Equipamentos Iniciais

Espaço para discussão sobre materiais não específicos da fotografia panorâmica, mas também usados por ela. Cartões de memória, flashes, computadores, etc.
Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Equipamentos Iniciais

Mensagem por VRVIDEOS » 16 Dez 2013, 23:30

Olá a todos, não sei se é a página correta para estar perguntando, caso não seja me desculpe!

Estou iniciando no mundo da fotografia panorâmica, quero obter conhecimentos e práticas nessa modalidade e preciso da ajuda de vocês quanto aos equipamentos iniciais para que eu tenha uma excelente fotografia panorâmica, sei que exige muito dos equipamentos profissionais mas no momento não estou podendo investir muito! Tenho uma NIKON D7000 e lente 18-105mm, para iniciar poderiam me indicar algo com um preço razoável como:
Lentes:
Tripés:
monopés:
Em relação as lentes, quantas imagens serão necessárias para completar uma foto 360º?
Por onde começar nos estudos? Existem algumas vídeo aulas disponíveis?

Caro Cartola, ví em um manual você confeccionar cabeças giratórias, Gostaria de saber se você faz para vender, e quais seriam os valores! Caso tenha algum kit com tripé pronto para acoplar a câmera poderia nos informar? E Como adquiri-los?
Grato!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Equipamentos Iniciais

Mensagem por cartola » 17 Dez 2013, 20:37

VRVIDEOS escreveu:Olá a todos, não sei se é a página correta para estar perguntando, caso não seja me desculpe!

Estou iniciando no mundo da fotografia panorâmica, quero obter conhecimentos e práticas nessa modalidade e preciso da ajuda de vocês quanto aos equipamentos iniciais para que eu tenha uma excelente fotografia panorâmica, sei que exige muito dos equipamentos profissionais mas no momento não estou podendo investir muito! Tenho uma NIKON D7000 e lente 18-105mm, para iniciar poderiam me indicar algo com um preço razoável como:
Lentes:
Tripés:
monopés:
Em relação as lentes, quantas imagens serão necessárias para completar uma foto 360º?
Oi,

com esse equipamento que você tem já dá pra fazer panorâmicas, mas vai dar trabalho, pois como a lente é mais fechada vai precisar de mais imagens. Dá uma olhada nas outras postagens sobre lente lá em "Objetivas e equipamentos óticos", em especial nas 3 mensagens mais abaixo hoje (atenção leitores do futuro, as mensagens podem mudar de posição com o tempo).

Acho que em algum lugar lá deve estar escrito que a resposta não é tão simples. Dá pra fazer uma panorâmica 360 com qualquer lente. Quanto mais fechada, mais fotos vai precisar, por que cada foto dela cobre um ângulo menor de visão. Por outro lado a foto final terá mais resolução e em alguns casos isso é desejável. Pra ficar mais fácil deve aumentar o ângulo, então uma 8mm vai precisar de menos fotos que uma 10mm e te dar menos trabalho.

O número de fotos pode ser calculado experimentalmente, olhando pelo visor e posicionando a próxima foto sobrepondo um pouco a primeira. Pode também calcular como comentei nesse outro tópico.


VRVIDEOS escreveu:Por onde começar nos estudos?
Eu sugeriria que começasse tentando montar uma panorâmica simples, de 2 fotos por exemplo, e vai aumentando. Tem um bocado de referências lá em "Como Fazer" no meu blog. Costumo dividir o processo em 4 ou 5 etapas descrita nos materiais de cursos que já dei e que estão lá nessa página. Pode ver uns artigos que já escrevi também - tudo isso referenciado lá. Pode dar uma olhada no materialzão que andei escrevendo, ainda meio incompleto, mas pode servir, por exemplo, pra essa primeira montagem que sugeri.
VRVIDEOS escreveu:Existem algumas vídeo aulas disponíveis?
Tem vários, mas poucos em português. Como nunca usei muito eles, não tem listados lá na minha página, mas pode procurar no youtube pelos nomes das ferramentas de costura: hugin, ptgui, autopano, etc.
VRVIDEOS escreveu:Caro Cartola, ví em um manual você confeccionar cabeças giratórias, Gostaria de saber se você faz para vender, e quais seriam os valores! Caso tenha algum kit com tripé pronto para acoplar a câmera poderia nos informar? E Como adquiri-los?
Grato!
Já vendi algumas sim, mas são artesanais e feitas sob medida para a câmera e lente, então teríamos que esperar você definir com que lentes gostaria de usar e eu ter tempo pra fazer, o que provavelmente só acontecerá em janeiro :). Chegou a ver o vídeo do último modelo, 7.1?
Em geral cobro preços que variam entre 150 e 400 reais, pois tem diferentes modelos e detalhes que teríamos que combinar. Cobro antecipado depósito na minha conta e envio pelo correio. Depois podemos negociar por email.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
VRVIDEOS
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Dez 2013, 22:04

Re: Equipamentos Iniciais

Mensagem por VRVIDEOS » 18 Dez 2013, 00:59

Obrigado pelas respostas amigo Cartola! Estarei estudando o curso que preparou! assim que começar a fazer os testes irei postar aqui!

Responder