Você tem equipamento de Última Geração?

Espaço para discussão sobre materiais não específicos da fotografia panorâmica, mas também usados por ela. Cartões de memória, flashes, computadores, etc.
Paulo Marques
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Nov 2014, 13:49

Você tem equipamento de Última Geração?

Mensagem por Paulo Marques » 28 Fev 2016, 01:38

Pois é... " Última Geração " é um título que existirá eternamente, porém o equipamento que ostenta esse título cada vez vez mais esta tendo seu tempo de vida diminuído. Este fato esta tirando o sono dos profissionais que vivem do assunto, e tirando o estímulo de quem usa por hobby. Cada vez mais fica difícil manter um conjunto de equipamento top de linha, pois antes mesmo de se dominar os recursos de equipamento já esta sendo substituído.
Este tópico surgiu por comentário feito com o nosso mestre Cartola que sugeriu a publicação aqui no fórum.
Comente como você tem encarado estas mudanças tão rápidas da tecnologia, e como isso se por ventura afetou o seu desenvolvimento.
Eu por minha vez já deixo aqui declarado que dos últimos anos para cá, esta aceleração me afastou muito do mercado de fotografia e filmagem, a ponto de me trazer preocupação de sobrevivência, uma vez que as imagens de qualidade são feitas com equipamentos usados no dia a dia, como os iPhone da vida já com Full HD e as GoPró com 4K .
Deixe seu comentário aqui. Vamos gostar de ver sua posição nesse panorama.

paraopaulo
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Mai 2015, 01:38

Re: Você tem equipamento de Última Geração?

Mensagem por paraopaulo » 29 Fev 2016, 08:15

Bom dia, Paulo.

Então, vejo as atualizações que acontecem em questão de meses e que obrigam usuários consumidores e usuários profissionais a rever se seus equipamentos com alguma tranquilidade.
Se ainda atendem às suas expectativas pessoais ou demandas profissionais? Esta conta é normal e inevitável, afinal, a evolução não pode parar.
Mas prefiro me ater aos usuários profissionais que é meu caso.
Eu aplauso mesmo que às vezes financeiramente não compense acompanhar. Um iPhone fazendo fotos impecáveis, certamente levará uma Canon ou Nikon a rever custos e recursos de seus produtos.
Um empresa permite que seu portfólio seja fotografado por um iphone? Um casal de noivos o seu grande dia? Difícil imaginar profissionais sérios usando um celular para trabalhos profissionais e que exigem precisão, ajustes e confiabilidade.
GoPró, para mim, pode sim ser usada profissionalmente. É caso dos drones.
Enfim, temos que olhar nosso nicho de atuação, sua demanda, potencial e decidirmos nos ajustar ou migrar.

Abs.

PR

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Você tem equipamento de Última Geração?

Mensagem por cartola » 29 Fev 2016, 11:26

Pois é, outro dia vi um vídeo de uma palestra do site TED.com (recomendo o site inclusive, excelentes palestras). O sujeito falava sobre "Como a Lei está Estrangulando a Criatividade" - esse é o título da palestra inclusive. O autor é o Larry Lessig, um dos criadores da "Creative Commons" e o assunto central de sua fala gira em torno de questões de direitos autorais. Achei brilhante como ele conduziu a palestra, contando 3 histórias e mostrando como o mundo e as leis se adaptaram a mudanças de realidade e paradigmas. Ele propõe que as leis atuais mudem em relação ao direito autoral, pois nossos filhos em casa hoje podem fazer produções que na segunda metade do século XX só eram realizadas pela grande indústria fonográfica e cinematográfica. Enfim, pra além do direito autoral, que eu também acho que merece mudanças na lei, a democratização da tecnologia está realmente mudando o mundo. Pode até chegar o dia em que o celular seja usado pra filmar um casamento ou fotografar o portfólio de uma empresa. Acho que esse dia ainda não chegou, mas estamos caminhando nessa direção. Os equipamentos profissionais estão cada vez mais acessíveis e os pessoais com cada vez mais qualidade. Já tive profissionais me pedindo a confecção de equipamento pra uso de um iPhone em projetos profissionais.

Em muitas situações o resultado final é o que importa. Ao olhar pra uma foto, dependendo da foto, não dá pra garantir qual foi o equipamento usado. Se o profissional trabalha em estúdio, por exemplo, o que importa é o resultado final. Se usa o equipamento na frente do cliente, aí pode ter que se preocupar com a apresentação. Se o cliente o vir fazendo fotos com um celular, isso pode não pegar bem, mas e se não for esse o caso?

Agora, temos que nos policiar também pra essa troca doida de equipamentos que no final vão trazer pouca vantagem. Se eu tivesse uma Canon 5D mk II, acho que não pensaria em trocar por uma mk III. Será que teria tanto ganho assim? Será que o resultado final estaria comprometido com o equipamento mais antigo? Eu digo isso por que conheço gente que vive de fotografia e ainda está com a Mk II. Pro que ele faz não teria nenhum ganho expressivo.

