Cartão de Memória - Mito ou Verdade?

Espaço para discussão sobre materiais não específicos da fotografia panorâmica, mas também usados por ela. Cartões de memória, flashes, computadores, etc.
Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Cartão de Memória - Mito ou Verdade?

Mensagem por Blum » 20 Out 2013, 16:03

Bom dia, Cartola & Cia,

acabo de participar de umas filmagens, o a equipe utilizou a Canon 5D para capturar as imagens.
Dois caras estavam conversando sobre a máquina, porque um deles iria comprar uma.
O verdadeiro dono da 5D disse para ele não economizar na hora de comprar o cartão de memória, pois influenciava na qualidade da imagem.

Parei para pensar e concluí que realmente pode ser verdade, mas apenas para vídeos, que um cartao com uma taxa mais elevada de mb/s . Certo?
Parei para pensar denovo e me perguntei, e para fotografias? Faz diferenca?

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Cartão de Memória - Mito ou Verdade?

Mensagem por Stoledo » 20 Out 2013, 18:33

Olá Blum,

Fará diferença se precisar de usar modo disparo contínuo, como em fotografia de esportes.

Tome a Canon 1Dx como exemplo, ela consegue fazer 12 fotos por segundo, se usar um cartão de baixa velocidade pode não conseguir atingir essa taxa, seria recomendável utilizar cartões CF (Tipo I ou II, tem esses dois slots) com altas taxas de velocidade de gravação, sendo que “1x” equivale a 150 Kb.

A 5D mark III faz 6 fps, se estiver usando um cartão SD com velocidade de escrita abaixo de classe 10 (10mb/s) pode ser criando um gargalo entre a aquisição das fotos e a gravação no cartão, nesse caso pode fazer diferença usar um cartão mais rápido. Além disso esse modelo também tem slot para cartão CF tipo I.

Mas se vc não precisa usar modo de disparo contínuo, faz book ou stil ou panorâmicas, não vai fazer diferença a velocidade de escrita do seu cartão.

Olhe um resumo bem claro sobre diversos tipos de cartão de memória: http://www.tecmundo.com.br/cartoes-de-m ... emoria.htm

Abs

Sandro

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cartão de Memória - Mito ou Verdade?

Mensagem por cartola » 20 Out 2013, 19:56

É isso aí, bem explicado!

Só a forma de falar é que é estranha, pois não vai "influenciar na qualidade da imagem", vai é impedir que consiga gravar com qualidades que exigam mais capacidade de transferência que o cartão. No caso do vídeo o que vai acontecer é que a filmagem vai parar, meio sem explicação da câmera. No caso das fotos ela vai parar de tirar novas fotos até conseguir escrever no disco e liberar o "buffer" de memória. O Magic Lantern, firmware alternativo, permite fazer uma jogada que me parecia esperta: ao ver que o buffer estava cheio ele diminuia a resolução das próximas fotos pra tentar manter a velocidade de disparo. Isso podia ser ligado ou não de acordo com sua preferência. Infelizmente ainda não tem pra 5D mk III, mas pra mk II tem.

Agora, eu realmente acho engraçado um camarada que vai comprar uma 5D pensar em "economizar ao comprar o cartão", rs... ok, eu até economizava na marca, tipo, já comprei uns "transcend", e até achei bom, mas atualmente costumo comprar Kingston ou SanDisk - e já tive um kingston classe 10 que pifou :(

Uma coisa que ainda não parei pra estudar é se faz diferença ter um CF ao invés de um SD, alguém sabe? Claro que se a câmera aceita 2 uma vantagem é poder escrever no outro se um encher, sem precisar trocar de cartão, mas fora isso já vi gente dizendo que CF seria melhor, mas não achei um porquê ainda. Até hoje só tive SD e classe 10 atende, não precisa ser aqueles "ultra", "mega", "power punk" não, já tive uns 2 e não vi diferença deles pra um simples classe 10. Estou com um na GoPro, por exemplo, e grava filmes com 2.7k com 30 fps sem problemas. Ela filma também a 4k (resolução) mas apenas com 12fps - o cartão continua suportando - full HD com 60fps e 960p com 120fps, tudo num SanDisk classe 10 (micro SD) sem problemas.

Classe 4 é que realmente não dá.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Cartão de Memória - Mito ou Verdade?

Mensagem por Stoledo » 21 Out 2013, 11:58

Oi Cartola,

Os primeiros CF tinham maior capacidade de armazenamento e velocidade de escrita comparado aos primeiros SD, isso fazia enorme diferença e por isso foi durante muito tempo o "padrão" para as câmeras profissionais. Hoje já é irrelevante.

Quanto a durabilidade ou menor chance de dar pau, nunca li nada que diga que um é melhor que o outro. Há sim uma crença, sem fundamento, que os CF são fisicamente mais resistentes, acredito que seja por serem mais robustos que os SD. Mas se não forem de boa qualidade ou o usuário não tiver cuidado tem o mesmo risco de dar problemas.

Acredito que a principal razão de ainda existirem os CF é o fato que eles foram por muito tempo adotados nas câmeras profissionais, mas já vemos a tendência de mudança para os SD: a maioria das novas câmeras profissionais tem dois slots SD e CF. No futuro provavelmente tenhamos apenas os SD por serem menores, terem a mesma capacidade de armazenamento e velocidade de escrita dos CF.

Abs.

Sandro Toledo

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: Cartão de Memória - Mito ou Verdade?

Mensagem por Blum » 21 Out 2013, 12:45

Vlw galera.
Agora eu entendi onde faz a diferença.

Obrigado.

Responder