve pra experimentar. Se gostar esse mesmo CD pode ser usado pra particionar seu HD e instalar o linux com o kdenlive já instalado. Recomendo o DVD do Artistx: http://artistx.org

É só baixar a imagem de DVD, gravar e bootar o computador pelo DVD.

Abraços, Cartola.