O fato é que realmente dá uma agonia esses lançamentos sem fim. Se o sujeito não se disciplinar sai gastando até o último centavo. Meu celular, por exemplo, é um S3, de 2013. Já é considerado velho e fraco. Esse ano já vai sair o S7, mas estou aqui me contendo, pois o meu ainda me atende.

O pior caso realmente acontece quando a novidade trás o diferencial. Se o equipamento novo melhora muito a produtividade, por exemplo, ou agrega ao produto final, aí a gente acaba ficando pra trás. É o caso, por exemplo, dos equipamentos pra panorâmicas. Cada vez mais surgem novos equipamentos que fazem o trabalho sozinhos. Isso reduz muito o custo de produção (tempo) e nos permite atender mais clientes cobrando menos. Isso pode ser um grande diferencial no mercado, mas acho que ainda não há um produto que tenha atingido o nível de uma panorâmica completa (360x180°) feita com uma DSLR. A Iris 360 me parece ser o melhor equipamento homologado pelo Google Business View hoje em dia, mas custa a bagatela de 1.300 libras, isso se o sujeito conseguir comprar na Inglaterra e esse preço ainda está sem os impostos (VAT). Além disso ele deixa um formoso buraco no nadir, coisa não exigida pelo Google para o Business View (o que me decepcionou).

O fato é que a indústria, que não é boba, joga duro com a questão das novidades. Frequentemente lança produtos novos sem toda tecnologia que eles poderiam ter, pra logo depois lançar outro modelo. É a chamada "Obsolescência Programada". Um vídeo que fala muito bem disso e de outras coisas se chama "A História das Coisas". É legal assistir pra ter um pouco de consciência pra se controlar mais na aquisição e troca desenfreada de equipamentos.

Enfim, tem muito pra se dizer sobre o assunto...

Abs, Cartola.

Paulo Marques
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Nov 2014, 13:49

Re: Você tem equipamento de Última Geração?

Mensagem por Paulo Marques » 01 Mar 2016, 13:35

Muito Legal a abordagem feita no tema. Adorei essa troca de figurinhas.
paraopaulo: Eu confesso que segui intuitivamente o conselho do Cartola. Me contive no investimento dos novos equipamentos da seguinte maneira:
Fiz um levantamento dos meus clientes que tinham o Blu Ray player, e observei que a cobrança por FullHD ficava somente encima de nós, porque eles mesmos ainda não tinham esse aparelho ( e pelo jeito nem vão comprar - vai ser superado antes disso ) Estudei uma maneira de conciliar a Go Pro dentro das produções e mesclei DSLR com Go Pro em uma produção final em HD, o que me permite até um zoom dentro do programa de edição sem perca de qualidade. Agora vêm o lado que agradeço a esse avanço. Eu não sou um expert em edição, mas tive que desenvolver todo um sistema em função dessa necessidade, ou seja me obrigou a evoluir também.
Quanto a apresentação do equipamento junto ao cliente, eu perdi um pouco desse compromisso depois que vi a Globo usar Go Pro até em novelas, tanto em externas como em manobras subjetivas como imagens de dentro de geladeiras e coisas assim. Repórteres fazerem matérias através de celulares e ainda fazerem questão de mencionar o fato ( e com orgulho ) Hoje eu passo para o meu cliente que a grande magia do produto final esta na edição e não na captura da imagem, e tem funcionado.
Abçs a todos

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Você tem equipamento de Última Geração?

Mensagem por cartola » 01 Mar 2016, 18:04

A edição ainda é um ponto onde dá pra tentar conquistar, pois mesmo nos editores mais práticos, a edição de vídeo toma um tempo grande e não são todos que estão dispostos a dispender esse tempo. Tenho visto, por exemplo, um colega que é personal trainer e tem editado seus vídeos no próprio iPhone. O resultado final fica muito bom, se considerar que fez tudo no celular, mas perde, claramente, qualidade se comparado com vídeos de DSLR. O ponto positivo pra ele é que cada vez mais as pessoas veem os vídeos só no celular, onde a diferença de qualidade não se nota muito. Continua valendo o que eu disse: ele dispende um tempo considerável aprendendo a fazer e fazendo isso, embora ache prático. Creio que se ele pudesse contratar, contrataria, então não acho que profissionais do mercado, nesse caso, estejam perdendo um serviço, pois se ele não fizesse no celular, simplesmente não o faria.

Pra sobreviver no mercado, continuam valendo coisas antigas que tento ensinar aos poucos aos meus filhos, venham eles a ser empreendedores ou empregados: cultive seus relacionamentos + a propaganda é a alma do negócio. Quando alguém vai contratar, claro que vai dar preferência a um conhecido ou a uma indicação em detrimento de um desconhecido, a não ser que aja uma clara diferença qualitativa e/ou quantitativa ($$).

Abs, Cartola.

Paulo Marques
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Nov 2014, 13:49

Re: Você tem equipamento de Última Geração?

Mensagem por Paulo Marques » 03 Mar 2016, 00:56

Cartola, perfeito o lance do relacionamento. Somente mantenho serviços pela carteira de clientes que se tornaram amigos ao longo desses quase 40 anos. Atenção + qualidade e aí é só se adequar aos valores de mercado.
Abçs.

Responder