Equipamentos para fotografar interior de veículos

Espaço para discussão sobre materiais não específicos da fotografia panorâmica, mas também usados por ela. Cartões de memória, flashes, computadores, etc.
Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

Equipamentos para fotografar interior de veículos

Mensagem por Rogério » 08 Jan 2016, 09:35

Nunca fotografei interior de veículo, e um cliente me solicitou que o fizesse, porem não tenho ideia de como fazer isso. Não sei se preciso de um tripé específico, se dá para fazer com uma DSLR, no meu caso uma nikon D3100 e se pode ser uma cabeça panorâmica convencional.

Estou sem dinheiro para investir no momento, então se alguém puder me dar algumas dicas, ficarei muito agradecido.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Equipamentos para fotografar interior de veículos

Mensagem por cartola » 09 Jan 2016, 11:11

Oi Rogério,

eu fiz apenas uma foto num veículo até hoje. Dá pra fazer com uma DSLR sim, e a tendência é que a foto fique melhor. O que você tem que fazer é ver o que acha melhor pra garantir o giro correto e com precisão da câmera em torno do ponto sem erro de perspectiva. Pode apoiar o tripé retraído sobre os bancos, pode usar um philopod, pode botar um monopé pela janela e fazer o giro da cabeça com ela deitada, enfim, não tem uma regra. O que você tem que fazer é bolar como vai conseguir fazer o giro correto.

Eu particularmente tenho usado muito o philopod, mas vejo que muita gente tem dificuldade em ter a precisão necessária com esse tipo de equipamento. A grande vantagem dele nessa situação é a praticidade e o nadir já sair pronto. Veja aqui a foto que fiz. O philopod num ambiente tão pequeno não me livrou de acertos na pós edição pra alguns pequenos desencontros de linhas, mas acho que isso compensa a praticidade do nadir já sair pronto direto.

A opção de botar um monopé (que pode alias ser até um cabo de vassoura) pela janela também é viável. Já fiz fotos com o mastro inclinado em duas ocasiões, uma na Fiocruz (3a foto no tour) e outra num apartamento. Nesse último ele estava quase na horizontal mesmo, veja nas fotos do "making off". Não sei se vai achar isso estranho, mas o nivelamento do tripé e da cabeça que o pessoal faz pra fazer panorâmicas não é fundamental. Ele vai ajudar o software a costurar a panorâmica, viabilizando um nivelamento automático, mas basta você criar linhas verticais manualmente ou nivelar manualmente que a panorâmica fica perfeita, não importando a inclinação feita na etapa da foto. Fazendo dessa forma, o "nadir" vai ficar na janela (na verdade o nadir continua sendo a direção pra baixo, mas essa vai sair bem na foto e o buraco do "tripé" vai ficar na janela), o que imagino facilite também tapar ele na pós edição. A dificuldade vai ser, talvez, manter a cabeça panorâmica na posição adequada. Não sei qual é sua cabeça, mas algumas não tem trava e pode ser difícil deixar em algumas posições com o peso da câmera.

A vantagem do monopé/tripé, seja pela janela ou não, é que viabiliza múltipla exposição, mas nada que não se resolva com uma única foto em RAW bem feita também.

Bom, minhas ideias são essas :)

Abs, Cartola.

Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

Re: Equipamentos para fotografar interior de veículos

Mensagem por Rogério » 09 Jan 2016, 17:57

Olá Cartola, desde já agradeço pela atenção.
Vi este tripé:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... p-10kg-_JM

mas meu receio é que quando for mexer na cabeça panorâmica ( fotomate ) desalinhe o tripé, outra coisa, receio que o tripé, entrando pela janela do carro não aguente o peso da cabeça e da câmera e desequilibre. Será que terei que prender o tripé de alguma maneira no chão? Tudo isso vai prejudicar o paralax.
No meu caso, sempre trabalhei com 18mm. Ainda não consegui comprar uma grande angular, mesmo por que, pode ser falta de experiência, mas vejo que com a grande angular tenho muita perda de qualidade de profundidade e zoom. Sendo assim, tenho que tirar 38 fotos para compor uma panorâmica. Isso para mim ainda não foi problema, mas com este cenário de foto de interior de carro não sei. Ainda não comprei o tripé, por isso preciso muito de sua opinião.

Muito obrigado.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Equipamentos para fotografar interior de veículos

Mensagem por cartola » 11 Jan 2016, 10:10

Então Rogério, nas fotos do "making off" da foto do apartamento que mencionei, dá pra ver o tripé que usei, que pode ficar com a haste como a desse que você passou, na horizontal ou inclinada numa inclinação qualquer, regulável:

Imagem

De qualquer maneira só a haste do tripé não vai chegar muito longe, principalmente por que as pernas do tripé não vão deixar. Veja que eu usei uns pesos pesados ali, usei 10kg de anilhas pra que o tripé ficasse firme e não saísse do lugar. No tripé fixei um mastro, que levou a câmera até onde eu queria. A cabeça que usei foi uma caseira, que não roda sozinha e botei o rodador na base do mastro, podendo então segurar o mastro pra não rodar com o peso da câmera.

O que acho é que comprar um tripé só pra fazer essa foto é um exagero. Ok, se vai aproveitar pra comprar o tripé que deseja e vai usar pra outras coisas tudo bem, mas não é fundamental ter um. Qualquer coisa que fixe vai servir. Um cabo de vassoura com um parafuso de 3/8'' vai permitir o encaixe da cabeça e você pode apoiar ele na janela com um saco de areia ou coisa parecida, prendendo ele num tripé normal do outro lado (fora do carro) com um contrapeso. Enfim, tem que inventar a solução mesmo. Tem uma foto que eu fiz com um mastro de cano galvanizado. No final ninguém vai saber se eu usei um cano ou um mastro retrátil, o que tenho é que garantir a segurança do equipamento.

Pessoalmente eu recomendaria o Philopod. Acho mais prático e fácil. Sabe do que se trata? Já leu ou viu algo a respeito? Tem uns 2 links sobre philopod lá nas minhas referências, um pra um site e outro pra um vídeo onde o camarada ensina a usar.

Pelo que já vi por aí acho que o mais normal é o pessoal botar o tripé em pé mesmo, sobre os bancos.

Abs, Cartola.

Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

Re: Equipamentos para fotografar interior de veículos

Mensagem por Rogério » 11 Jan 2016, 12:06

Obrigado Cartola,
Achei bem legal os exemplos que deu. Com certeza haverá situações em que usarei as técnicas, mas acho que no momento vou testar o tripé no banco mesmo, me parece mais simples.

Abs.

Rogério.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Equipamentos para fotografar interior de veículos

Mensagem por cartola » 11 Jan 2016, 14:11

Fotografar com o tripé no banco é mole. O problema é fotografar e juntar esse nadir depois, pois ele não é plano. Pode marcar o nadir com uma moeda ou coisa parecida, fazer as fotos usuais com a cabeça e depois fotografar o nadir com o auxílio de um philopod.

Abs, Cartola.

Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

Re: Equipamentos para fotografar interior de veículos

Mensagem por Rogério » 11 Jan 2016, 22:19

Valeu a dica. É isso mesmo que vou fazer.

Obrigado

Abs, Rogério

Responder