DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Espaço para discussão sobre materiais não específicos da fotografia panorâmica, mas também usados por ela. Cartões de memória, flashes, computadores, etc.
cirebas
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Out 2013, 13:16
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cirebas » 16 Out 2013, 16:19

cartola escreveu:Oi Ciro,

acho que ele atende sim. Um dos problemas é a falta de controle manual da foto. A Go Pro só tem disparo automático, mas em geral as fotos aéreas vão ser diúrnas e, portanto, com boa luz, o que vai fazer boas fotos em mais de 90% dos casos provavelmente. Acho, porém, que o F450 já é capaz de levar uma DSLR mais leve, não? Já vi o phantom levar uma Canon T2i com uma lente fixa (mais leve). Ficou meio pesadão, mas levantou!

http://www.youtube.com/watch?v=GhaocIQounQ

Abs, Cartola.

Fala, Cartola!

Jóia! Obrigado!
Acho que cheguei a ver esse vídeo, mas, dá um certo medo, não?! kkkk

Quando finalizar o meu, farei uns testes e mando aqui para vocês verem.

Abraço!

cirebas
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Out 2013, 13:16
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cirebas » 16 Out 2013, 16:26

Fala, Visual!
Tudo bem?!

Caramba, o F450 pode puxar tudo isso? Eu imaginava bem menos!
Vejo bastante gente recomendando a troca das helices originais por hélices de fibra de carbono, o que você acha?

Sobre a GoPro e o gimbal, legal! AInda não testei a função de filmar e tirar foto... Não perco qualidade em nada nos arquivos finais?

A placa estabilizadora que você diz seria o que exatamente? Comprei o Naza Lite... Veja a configuração do meu: http://montandoumquadricoptero.blogspot ... es-do.html

Sobre entrar no ramo de foto/vídeo, pode deixar! Sei como esse mercado funciona, eu tenho uma empresa de eventos e já sofri bastante, rsrsrs.

Obrigado por compartilhar sua experiência! Conto com a ajuda de vcs!

Abraço!

visual360
Mensagens: 31
Registrado em: 04 Out 2012, 10:42

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por visual360 » 16 Out 2013, 16:59

Ola!
A placa estabilizadora que falei é a controladora Naza.
As informações que te passei são da própria DJI, o peso informado pra falar a verdade não acredito que seja isso tudo.
Pra não ter problema, e correr um risco maior do que se já corre no que se refere as quedas, use no máximo a metade do peso informado pela DJI, que já é muito peso.
As baterias + gimbal brushless + gopro + transmissor do FPV, é um bom peso para se carregar em qualquer modelo e tamanho de drone.
Com este equipamento que você esta montando, não terá problema algum para tirar fotos. Pois no caso de foto não treme tanto, quanto para filme.
Para tirar foto e vídeo ao mesmo tempo, vc terá de escolher 1080i, e 60fps, esta configuração com mais frames vc irá conseguir imagens de vídeo menos tremidas e fotos perfeitas. não coloque para filmar em ângulo grande, pois irá ficar distorcido caso tenha algum objeto grande que sirva de baliza, como prédios árvores grandes e estruturas como galpões.
Mas caso vc faça assim e a imagem fique um pouco angulada, use o photoshop ou um outro software para arrumar que fica muito bom.
Abs.
Visual360

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cartola » 16 Out 2013, 20:51

Pessoal,

sobre estabilização, já testei alguns softwares livres. Sei também que o youtube tem uma estabilização que pode fazer no seu vídeo. Nunca testei, mas conheço o Dr PhD que fez o trabalho pro google. Fiz um curso de fotografia computacional com ele no https://class.coursera.org/compphoto-001/class e o cara é sinistro.

Dentre os programas que testei, um foi o transcode e outro o vstab, que me deram resultados de ruim a razoáveis. Gostei mais do plugin deshake usado no Virtualdub. É relativamente fácil de instalar e usar, mas se alguém precisar de ajuda é só falar. Tem vários exemplos que podem ser encontrados no Vimeo.com e no Youtube usando essa dupla.

Aqui um que fiz. Imagens feitas com DSLR num skate ou com o DJI Phantom com a gopro - tudo estabilizado em lote com o VirtualDub (VD) + Deshaker

http://www.youtube.com/watch?v=f-E7AsEjXUw

Segue aqui um outro, mas ainda vale buscar outros:

http://www.youtube.com/watch?v=-pYC14RVwk8

O camarada basicamente mostra as várias fazes de dois vídeos. 1. O original, 2. O que o VD usa pra detectar a direção do movimento 3. O vídeo estabilizado sem remoção de bordas 4. O vídeo estabilizado com bordas removidas. Na prática, usando a ferramenta, você vai rodar o programa 2 vezes (2 pass) e vai ter o resultado final como preferir, com ou sem bordas.

Aqui outro legal, que mostra lado a lado 4 coisas diferentes:

http://www.youtube.com/watch?v=9P_n1jtXFXY

Uma coisa muito legal é saber que isso tem tudo a ver com panorâmicas. No curso no http://coursera.org vimos a matemática por trás dessas coisas e tanto pra panorâmicas quanto para a estabilização de vídeos são usados pontos de controle. No vídeo é analisada a movimentação desses pontos pra atribuir direção do movimento, além de atribuir pra onde a cena foi mesmo. Nas panorâmicas o objetivo é mover a outra foto pra encaixar com a primeira.

Abs,

cirebas
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Out 2013, 13:16
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cirebas » 04 Nov 2013, 18:34

Boa tarde, pessoal!
Tudo bem?

Não achei um tópico falando sobre os Radio Controles, mas como usarei num quadricóptero, resolvi postar aqui para não poluir outro tópico ou ter que abrir um novo (a nçao ser que prefiram que abra um tópico para RCs).

Semana passada chegou o meu RC da Turnigy, é um 9X 9CH... O que acham desse rádio?
Muito dificil de configurar?

Abraço!

cirebas
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Out 2013, 13:16
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cirebas » 04 Fev 2014, 15:36

Pessoal, tudo bem?

Para fazer filmagens aéreas e fotos, eu ACHo que se o aeromodelo for mais "lento" nos movimentos, melhor ficará a imagem, confere?

Pergunto isso pois estou querendo trocar minhas hélices, e acredito que elas tem influencia nisso... Alguém sabe me dizer?

Abraço!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por cartola » 04 Fev 2014, 17:27

Oi Ciro,

a sua pergunta anterior sobre o rádio não foi respondida. Espero que tenha encontrado respostas, mas aqui realmente não é um lugar com muitos entendedores do assunto. Eu mesmo, que tenho um dronezinho, não manjo de rádios, pois meu foco são as panorâmicas, não os drones. Tenho participado de um grupo no facebook onde o pessoal ajuda muito e em geral vou por lá fazer perguntas assim mais específicas: https://www.facebook.com/groups/djibrasil/

Embora seja um grupo sobre o DJI Phantom tem gente com outros veículos e ajudam bastante. Não gostei de um outro grupo fechado em que entrei, pois o pessoal era muito metido e ficavam mais tempo discutindo coisas irrelevantes do que ajudando ou trocando experiências.

Sobre a velocidade, tem alguma razão no que você diz, penso eu, mas não sei se é necessário trocar hélices. A velocidade pode ser controlada com uma boa pilotagem, o que você pode treinar inclusive com simuladores no computador que podem até atuar com o seu controle (tem que ver a compatibilidade). O pessoal lá no grupo tem recomendado tanto que tenho pensado em comprar um, mas ouvi falar que teria que comprar com controle, pois não funcionam com o do Phantom. Tenho que pesquisar ainda.

Certamente quanto mais estável mais chance da fotografia ficar boa, principalmente em condições de menos luz, como no amanhecer e anoitecer (golden hour, lusco fusco). Eu, por exemplo, fiz um suporte para botar a gopro na vertical e ele vibra muito, o que tem sido um problema nessas condições de menos luz, agravado pela falta de controle manual de exposição na gopro.

Uma coisa em relação às hélices que pode influenciar mais, eu acho, é o balanceamento delas, que pode reduzir a vibração geral do conjunto. Procure saber a respeito.

No mais aguardamos suas panorâmicas aéreas!

Sobre onde postar, talvez seja melhor abrir um post separado pra cada questão. Dentro do que existe no fórum penso que o mais lógico seria, nesses casos, colocar o primeiro, sobre o rádio, no tópico próprio tópico de Materiais Diversos, mas como um novo post. Sobre a hélice, ou no mesmo (equipos/materias diversos) ou no da etapa de fotografia das panorâmicas.

Abs, Cartola.

Luiz Guarnieri
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Fev 2014, 18:07

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por Luiz Guarnieri » 15 Mar 2014, 09:22

Então Cartola, só complementando sua resposta acima e fazendo uma observação, com a ZM no S800, não necessariamente você precisa ter o operador de câmera.
Ela tem uma regulagem que você deixa ela sempre fixa a frente, porém isso tira o melhor da Zenmuse.
O correto mesmo são dois operadores, um no S800 e outro na Gimbal.

visual360
Mensagens: 31
Registrado em: 04 Out 2012, 10:42

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por visual360 » 15 Mar 2014, 11:37

Minha empresa e mais outras três, nos associamos e fizemos um contrato com a ambev/skol/terra networks, e fizemos a cobertura do carnaval das cidades de Ouro Preto, Olinda, Salvador e Florianópolis. O contrato pedia somente gopro 3. Alguns usaram cinestar, cs6 e cs8 com canon 60d, e outros tantos tipos de drone e cameras. Eu apesar de ter um s800, preferi fazer com um x600 da XflyBrasil com gopro, voou muito suave todos os 5 dias de carnaval 4 voos por dia, e o resultado ficou assim. fiz a cidade de Ouro Preto: https://www.facebook.com/photo.php?v=10 ... =2&theater
espero que gostem.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: DRONEs / VANTs e afins para fotos aéreas

Mensagem por Stoledo » 15 Mar 2014, 20:56

Ficou muito legal, dá para ter uma boa ideia de como estava a muvuca lá em baixo!

Só uma pergunta: onde vc estava? No meio da galera ou em algum local mais privilegiado?

Abs,

Sandro Toledo

Responder